Time de marketig da v4 company,

O que é SEM? Entenda de uma vez por todas esse conceito

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

26 de agosto de 2022

Você sabe o que é SEM? Ou pelo menos já ouviu falar nesse termo? SEM nada mais é do que marketing para mecanismos de busca. Ele é essencial para quem busca tráfego orgânico em blogs e sites ou melhorar seu tráfego pago. E é nesse momento em que estratégias como SEM e SEO fazem toda a diferença. 

O universo das vendas é amplo e tem espaço para todos os tipos de negócios, da mesma forma que existem clientes para todos os produtos. Mesmo assim, ainda é um desafio consolidar uma marca ou produto em meio a tantas opções. 

E justamente por existirem várias opções, que o marketing digital se mostra como um dos melhores caminhos se você busca solidificar a presença do seu negócio no mercado. Por isso, hoje você vai entender um pouco de como entender o conceito de SEM pode te ajudar a vender mais.

O que é SEM?

Desde já, você deve saber que a produção de conteúdo em blogs e sites ajuda no engajamento orgânico de uma marca ou empresa. Mas essas publicações passam por uma espécie de peneira em sites de busca como o Google, e para se destacarem é necessário usar uma série de estratégias. 

Ou seja, o SEM nada mais é do que as estratégias usadas na hora de conseguir o melhor rankeamento na página de buscas, a sigla “SEM” significa “Searching Engine Marketing “, traduzido como Marketing para Mecanismos de Busca.  O principal objetivo das estratégias do SEM é otimizar sites e blogs e colocá-los em destaque nas pesquisas, seja de forma orgânica ou paga.

Isso funciona pois as estratégias utilizadas são feitas de acordo com o funcionamento dos mecanismos de buscas, principalmente, com base no que é priorizado pelos softwares. Existem dois tipos de SEM: o SEO (Searching Engine Optimization) e o uso de links patrocinados. 

Como surgiu o SEM na internet?

Mas afinal, como isso começou a ser relevante na internet? A gente te explica! Na década de 90, a internet como conhecemos ainda não existia, porém, já dava os primeiros passos. Nesse sentido, a Web começou a crescer e os primeiros sites eram criados, depois vieram os chamados “diretórios”. Eram sites feitos somente para encontrar outras páginas, como os sites de busca que conhecemos hoje.

Ainda assim, esses diretórios eram desorganizados e sem nenhuma hierarquia que ajudasse o usuário a encontrar o site desejado com facilidade. A partir daí surgiram os campos de busca, que com o desenvolvimento e surgimento de novos buscadores, foram facilitando esse processo. 

Juntamente com esse desenvolvido, que sites como o Google e Yahoo! adotaram uma mudança que moldou o surgimento dos SEM: o uso da palavra-chave.

Mas e SEO, o que é?

A princípio você deve saber que o SEO, ou Otimização de Mecanismos de Buscas, é uma série de táticas que buscam aumentar o tráfego de visitas em um site ou blog. Esse engajamento deve acontecer de forma orgânica, ou seja, o conteúdo do site precisa ser feito de forma estratégica para subir na página de pesquisa

Nesse sentido, o SEO só faz efeito quando se conhece o funcionamento das plataformas de busca. O processo acontece por meio de um rastreamento, feito pelos robôs da Google, que identificam a página e a colocam no buscador. Esse robô é responsável por revisar e identificar elementos do conteúdo do site, como data de publicação, região, título, descrição, dentre outros.

Caso o marketing digital ainda seja um mistério para você, nós recomendamos um conteúdo especial da V4 Company sobre o que é marketing digital.

Enquanto o SEO funciona de forma orgânica com base na publicação de conteúdo unido a estratégias de marketing, os links patrocinados são um tipo de engajamento pago. Ou seja, funcionam como anúncios que aparecem no topo do resultado de pesquisas, sempre identificados como “Anúncio”, também podem ser feitos nas redes sociais.

Frequentemente, a principal ferramenta usada para esses links patrocinados é o Google Ads. Essa plataforma centraliza as negociações de anúncios, por um limite de tempo. Geralmente esse tipo de SEM é recomendado para quem deseja oferecer uma solução direta ao problema do cliente, já que os anúncios aparecem no topo da página de buscas.

Como utilizar no marketing digital

Primordialmente, o objetivo das técnicas de SEM é atrair pessoas para o seu produto de forma orgânica ou paga. Mas essas pessoas não podem se tornar apenas visitantes de um site, elas devem ser convertidas em possíveis clientes, ou seja, leads. Afinal, tanto o uso de SEO e anúncios pagos, demandam investimento por parte de um negócio.

Então faz sentido que esses esforços retornem de uma forma proveitosa para a empresa. Juntamente com estratégias de landing page ou formulários de identificação na sua página da web, é possível captar novos contatos de quem visita. E a partir daí, conseguir novos possíveis leads e clientes.

Na imagem abaixo você pode ver a diferença dos dois tipos de SEM na prática, ao pesquisar o termo “v4 company” no buscador do Google:

Pesquisa no Google sobre a V4 Company para ilustrar o que é SEM

Aprenda mais sobre Marketing Digital com a V4 Company

Em suma, SEM é um dos principais responsáveis pela solidificação do tráfego de visitantes em sites, ele pode ser feito de forma orgânica, com a produção de conteúdo aliada a estratégias de SEO. Mas também de forma mais direta, com o pagamento de anúncios que levam a página desejada para o topo das buscas.

Como resultado, os novos visitantes se tornam possíveis leads e até clientes. Apesar disso, esses investimentos não são uma garantia direta de resultados imediatos e vendas estratosféricas. Estratégias envolvendo marketing digital precisam de tempo e conhecimento para darem os primeiros resultados, e quem pode te orientar durante esse caminho é a Assessoria de Marketing.

Por isso a V4 Company, é uma empresa que se compromete com a qualidade dos seus colaboradores e das empresas que são nossas parceiras. O compromisso com o sucesso do negócio depende da união dos esforços. Assim como a V4, as Agência de Marketing são organizações especializadas nesse processo, e podem orientar profissionais e empresas que buscam crescimento.


Então, se você quer se aprofundar ainda mais no universo do marketing, a V4 Company disponibiliza um conteúdo sobre Marketing digital para iniciantes e um vídeo com conteúdo exclusivo.

certificado gptwverificado reclame aqui