macbook com imagem da pesquisa do google para representar o que é SEO

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

17 de novembro de 2022

O que é SEO? Entenda tudo sobre Search Engine Optimization

Se você vende um produto ou serviço através da internet e ainda não sabe o que é SEO, provavelmente seu negócio está deixando de ganhar dinheiro. Afinal, o Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que possibilita que seu público encontre você de forma assertiva e sem nenhum tipo de investimento em anúncios

Ou seja, essa é uma estratégia de marketing digital dentro da SEMSearch Engine Marketing – focada em alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

Assim, hoje vamos entender o que é SEO de fato e como é possível usar essa estratégia em diferentes áreas, desde o conhecido SEO para e-commerce, até técnicas de SEO para instagram

Primeiramente, o que é SEO? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Ou seja, é o processo de otimização de um site para melhorar sua posição nos resultados de busca (SERP) de um motor de busca (como o Google). 

print de conteúdo otimizado em SEO na SERP
Exemplo de resultado orgânico na SERP em conteúdo otimizado em SEO

Entretanto, para entender o SEO, primeiro é preciso entender como os motores de busca (como o Google) funcionam. Esses motores usam algoritmos para indexar e ranquear os sites nas SERPs. Mas, para isso, os algoritmos levam em consideração diversos fatores, como o conteúdo do site, a usabilidade, a velocidade, a autoridade e os links para o domínio. 

Assim, para estar alinhado com as exigências dos mecanismos de busca, existem dois tipos principais de estratégias de SEO: o SEO on-page e o SEO off-page.

SEO On page

O SEO on page é o processo de otimização de um site para os algoritmos de um motor de busca dentro da sua página. Ou seja, quando falamos de SEO on page, estamos falando de otimizações nesses elementos. 

Alguns exemplos de técnica de SEO on page são:

  • Conteúdo;
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets.

O Google avalia esses fatores para entender o que as suas páginas estão dizendo e, assim, fazer a indexação correta. Além disso, ajudam o buscador a perceber se você está oferecendo uma boa experiência ao usuário, com informação e organização.

Assim, dentro do On page, existe também o que chamamos de SEO Técnico, ou seja, toda a parte de desempenho, velocidade e performance do seu domínio. Entretanto, falaremos dele separadamente em um próximo tópico.

SEO Off page 

O SEO off page é o processo de construção de links para um site de outros sites. Isso ajuda a melhorar a autoridade do seu site e, consequentemente, o seu ranqueamento nas SERPs.

Portanto, o SEO off page consiste em otimizar a autoridade do site diante dos usuários e de outros sites da web, com foco na aquisição de backlinks

Estes são alguns exemplos de fatores:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

Para o Google, fatores como esses mostram qual é o nível de autoridade de um site na web. Assim, se a página recebe muitos visitantes de buscas diretas pelo nome da marca e ganha vários backlinks e menções de bons sites, mais autoridade ela deve ter no mercado.

SEO Técnico

Como o próprio nome já diz, essa frente do SEO está relacionada aos aspectos técnicos que envolvem a experiência do usuário. Ou seja, velocidade de carregamento, desempenho, performance, responsividade e diversos outros fatores. 

E aqui entra um ponto muito importante que devemos ter muita atenção: SEO está diretamente relacionado com a experiência do usuário. 

Assim, se sua página ou conteúdo está bem otimizada em questão de conteúdos, textos, imagens, mas não entrega para o usuário uma boa navegação, você certamente será penalizado. 

Por isso, esteja atento para alguns fatores, como: 

  • Sitemap;
  • Robots.txt;
  • UX;
  • Velocidade de carregamento;
  • Mobile first index;
  • Responsividade;
  • AMPs.

Além disso, no SEO técnico, uma das principais atitudes que você deve tomar é a realização de auditorias, especialmente no início de um projeto de otimização.

Uma auditoria de SEO identifica problemas de rastreamento, carregamento, usabilidade (principalmente no mobile), entre outros erros que afetam a navegação do usuário e o rankeamento do site. 

Estes são alguns elementos que uma auditoria pode apontar:

  • Links quebrados;
  • Erros de rastreamento;
  • Erros de redirecionamento;
  • Conteúdo duplicado;
  • Páginas bloqueadas (robots.txt, noindex, nofollow);
  • Páginas com carregamento lento.

Para isso, é possível usar diversas ferramentas que facilitam essas auditorias, como veremos mais adiante.

