Profissional de marketing da V4 Company durante treinamento

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

12 de dezembro de 2022

Profissional de Marketing: você está acompanhando o mercado?

Diversas profissões estão passando por mudanças, e é cada vez mais comum falarmos sobre a recolocação profissional. No mercado do marketing e das vendas da internet, não é diferente, mas existem novas formas para o profissional do marketing abrir espaço no meio de tudo isso.

Uma coisa é certa, sempre vai ter espaço para profissionais acima da média no mercado. Chegar no topo só depende de determinação e boas escolhas profissionais, por exemplo, manter-se antenado a tudo que funciona ou não dentro do marketing.

Como sobreviver e se manter relevante em meio à concorrência? Pode parecer um desafio imenso, mas a verdade é que é mais fácil do que você imagina. Todas essas mudanças encerram tudo aquilo que não funciona mais, e é nesse momento que quem é visionário consegue se destacar.

Se você quer se preparar para todas essas mudanças, acompanhe neste artigo tudo sobre o mercado de marketing, como a busca por profissionais generalistas e como se destacar entre tantos outros. 

Além disso, ao final desse conteúdo, a V4 Company separou um conteúdo totalmente gratuito que pode te ajudar muito nessa jornada. Fique ligado!

O que é marketing digital? 

Para conhecer melhor o Marketing Digital, precisamos voltar alguns anos no tempo, até a sua criação. Em 1962, Philip Kotler foi o primeiro a dar aulas sobre marketing nos EUA, segundo ele, o marketing é uma parte essencial da economia. Claro que, as noções de marketing ensinadas há mais de 50 anos, não são as mesmas. 

Assim, com o surgimento do digital e principalmente da internet, o marketing digital surgiu com força e revolucionou o processo de vendas e tudo que já se sabia sobre marketing. Dessa forma, foi necessário mover as estratégias de vendas para um novo lugar: a internet.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de facilitar o processo de vendas pela internet. Assim, entre as principais técnicas para um plano efetivo estão a SEM, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Atualmente, quem já trabalha com marketing digital, conhece a fundo os principais conceitos chaves da profissão, como persona, lead, funil de vendas, CRM, Landing Page, CMS, CTA Cada um desses aspectos, quando bem elaborados e organizados pelo profissional de marketing, são essenciais para uma boa estratégia de vendas.

Se você está buscando entender melhor esse mercado, confira nosso conteúdo completo sobre o que é marketing digital.

Mercado do marketing na atualidade

Mesmo com a internet presente no mundo há mais de 20 anos, a forma como ela é usada foi mudando muito ao longo desse tempo. Ou seja, a velocidade de navegação aumentou, os sites foram se fortalecendo junto com a capacidade da internet de comportar mais sites e blogs.

Dessa forma, conforme o tempo foi passando, a internet ficou cada vez mais tumultuada e cheia de conteúdos de todo tipo, como entretenimento, comunicação, vendas e por aí vaí. Essa superlotação de estímulos e conteúdos foi modificando o comportamento dos usuários, mas a principal mudança veio mesmo com o surgimento das redes sociais.

Elas ocupam um espaço cada vez maior no dia dos seus usuários e se tornaram um grande mercado de oportunidade para empresas que desejam aumentar a sua cobertura e atrair novos clientes. Por consequência disso, as redes sociais também se tornaram um novo canal para o marketing.

Afinal, por que entender esse fenômeno é relevante para o marketing digital? Primeiramente, as redes sociais são um dos atributos que mais tomam tempo das pessoas atualmente. 

Existem diversos nichos dentro do marketing digital, que podem ser usados nas redes sociais, mas principalmente, que representam as diversas funções do profissional de marketing, como:

  • Copywriters, 
  • Designers, 
  • Gestores de Tráfego, 
  • Analista de SEO, 
  • Redator
  • Social Media, 
  • Profissional UX
  • Desenvolvedor Web

A lista é longa, ou seja, existem muitas possibilidades para desenvolver um caminho profissional. Porém, essa diversidade grande de profissionais necessários para um equipe de marketing encontram uma barreira na forma como o mercado do marketing está evoluindo nos últimos anos. 

Profissional Especialista vs. Generalista

Até aqui você já entendeu que o mercado está mudando, seja por questões tecnológicas ou econômicas, e muitas vezes isso significa uma saturação de profissionais. No marketing digital não deixa de ser diferente. 

O especialista é aquele profissional que todos já conhecem, é o analista de SEO, o copywriter, e por aí vai. Ele se aperfeiçoa para executar de forma excelente em uma área só. 

Na prática, esse profissional consegue fazer a diferença em um time de marketing bem equilibrado, porém, as tendências mostram que não tem mais tanto espaço para especialistas no marketing. 

Existem maneiras de somar todos esses conhecimentos em um único profissional. De uma forma em que ele seja capaz de comandar diversas frentes e tendo o conhecimento necessário para isso. 

Enquanto o profissional generalista tem uma sobrevivência muito maior nas mudanças constantes do mercado. Esse profissional estudou e se qualificou a fundo, para entender o marketing digital como um todo, em todos os seus fundamentos. 

Quer dizer que o generalista supera o especialista?

O generalista é aquele que se recusa a ficar parado no tempo, focado em apenas um setor. 

Vamos fazer um exercício de imaginação. Pense que você é o CEO de uma grande empresa de vendas que está entrando no mercado do e-commerce, das vendas pela internet, e precisa investir em marketing digital de qualidade. 

