Programa Falcon da V4 Company para executivos de vendas de alta performance

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

18 de janeiro de 2023

Programa Falcon: torne-se um executivo de vendas de alta performance

Trabalhar com vendas não é fácil, nem sempre é somente sobre vender para o maior número de clientes. Se você já trabalha com vendas sabe que existe muito mais do que ser um bom vendedor, como a função do executivo de vendas.

Ser um vendedor de alta performance abre caminhos seja na jornada profissional de cada um, como também dentro de uma empresa. Afinal, com as ferramentas e habilidades certas é possível ser um profissional que eleva o nível do relacionamento com clientes.

Neste artigo você vai descobrir tudo sobre o que faz um executivo de vendas, como funciona o mercado de trabalho e principalmente: como se tornar um profissional de alta performance.

O que faz um executivo de vendas?

Mas afinal, quem é o executivo de vendas? Ele ocupa um lugar estratégico dentro de uma empresa, identificando e atraindo novos clientes. Além disso, um executivo de vendas também é encarregado de analisar a concorrência, tendências e condições do mercado para aceitação de produtos e/ou serviços. 

Um bom executivo de vendas também planeja estratégias e realiza o mapeamento de oportunidades para alcance das metas e objetivos de um negócio. Diante disso, ele sabe como utilizar da melhor forma todos os recursos da empresa. As habilidades de um executivo não se resumem apenas em vender um produto, mas em conduzir um bom negócio.

Para você visualizar melhor quais são as principais funções de um executivo de vendas, confira essa lista:

  • Pesquisa e estudo do mercado
  • Prospecção de clientes
  • Fazer o primeiro contato com eles
  • Qualificar leads
  • Follow-up
  • Apresentação de produtos e serviços
  • Envio de orçamentos e propostas
  • Negociação
  • Fechamento de vendas
  • Pós-vendas
  • Ações de fidelização
  • Networking comercial
  • Participação em feiras e eventos

Etapas do processo de vendas

Se você já trabalha com vendas, deve ter percebido que várias destas funções fazem parte das 8 etapas do processo de vendas. Compreender cada uma dessas fases e ser capaz de executá-las com excelência, faz parte do trabalho do executivo de vendas. Essas etapas se dividem em:

Inteligiencia Comercial: Essa é a primeira fase de um processo de vendas bem elaborado, focando primeiramente em planejar e preparar qualquer ação que será tomada no restante das outras etapas.

Prospecção: a segunda fase é responsável por definir o perfil do cliente, ou seja, os prospects. 

Oferta: é a etapa em que os benefícios dos seus produtos e serviços são colocados em evidência para os clientes. A intenção é mostrar valor.

Qualificação: é onde se verifica se o possível cliente, também chamado de lead, realmente se enquadra no perfil ideal e se vale a pena prosseguir o processo de vendas.

Follow-up: é o contato que se faz com o cliente após a apresentação da primeira proposta de venda, como e-mail, telefone, visitas, envio de brindes, etc. O objetivo dessa etapa é tentar convencer o cliente a avançar no funil de vendas.

Negociação: quando há êxito no Follow-up, passa-se para a etapa de Negociação. Aqui serão definidas as condições de compra, como preços, prazos, etc. Em transações B2B, cabe ao executivo de vendas ser o intermediário entre a empresa que ele representa e o cliente.

Conversão: é a assinatura do contrato. É quando ambas as partes estão de acordo com as condições de compras estabelecidas e decidem fechar o negócio. Quando a compra é efetuada.

Pós-vendas: Nessa etapa, o objetivo é manter um bom relacionamento com o cliente. Na última fase, o executivo de vendas também começa a planejar a próxima compra para o cliente, de acordo com as novas necessidades.

Vantagens

Ser um bom executivo de vendas e não apenas um vendedor pode abrir inúmeras portas na sua jornada profissional. Afinal, as instabilidades do mercado exigem um preparo e investimento maior das grandes empresas diante das mudanças econômicas. Ou seja, é nesse espaço que o executivo de vendas pode fazer a diferença.

Além disso, ele não se responsabiliza somente pela venda em si, mas é capaz de analisar e elaborar estratégias que funcionam de acordo com o segmento da empresa. 

