instagram como marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

28 de julho de 2022

Uma das principais características do marketing digital é que ele é para todos. Apesar disso, muitas pessoas acreditam que as estratégias de marketing se aplicam apenas a grandes negócios, empresas que conseguem fazer um grande investimento. Mas uma coisa nós já podemos te afirmar: o marketing digital para pequenas empresas é indispesável dentro do modelo de mercado atual.

A verdade é que o marketing digital pode ser aplicado em qualquer negócio. Isso se deve ao fato de que são estratégias que podem ser adaptadas ao tipo de empresa e também a quantidade de recursos que ela disponibiliza. 

Quem está buscando saber mais sobre o que é marketing digital já deve ter percebido que estratégias de marketing digital bem trabalhadas podem fazer com que o sucesso online gere o crescimento da empresa. 

Além disso, em um mundo completamente imerso no digital, é quase uma obrigação que todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, tenham presença online. Mais do que estar online, é preciso saber como administrar esse negócio digital. 

Continue lendo esse texto e saiba quais são as vantagens do marketing digital para pequenas empresas, dicas de como começar e cases de sucesso para se inspirar.

Vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Todo mundo que tem uma empresa possui um objetivo em comum: atrair mais clientes. O marketing digital é o conjunto de estratégias que, bem aplicadas e estruturadas, resultam na atração de pessoas. Essas técnicas trazem, por consequência, o crescimento do negócio.

Estar presente no mundo online é muito mais do que apenas ter um perfil em uma rede social. A presença digital é fundamental para aproximar uma marca de seus clientes. É no mundo online que a relação com os clientes se torna mais direta, saber usar isso ao seu favor pode gerar resultados muito positivos. 

Segmentação do público

Se tem uma coisa que precisamos entender sobre marketing digital é que ele não é apenas sobre atrair pessoas, mas sim sobre atrair as pessoas certas. Mas o que isso quer dizer?

Se um site está conseguindo muitos acessos, não significa que necessariamente este negócio é de sucesso. Afinal, pode ser que apenas uma parcela pequena desses usuários que geram os acessos venham a se tornar clientes da empresa.

Uma das principais vantagens do marketing digital é que todas as campanhas podem, e devem, ser segmentadas. Isso significa que você pode direcionar seus esforços para atrair apenas os usuários que são clientes em potencial. Essa característica é fundamental para pequenos negócios, afinal esse tipo de empresa está lidando com um público um pouco mais limitado.

Presença online da marca

Quando falamos sobre presença online, estamos falando mais sobre a qualidade das interações e da presença que uma marca gera, do que apenas ter um site ou perfil online. Para entender o que é presença online, precisamos nos colocar no lugar de consumidores.

Vamos imaginar que um usuário está buscando um produto para comprar online e encontra o melhor preço em um e-commerce que ele ainda não conhece. Precisamos entender que apenas o preço não é suficiente.  Esta pessoa precisa primeiro saber que loja é esta e se ela é confiável.

É nesse momento que a presença da marca faz toda diferença. As chances desse usuário finalizar a compra serão maiores se o site for intuitivo e responsivo, se todas as informações estiverem claras e forem confiáveis.

Além disso, é muito provável que essa pessoa busque informações sobre a marca em outros canais. É imprescindível que todos os locais em que a marca está sejam alinhados, com informações claras e que passem confiabilidade ao usuário. 

De que forma fazer isso? O marketing digital ajuda neste processo. Fortalecendo uma marca. É fundamental estar online, afinal, se o seu cliente não encontrar informações suficientes sobre você, é provável que ele compre no concorrente.

Marketing digital é mensurável

Se em algum momento existiu a ideia de que não há controle sobre as campanhas de marketing digital, com certeza ficou em um passado bem distante. Podemos medir com números e com todos os detalhes os resultados de uma campanha.

Mensurar os resultados é fundamental, pois ajuda a compreender o que deu certo e o que precisa melhorar. Assim, você não desperdiça o investimento com estratégias que não trazem resultados. Essas métricas te ajudam a saber como anda a “saúde” do seu negócio.

Retenção de clientes

Depois que o usuário finalizou a compra, como fazer ele voltar a comprar de você? O marketing digital ajuda a pensar em estratégias que, alinhadas em todos os canais, ajudam a reter clientes.

Retenção de clientes é a fidelização deles. Isso significa se tornar uma referência do seu segmento para que aquela pessoa siga sendo sua cliente. Além disso, fidelizando clientes e investindo em estratégias de retenção, os usuários tendem a indicar sua marca para novos clientes em potencial. 

Bom custo benefício

Essa é a parte que mais causa preocupação em quem pensa em investir em marketing digital, especialmente em marketing digital para pequenos negócios

Os meios tradicionais de publicidade como rádio, TV, jornal e outdoors são populares até hoje, mas tem um custo alto e nem sempre é possível mensurar os resultados. No marketing digital você não precisa dispor de um super orçamento, é possível promover seu negócio de acordo com as suas necessidades e capacidade de investimento.

A combinação de boas ideias e ferramentas próprias com um valor não tão alto podem gerar ótimos resultados para um negócio. Além disso, é importante salientar que o marketing digital também permite geração de tráfego orgânico, ou seja, de graça. 

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Agora que você já sabe a importância do marketing digital e quais as suas vantagens, é hora de anotar as dicas de onde começar!

1. Redes sociais para pequenos negócios

Sabemos que estar presente nas redes sociais é o básico para qualquer negócio, mas no caso das pequenas empresas, as mídias sociais têm uma relevância maior. Esse espaço é onde uma marca pode construir uma relação mais próxima com seu cliente.

Muitas pequenas empresas, especialmente as de varejo, começam suas vendas direto pelas redes sociais. Isso ocorre pela facilidade do contato com o cliente e pelo baixo custo de investimento.