Nesse cenário a gente sabe que tem muitos interesses envolvidos, tanto da parte do CEO quanto do profissional de marketing.

Por isso, na hora de fechar o contrato, o CEO sempre vai buscar investir o seu dinheiro no melhor negócio e quando falamos de profissionais de marketing, o escolhido é o profissional generalista. 

Ou seja, aquele que consegue oferecer mais valor e competência para uma campanha custando menos, quando comparado ao especialista que supre apenas uma necessidade.

Mas que profissional seria esse? O Cientista do Marketing. Um profissional multidisciplinar de referência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

Cientista de marketing: um novo olhar para a profissão

No meio de tantas incertezas, surge um novo caminho para quem deseja prosperar e não tem medo de mudança. O Cientista do Marketing representa uma revolução para o mercado de trabalho, pois ele está preparado para atuar em qualquer frente que seja necessária. Sem fugir do trabalho estratégico do marketing tradicional.

Para você entender melhor a importância desse profissional, a V4 Company vai te explicar um pouco mais sobre essa formação. Entretanto, antes é preciso entender que para ser um cientista do marketing acima da média é preciso ter comprometimento, foco e muito estudo.

Ou seja, para ser um profissional completo do marketing, você precisa dominar todos os conhecimentos exigidos na área:

Fundamentos de marketing

Os fundamentos básicos são a base para acompanhar e tirar o melhor dessas ferramentas.  

Gestão de negócios

Entender sobre produto, margem de lucro, fluxo de caixa, valor do cliente ao longo do tempo e outros conceitos fundamentais.

Técnica de vendas

Você também vai precisar saber vender o seu serviço, isso é essencial pois colabora não somente para você e fechar novos negócios, mas também vai te ajudar a fornecer para seu cliente uma visão ampla sobre vendas.

Atendimento

O relacionamento com o cliente é parte fundamental da prestação de qualquer serviço. Neste ponto, você precisa entender exatamente como lidar com a pressa, expectativa e possíveis frustrações do cliente conquistado.

Do planejamento ao gerenciamento 

O sucesso e o fracasso de um projeto está diretamente ligado à maneira como ele foi planejado.

Neurociência aplicada ao marketing e vendas

O poder da persuasão não deve ser subestimado por quem quer vender mais. Por isso, entender os conceitos de neurociência e neuromarketing são conhecimentos que um profissional completo deve ter.  

Business Intelligence e Método científico aplicado ao marketing

Inteligência de negócios refere-se a um conjunto de processos que oferecem suporte a gestão desses negócios. Dentre os principais estão a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações.

Tráfego, engajamento, conversão e retenção 

Atrair, engajar, converter e reter clientes são objetos essenciais de estudo para que um processo de vendas através da internet funcione. 

Pode parecer muita coisa para um profissional apenas, mas o esforço compensa, pois o faturamento inicial desse profissional pode começar a partir de R$ 6 mil. É um bom retorno, né? Isso que estamos falando de um cientista que está começando a entender os primeiros clientes. Quanto mais você crescer dentro da profissão e conquistar respeito entre os seus clientes, esse valor pode aumentar significativamente.

Quem é esse profissional?

Geralmente quem escolhe essa profissão são aquelas pessoas sem medo de desafios, criativas, com espírito de liderança e capazes de inovar em momentos de crise. Um perfil analítico e focado, o profissional do marketing é capaz de agir no momento certo, além de acompanhar métricas e resultados no dia a dia da profissão.

Mas a principal característica cultural desse profissional é que ele entende as necessidades do mercado. Afinal, para lidar com uma área que está em constante evolução, é preciso ser um profissional capaz de se adaptar a situações.

Entretanto, pode parecer difícil conseguir uma recolocação profissional, tendo em vista a quantidade de profissionais disponíveis no mercado. Dessa forma, investir em uma qualificação de qualidade pode te colocar na frente de muita gente. Por isso, empresas como a como a nossa Assessoria de Marketing, oferecem profissionalizações tanto internas quanto externas para a área.

Uma forma de fazer isso é criando a sua própria agência de marketing, ou seja, montando um time de profissionais que assim como você, estão comprometidos com um bom desempenho profissional. Dessa forma é possível oferecer serviços terceirizados para empresas e clientes.

Agora, se você se considera um lobo solitário, seguir o caminho freelancer pode ser um pouco mais trabalhoso, porém, pode ser o início de uma jornada de maior aperfeiçoamento profissional.

Cientista do Marketing: a profissão do futuro

Bom, agora você já percebeu que trabalhar com marketing digital não precisa ser mais difícil do que o necessário. Afinal, o simples fato de estar aberto às mudanças do mercado pode ser um diferencial para alavancar sua carreira.

Para o Pedro Luca, Copywriter, o cientista do marketing traz uma nova visão corporativa. Assim, ele destaca que os fundamentos base do marketing são um norte para o profissional que quer se adaptar às mudanças do mercado.

Antes de conhecer a V4 Company e a formação de Cientista do Marketing, Pedro atuava como copywriter freelancer. Assista ao depoimento e entenda porque essa formação pode ser a solução que você estava buscando:

Dessa maneira, se você deseja aprender mais sobre marketing digital e se tornar um cientista, como Pedro Luca, adquira o curso do cientista do marketing. Desenvolva habilidades e conhecimentos em várias áreas do marketing digital, além de aprender sobre os pilares do método V4: Tráfego, engajamento, conversão e retenção.

logo v4 company blog