Diante desse profissional super qualificado, as empresas têm a oportunidade de conquistar metas e um lugar consolidado em meio a concorrência. O executivo de vendas eleva o patamar do setor de vendas, pensando na marca do negócio, nas necessidades e na satisfação do cliente.

Perfil do profissional: quem é o executivo de vendas?

Se você tem interesse em alcançar um novo nível no mercado das vendas, saiba que neste artigo, a V4 Company separou as principais informações. Afinal, agora que você já sabe o que faz um executivo de vendas, também é importante saber as principais características de quem escolhe essa profissão.

Ser um executivo de vendas exige diferentes competências e que muitas vezes vão além da experiência com o processo da venda. Assim, destacamos as principais para você entender melhor:

Facilidade de comunicação

Esse profissional precisa saber também como se comunicar interpessoalmente. O processo de venda precisa de contato constante entre o vendedor e o cliente, e a melhor forma de desenvolver isso é pelo diálogo. É a partir disso que você conquista a atenção e confiança do cliente.

Iniciativa

Um executivo de vendas deve ser pró-ativo e se antecipar às necessidades do cliente. Além disso, tomar a frente na criação de estratégias e novos métodos de venda é essencial para que a empresa alcance metas. 

Pensamento estratégico

Para desempenhar seu papel de maneira eficiente, o executivo de vendas precisa participar das decisões estratégicas da empresa. Além de ter domínio sobre as técnicas de conquista e fidelização dos clientes.

Saber gerenciar seu tempo

Conhecer técnicas de administração do tempo é fundamental para garantir o melhor uso das suas habilidades. E claro, saber como equilibrar a vida profissional e as demandas da vida privada.

Ser resiliente

Não se abater diante das adversidades e persistir é fundamental para um executivo de vendas.

Por isso, ter um profissional capacitado na equipe comercial pode fazer muita diferença nos resultados de uma empresa.

Mercado

Trabalhar com vendas pode ser prático, afinal, sempre vai existir alguém interessado em um produto que precisa ser vendido. Mas como você já viu até aqui, o mercado das vendas exige profissionais capazes de resolver qualquer problema. 

A média salarial de um executivo de vendas no início da carreira varia de região para região, mas a estimativa é de R$ 2.523,84. O ramo atacadista é o setor que tem a maior média salarial no país. 

Entretanto, na prática esses ganhos podem ser até 5x maiores. Como é o caso de alguns executivos de venda que passaram pela V4 Company, que conquistaram o sucesso na profissão e atualmente chegam a ganhar de 5k a 9k mensais. Além disso, vale lembrar que esse salto no salário não acontece da noite para o dia, é necessário dedicação.

Ou seja, ocê pode trabalhar em empresas diretamente no ramo de vendas, ou oferecendo mentoria e orientação para vendedores que desejam subir o nível de conhecimento.

Como se tornar um executivo de vendas de sucesso?

Não existe fórmula mágica para virar o melhor entre os concorrentes, mas tem algumas dicas que podem te colocar no caminho certo para isso. Nós da V4 Company separamos algumas dicas para você se destacar nas vendas, veja quais são:

  1. Invista no Networking

Networking nada mais é do que cultivar conexões e relações que podem oferecer uma boa troca de interesses. Ou seja, na prática você pode fazer isso participando de eventos e reuniões, para promover a sua reputação e o seu trabalho como vendedor.

  1. Escolha bons mentores

Ter figuras que possam te ensinar e inspirar é fundamental no desenvolvimento das suas habilidades profissionais. Dessa forma, um bom mentor é capaz de estimular o time para alcançar seus objetivos. 

  1. Marca Pessoal

Ser especialista no seu trabalho pode atrair mais clientes, a tendência é que as pessoas respeitem a opinião de quem se destaca em uma área. Ou seja, é a sua oportunidade de criar uma marca pessoal e usar isso a favor da sua reputação. Seja dentro ou fora da sua empresa!

  1. Aprenda com seus erros

Ninguém nasce sabendo e a gente só aprende colocando a mão na massa. Por isso não deixe que os erros travem a sua jornada, eles fazem parte do seu processo de aperfeiçoamento. Também é válido observar e questionar as suas atitudes e dos seus colegas para não repetir os mesmos erros.

