agencia-de-marketing

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

03 de maio de 2022

Agência de marketing: o que é e qual a diferença para uma assessoria?

Se você está buscando entender o que é uma agência de marketing digital – ou uma assessoria de marketing – você provavelmente está procurando formas de impulsionar seu negócio

Assim, primeiramente podemos dizer que você está no caminho certo. Afinal, entender a necessidade de investir em marketing online é um dos primeiros passos para alcançar tal objetivo. 

Entretanto, nesse ponto, é necessário também entender alguns conceitos básicos. Como por exemplo: o que é uma agência de marketing? O que ela pode fazer pelo menu negócio? E qual a diferença entre agência e assessoria? 

Por isso, hoje vamos te explicar tudo sobre o conceito de agência e quais as diferenças dela para uma assessoria. Mas, ainda, porque nós, da V4 Company, nos consolidamos com a maior assessoria de marketing digital do Brasil. 

O que é uma agência de marketing digital?

A agência de marketing é a empresa responsável pela gestão completa do marketing da sua empresa. Ou seja, a contratação da agência é a terceirização completa dos serviços de marketing.

Empresas que contratam este tipo de serviço são aquelas que pretendem tirar das suas mãos a responsabilidade de posicionar o seu negócio digitalmente.

Assim, ela tem o objetivo potencializar o consumo dos produtos ou serviços oferecidos por seu cliente. Para isso, utiliza os mais diversos canais e ferramentas digitais disponíveis, sem que você precise se envolver. 

O que uma agência de marketing digital entrega?

Visando atender às necessidades do mercado, as agências fornecem aos seus clientes todos os serviços relacionados ao marketing digital. Dessa forma, muitas vezes, entregando serviços de marketing offline também.

Dentre os serviços de uma agência de marketing, podemos destacar:

  • Gestão de mídias sociais;
  • Gestão de tráfego;
  • Criação de identidade visual;
  • Criação de sites;
  • Campanhas de e-mail marketing.

Assim, podemos entender que o trabalho da agência está muito mais ligado ao operacional do que ao estratégico. Afinal, isso é quase que inevitável, tendo em vista que o trabalho operacional toma muito tempo hábil da empresa. 

Com isso, agências que fornecem serviços estratégicos e que envolvem a parte de inteligência de marketing geralmente são mais caras. Afinal, precisam de mais pessoas para executar tudo que propõem aos clientes.

Quais as vantagens e desvantagens de uma agência? 

Bom, até agora conseguimos entender brevemente o que é e como funciona uma agência de marketing digital. Mas quais as vantagens e desvantagens que devemos considerar ao pensar nesse tipo de empresa? 

Vantagens da agência de marketing

Com certeza só o fato de contar com algum serviço de marketing digital já é uma vantagem na atualidade. Afinal, cada vez mais é indispensável que um negócio esteja na internet e trabalhe formas de distinguir-se neste meio. 

Entretanto, tratando-se da execução, existem três principais vantagens de contratar uma agência de marketing digital. São elas: 

  • Ideal para micro e pequenas empresas;
  • custo menor pelo serviço;
  • gestão completa da operação de marketing do seu negócio.

Desvantagens da agência de marketing

Agora, devemos pôr um ponto de atenção nas desvantagens desse tipo de empresa, principalmente ao se tratar de agências não tão bem estruturadas. Lembrando que esse é um mercado que está crescendo cada vez mais rápido, dando espaço para empresas que não estão preparadas para ele.

A partir disso, as principais desvantagens que podem aparecer ao contratar o serviço de uma agência são: 

  • Afastamento da empresa com relação ao seu próprio marketing;
  • A sobrecarga que o operacional causa diminuindo a capacidade estratégica do marketing do seu negócio;
  • Baixa agilidade para produção de materiais;
  • Entrega de resultados pouco expressivos;
  • Dificuldade de crescimento do trabalho.

Salientando que isso não quer dizer que toda agência de marketing funcione dessa forma. Entretanto, o modelo de negócio seguido por agências faz com que seja mais propenso a ocorrer problemas nesse sentido. 

Certo… e o que faz uma assessoria de marketing?

Diferente da agência, uma assessoria de marketing está focada na estratégia mais eficiente para o seu negócio. Ou seja, para esse tipo de empresa, o importante é entender a realidade de cada negócio para pensar em ações mais eficientes de marketing digital.

Os principais serviços entregues por uma assessoria de marketing são:

  • gestão de tráfego;
  • gestão estratégica dos canais digitais (site, blog, e-commerce, redes sociais, etc.);
  • planejamento estratégico de marketing;
  • gestão de conversões (vendas);
  • otimização de conversões;
  • inbound marketing;
  • inserção de ferramentas de marketing;
  • treinamento de equipes de marketing interno.