Apesar de parecer fácil, coisa que “qualquer pessoa faria”, as redes sociais de um negócio merecem a atenção devida. É como se as suas páginas fossem a vitrine da sua loja. Por isso, invista tempo em design e em boas fotos.

Além disso, é preciso ficar atento ao tipo de linguagem que será adotada. É claro que as redes permitem uma linguagem mais informal, mas isso faz sentido para o seu negócio? Esteja de acordo com a linguagem utilizada em todos os seus canais e garanta que tudo está representando os valores da empresa.

Lembre-se que o espaço proporcionado pelas redes sociais é perfeito para construir relações com seus clientes. Então capriche em seus perfis, interaja, tenha um cronograma de publicações definido e esteja de olho nas trends do momento.

2. Aposte no SEO

Search Engine Optimization, o SEO, é a otimização de sites para mecanismos de busca. Isso significa otimizar seu site para que quando os usuários estiverem buscando pelo tipo de produto, serviço ou conteúdo que você oferece, a sua marca apareça no topo dos resultados. 

É importante salientar aqui que investir em SEO não necessariamente necessita de investimento financeiro direto. As técnicas de otimização devem estar presentes nos textos, links e imagens de um site. Isso não exige nenhuma ferramenta além da plataforma onde seu site está hospedado.

É claro que para isso é necessário uma pessoa que entenda o que é SEO e saiba como aplicar as técnicas em seu negócio.

3. Aposte no marketing local

Para pequenos negócios, é mais fácil e vantajoso investir em estratégias que fortaleçam a sua marca na sua região, para depois partir para alçadas maiores. Com o marketing digital você pode se tornar uma referência para os clientes de onde você está vendendo. 

Aqui, o que conta é a criatividade. Muitas marcas utilizam a linguagem do local, como gírias, sotaques e expressões, para se aproximar de seus clientes. As estratégias de marketing local fazem com que as pessoas se identifiquem com a marca. 

Outra boa estratégia para quem tem um ponto de venda, é unir as estratégias do local físico com o digital. Assim, mais uma vez reforçamos a ideia de que todas as estratégias precisam estar alinhadas para obter sucesso.

Outra dica fundamental é criar uma ficha no Google Meu Negócio. Assim, quando buscarem pela sua empresa ou pelo seu serviço, o Google indicará o local físico onde você atende. 

marketing local para pequenas empresas

4. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo foca na produção de materiais ricos para seus clientes e/ou clientes em potencial. Na prática, marketing de conteúdo pode ser um texto para blog, vídeos, um e-book, uma planilha ou qualquer material com um pouco mais de profundidade que vise atrair e reter usuários.

Investir em marketing de conteúdo é importante pois ele visa resultados a longo prazo, gerando maior autoridade e relevância para seu site. Além disso, o marketing de conteúdo também faz parte da estratégia de retenção de clientes, ou seja, fazer com que as pessoas que já compraram de você, sigam comprando.

5. Parcerias com outros negócios

Muitos podem pensar que, por terem um pequeno negócio, não é possível fazer parcerias com outros negócios. A verdade é que essas parcerias podem trazer excelentes resultados. É importante lembrar que não necessariamente você precisará ter um investimento financeiro.

Você pode fazer parcerias com negócios que complementam o produto que você vende. Essas parcerias podem ser uma publicação em rede social, textos em  conjunto para os blogs das empresas ou até uma campanha de cupom de desconto. O objetivo aqui é gerar mais visibilidade, atraindo novos clientes. 

6. E-mail marketing

Essa estratégia de marketing digital é bastante conhecida e, se bem estruturada, gera excelentes resultados. Com o e-mail marketing você trabalha com as pessoas que já conhecem a sua marca, seja porque compraram de você ou por que se inscreveram em alguma campanha e deixaram seu e-mail.

O e-mail marketing pode servir para diversos fins, mas principalmente para lembrar os usuários de que sua empresa está ali, lembrando dele como cliente. O conteúdo dos e-mails varia de acordo com o objetivo, podendo ter mais de uma campanha de e-mail marketing rodando ao mesmo tempo.

Para desejar um feliz aniversário, em datas comemorativas, um cupom de desconto ou até mesmo anunciando as novidades do negócio. Tudo depende do seu objetivo e da lista de e-mails que você possui.

É de extrema importância lembrar que você NUNCA deve comprar listas de e-mail. Essa prática só vai prejudicar a sua marca. Afinal, você vai enviar e-mails para pessoas que não concordaram em recebê-los. Isso causa uma péssima impressão, aumentando as chances do e-mail cair na caixa de spam.

Quer saber mais dicas? Então não deixe de conferir o vídeo do nosso COO, Eduardo Torres, contando diversas estratégias que estão por trás dos negócios de sucesso.

Expandindo seu negócio com a V4 Company

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital para pequenas empresas, percebeu que apesar de fundamental, é uma tarefa que exige tempo e dedicação. 

Assim, para te ajudar com isso, disponibilizamos um material exclusivo para você começar a implementar estratégias de marketing funcionais na sua empresa hoje mesmo. Baixe agora nosso passo a passo de marketing digital para pequenas empresas

Além disso, se você está buscando formas de potencializar o seu marketing, a V4 Company presta serviço de assessoria de marketing para diversos negócios. 

Assim, você vai contar com uma estrutura de marketing completa focada em estratégias que geram resultados, que conta inclusive com um assessor de marketing V4 Company. Ou seja, um profissional formado pelo curso de assessor de marketing


Quer saber mais sobre como a V4 se difere de uma agência de marketing tradicional? Confira abaixo alguns cases de sucesso da V4 e entenda como podemos te ajudar a melhorar os resultados.

certificado gptwverificado reclame aqui