  1. Não pare de buscar conhecimento

Mesmo estando no topo da sua área, sempre existe algo novo para aprender. Assim, é importante que você seja humilde e tenha consciência que você não sabe tudo e se permita sempre a aprender, seja uma nova estratégia ou novo conceito.

Por último e não menos importante, se você está iniciando a sua carreira no setor de vendas e quer construir uma jornada lucrativa, invista no Programa Falcon!

Torne-se um executivo de vendas de alto nível

O Programa Falcon foi pensado com base no jeito V4 de vender. São mais de 10 anos de história na Assessoria de marketing, que são oferecidos para o seu desenvolvimento profissional.

O jeito V4 de vender foi além de ser o sistema responsável por gerar mais de 200 milhões de reais por ano, mas o que todo o nosso time de vendas adotou para construir a maior assessoria de marketing do Brasil.

Esse treinamento é indicado para quem está iniciando a carreira e busca um retorno lucrativo e reconhecimento no mercado de trabalho. Mas se você já tem experiência com vendas e Marketing Digital e quer expandir seus conhecimentos, o programa Falcon também é para você. 

O Falcon é um treinamento de 4 semanas em que a V4 Company utiliza o sistema de inside sales para formar novos executivos de vendas. Além disso, a sua jornada pelo programa é dividida em quatro partes:

  1. Organização: Nesta etapa, o LDR organiza as listas de leads coletados e verifica se as informações disponíveis estão corretas.
  1. Qualificação: Na segunda etapa, qualificamos os leads através de estratégias como Cold Mail, Cold Call e networking.
  1. Fechamento: Já na terceira etapa, estudamos o lead e verificamos se há ou não a possibilidade de negócio e realizar o primeiro contato.
  1. Cadência: Na quarta e última etapa, guiamos esses leads até o fechamento de negócio e a venda!

Ainda têm dúvidas sobre o Falcon para tornar-se um executivo de vendas?

Se ainda restam dúvidas sobre as vantagens do Treinamento Falcon, entenda como funcionam cada um dos módulos do programa. Assim, no primeiro módulo, você vai conhecer de forma simulada e prática o dia a dia de um time de vendas. Além disso, você vai entender a dinâmica do treinamento e ter encontros com seus guias e professores.

Já no módulo 2, você vai entender que as vendas escaláveis são aquelas que têm o nicho de mercado bem definido e o perfil ideal de cliente mapeado. Além disso, você também vai aprender a realizar tudo isso na prática através das nossas aulas, ferramentas e mentorias.

O módulo 3 do treinamento vai te ensinar o que é um Sales Development Representative (SDR) e como preparar os leads recebidos para passá-los aos responsáveis por realizar o fechamento de negócio.

No último módulo, você vai aprender o que é um Closer, o profissional responsável pelo detalhamento da oferta, do serviço ou produto, aos leads qualificados. Além disso, vai conhecer os roteiros de venda simples e complexos, e a metodologia SPIN para converter leads em clientes.

Ou seja, com 30 dias de treinamento, você será capaz de negociar e fechar vendas simples e complexas. Sendo o responsável por trazer contratos com grandes empresas do mercado! 

Seja um profissional com excelência V4 Company

A V4 Company sabe que no cenário atual, só sobrevivem aqueles que não têm medo do crescimento. Assim, se você chegou até aqui, você já está no caminho certo para continuar expandindo o seu sucesso profissional.

Neste artigo, você acompanhou as principais informações sobre o executivo de vendas, desde como funciona até como se tornar um. Ou seja, agora é o momento de colocar em prática tudo isso que você aprendeu.

Assim, para te ajudar ainda mais nessa jornada, a V4 Company oferece para você um treinamento exclusivo do Programa Falcon. 

Faça parte do Treinamento Falcon e desbloqueie o sucesso profissional na sua carreira!

Quer saber mais sobre o Falcon? Então confira o vídeo do Equity Partner da V4 Company, Elias Brum, sobre a formação que mudou por completo sua carreira como vendedor.

logo v4 company blog