Ou seja, a assessoria de marketing estará de mãos dadas com a sua empresa. Assim, ela fará o que for necessário para otimizar os resultados e aumentar o retorno sobre o investimento em marketing do seu negócio. 

Agora, não se engane em pensar que a assessoria não pensa na operação. Afinal, assim como a agência, uma empresa de assessoria de marketing também colocará a mão na massa. Entretanto, com um viés estratégico guiando todas as ações veiculadas na internet.

O real diferencial da assessoria está na inteligência que gerencia toda a operação. Em vez de se preocupar somente com a quantidade e a estética dos materiais, a assessoria estará preocupada com os resultados que estes gerarão.

Outro ponto é que, ao contratar uma assessoria de marketing, sua empresa não estará terceirizando diretamente a operação. Na prática, você está contratando pessoas para estarem imersas no seu negócio. Com isso, buscando resultados que façam você de fato vender mais. 

Ficou com dúvidas? Confira o conteúdo completo sobre assessoria de marketing

Vantagens e desvantagens de uma assessoria de marketing

Assim como falamos da agência de marketing, a assessoria também possui pontos de destaque, e alguns para você prestar atenção. Dessa forma, trouxemos algumas vantagens e desvantagens para você levar em consideração. São elas: 

Vantagens da assessoria de marketing

Para começar, uma das principais vantagens de uma assessoria de marketing é justamente o pensamento estratégico. Afinal, é dessa forma que essa empresa entenderá o que precisa fazer para capturar mais leads e, por consequência, vender mais. 

Mas além disso, podemos considerar outros pontos, como: 

  • Potencial de escala dos resultados;
  • gestão estratégica da marca na internet;
  • interligação dos canais digitais para o atingimento de metas;
  • imersão no negócio, possibilitando maior conexão entre empresa e assessoria;
  • manutenção da proximidade entre a gestão da empresa e as ações de marketing.

Desvantagens da assessoria de marketing

Agora, ao se tratar das desvantagens, temos dois pontos que são relevantes ressaltar: 

  • Serviço com custo mais alto;
  • necessidade da empresa de assumir algumas responsabilidades dentro da operação.

Esses dois pontos se justificam pelo fato da assessoria ir além da operação, fato que consequentemente demanda mais tempo e empenho da empresa. Ou seja, necessita de um custo mais alto.

E finalmente, ao se tratar de execução, como apontamos anteriormente, a assessoria pode colocar a mão na massa, mas isso não é uma regra. Para empresas que possuem um time de marketing interno, a assessoria busca conduzir e complementar com insights e estratégias que a própria equipe pode e deve executar. 

Agência de marketing ou assessoria, qual devo escolher? 

Agora que você já entendeu o que é e como funciona uma agência de marketing e qual é a diferença para uma assessoria, fica um pouco mais claro sua decisão de escolha. 

Afinal, não há uma resposta certa para essa pergunta, somente uma que responda a partir da sua necessidade. Ou seja, é necessário que você entenda a realidade da sua empresa. Quais são suas dores e acertos ao se tratar de marketing digital. 

Afinal, você já tem uma equipe de marketing digital? Ela é funcional? Como estão seus resultados? E sua estratégia? Você está satisfeito com suas vendas?

Entendo essas perguntas, fica fácil entender se você busca algo mais operacional, ou mais estratégico. Ou ainda, se você quer mudar a forma como seu marketing está operando hoje. 

Assim, você consegue decidir entre um serviço mais simples e executor, como o da agência de marketing digital. Ou então, para um trabalho mais complexo, que pensa desde a estratégia até a venda de fato do seu produto ou serviço, como a assessoria. 

Como a V4 Company atua no mercado de marketing digital? 

Finalmente, ao falarmos da V4 Company precisamos destacar que não estamos falando de uma agência de marketing digital. Afinal, estamos falando da maior assessoria de marketing do Brasil, com mais de 5 mil projetos executados e que geraram mais de R$2 bilhões em faturamento para os clientes

Mas como isso foi possível? Através de um método criado pelo próprio CEO da V4 Company, Dener Lippert, chamado de Método V4.

E qual é o diferencial dele? Bom, para começar, o Método V4 trabalha com 4 pilares diferentes do marketing digital: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Cada um deles corresponde a diferentes etapas dentro da mesma estratégia, garantindo que o seu negócio esteja preparado para gerar resultados. 

Quer entender melhor como funciona essa estratégia? Acesse nossa página exclusiva para explicar como funciona o Método V4. E assim, compreenda os pilares que fizeram da V4 Company não uma agência de marketing, mas sim a maior assessoria de marketing do país.   

Quero acessar o Guia do Método V4!

logo v4 company blog