Qual o objetivo de uma boa estratégia de SEO? 

O objetivo do SEO é melhorar os fatores que os algoritmos levam em consideração, a fim de ranquear o site o mais alto possível nas SERPs. Dessa forma, já vimos que Isso pode ser feito de diversas maneiras, como otimizar o conteúdo, aumentar a velocidade do site e obter links de sites de autoridade. 

Lembrando que SEO é importante porque ajuda os motores de busca a entender sobre o que é o seu site e, assim, ranqueá-lo para as palavras-chave relevantes. Quanto mais alto o seu site estiver ranqueado nas SERPs, mais tráfego você receberá. E mais tráfego significa mais leads e vendas. 

Assim, embora o SEO seja importante, não podemos esquecer que os motores de busca são apenas um meio para um fim. Seu objetivo final deve sempre ser atender às necessidades do seu público-alvo e gerar mais vendas e leads para o seu negócio.

Quais ferramentas usar para gerir uma estratégia de SEO?

As ferramentas mais importantes para uma boa estratégia de SEO são o Google Search Console e o Google Analytics. Assim, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda a melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Já o Google Analytics é uma plataforma de análise da web que fornece insights detalhados sobre o tráfego do seu site.

Entretanto, além destas, existem ferramentas como o SEMrush, Ahrefs, Screaming Frog que permitem analisar detalhadamente fatores mais técnicos de SEO e apresentar pequenos relatórios para guiar melhor sua estratégia. 

É possível usar SEO para redes sociais? 

As redes sociais são uma ótima maneira de aumentar o alcance de um site e gerar mais tráfego. No entanto, para que isso seja possível, é preciso saber como usar o SEO nessas plataformas. Assim, o primeiro passo é escolher as palavras-chave certas. 

Isso significa pensar em quais termos as pessoas usariam para encontrar o seu site ou conteúdo nas redes sociais. Depois, é preciso incluir essas palavras nos títulos e descrições das postagens. 

Outra dica importante é usar as hashtags. Afinal, elas são uma ótima maneira de categorizar o conteúdo e torná-lo mais fácil de ser encontrado. No entanto, é importante não exagerar, pois isso pode ser considerado spam. 

Por fim, outra dica é interagir com outros usuários nas redes sociais. Isso pode incluir curtir, comentar e compartilhar publicações relevantes. Assim, além de aumentar o alcance do seu site, você também pode construir uma boa reputação e gerar mais tráfego orgânico.

Lembrando que hoje já é possível contar com estratégias de SEO diferentes para o Youtube, Linkedin, Instagram, Facebook e diversas outras redes. 

Como começar uma boa estratégia de SEO? Confira essas 10 dicas

Quer começar uma boa campanha de SEO? Aqui estão 10 dicas para iniciar sua jornada rumo ao topo dos mecanismos de busca:

1. Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer campanha de marketing, você precisa definir seus objetivos. Isso inclui o que você quer alcançar com seu SEO e quais métricas você usará para medir o sucesso.

2. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Uma das partes mais importantes do SEO é escolher as palavras-chave certas. Afinal, essas palavras são os termos que as pessoas digitam nos motores de busca quando procuram pelo seu produto ou serviço.

Pesquisar palavras-chave pode parecer intimidador, mas existem vários recursos que você pode usar para ajudá-lo, como o Google AdWords Keyword Planner e o Ubersuggest.

3. Crie um mapa do site

Depois de escolher as palavras-chave certas, é hora de começar a otimizar seu site. Isso começa com a criação de um mapa do site, que é um documento que lista todas as suas páginas e links.

O mapa do site ajudará os motores de busca a indexar seu site e também pode ajudar as pessoas a navegar por ele.

4. Escreva conteúdo otimizado

Uma das maneiras mais eficazes de otimizar seu site para os motores de busca é criando conteúdo otimizado. Isso significa escrever artigos e blog posts que incluem as palavras-chave escolhidas, mas sem sacrificar a qualidade do conteúdo.

5. Otimize suas imagens

As imagens também podem ser otimizadas para os motores de busca. Entretanto, para isso, é necessário adicionar descrições às suas imagens e usar as palavras-chave nos nomes dos arquivos.

6. Crie títulos e metadados otimizados

Depois de criar seu conteúdo, é importante otimizar seus títulos e metadados. O título é o texto que aparece no topo de cada página e pode ser o primeiro contato que as pessoas têm com o seu site.

Já os metadados, ou meta tags, são os dados que aparecem abaixo do título em um resultado de busca. Ou seja, eles incluem a descrição do seu site e as palavras-chave que você está otimizando.

Outra parte importante do SEO é a criação de links para o seu site. Afinal, os links são como votos de confiança para os motores de busca. Assim, quanto mais links você tiver para o seu site, mais relevante ele será considerado.

Você pode criar links para o seu site de várias maneiras, incluindo a criação de conteúdo de qualidade, o envio de guest posts para outros blogs e a participação em fóruns e comunidades online.

8. Monitorar seu progresso

É indispensável monitorar seu progresso para garantir que sua campanha de SEO esteja no caminho certo. Isso inclui acompanhar as métricas-chave, como o tráfego do site e as posições de palavras-chave.

Dessa forma, existem vários recursos que você pode usar para monitorar seu progresso, como o Google Analytics e o Moz Pro.

9. Ajustar sua estratégia

À medida que você monitorar seu progresso, você poderá ajustar sua estratégia para garantir que esteja no caminho certo. Isso pode incluir mudar suas palavras-chave, otimizar seu conteúdo ou criar mais links para o seu site.

10. Ter paciência

A última dica é ter paciência. O SEO leva tempo para dar resultados, então não espere que as coisas aconteçam da noite para o dia. Assim, continue trabalhando na sua campanha e você verá os resultados a longo prazo.

Cuidado com o uso de estratégias Black hat SEO

Black hat SEO pode ser definido como a prática de várias estratégias dissimuladas para melhorar a classificação de um site nos mecanismos de pesquisa. Ou seja, más praáticas do SEO para ganhar resultados de forma mais rápida. 

Essas táticas violam diretamente os termos de serviço estabelecidos pelos principais mecanismos de pesquisa e podem resultar no banimento do site das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

Algumas táticas comuns de SEO black hat incluem: 

Preenchimento de palavras-chave

Amontoar palavras-chave excessivas no conteúdo de um site na tentativa de aumentar artificialmente a relevância do site para essas palavras-chave. 

Aumentar artificialmente o número de links que apontam para um site na tentativa de aumentar seu PageRank. 

Cloaking

Essa estratégia foca em mostrar conteúdo diferente para rastreadores de mecanismos de pesquisa do que é mostrado para visitantes humanos, ou seja, na tentativa de enganar esses mecanismos. Assim, fazendo-os pensar que o site é mais relevante do que realmente é. 

Páginas de entrada

Essa é uma técnica voltada para criar páginas especificamente com o objetivo de classificar bem para palavras-chave específicas. Ou seja, sem fornecer qualquer valor real aos visitantes do site. 

Embora as táticas de SEO black hat possam resultar em um aumento de classificação de curto prazo, quase sempre é apenas temporário. A longo prazo, essas táticas quase certamente levarão ao banimento de um site das SERPs. Como tal, geralmente não vale a pena correr o risco de usar táticas de SEO black hat.

Por fim, quais as vantagens de investir em SEO? 

Diferentemente de outras estratégias de Search Engine Marketing, como o investimento em tráfego pago por exemplo, que atrai um resultado mais instantâneo e visual, o SEO é um pouco mais complexo. 

Entretanto, a partir do momento que você entende o que é SEO e das vantagens de investir na estratégia no longo prazo, seu investimento em marketing pode mudar de vez. Mas quais são essas vantagens? Resumidamente, um bom SEO garante: 

  • Diminuição no Custo de Aquisição de Clientes;
  • Ganho de autoridade do seu domínio nos mecanismos de busca;
  • Aumento de tráfego no seu site de forma orgânica;
  • Mais qualidade dos visitantes do seu site, mais alinhados com o que você oferece;
  • Aumento das vendas do seu produto ou serviço.

Agora, para você que já quer aplicar estratégias de SEO no seu negócio, nós criamos um material exclusivo para você começar a criar conteúdo otimizado para os principais mecanismos de busca. Acesse aqui o nosso material completo


Além disso, você pode conhecer outras estratégias de tráfego orgânico para começar a usar no seu negócio agora mesmo. Para isso, basta dar um play no vídeo que o sócio da nossa assessoria de marketing, Gustavo Pontin, preparou exclusivamente para você.

logo v4 company blog