SEO e SEM V4 Company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

06 de outubro de 2022

SEO e SEM: afinal, qual a diferença entre os dois?

A internet ampliou o mercado das vendas, seja para empresas físicas ou e-commerce, seguindo esse novo rumo, é hora de investir em novas táticas para atrair o público. Por isso, o marketing digital dispõe de várias estratégias para turbinar a divulgação de um negócio e chegar até novos clientes, as duas principais são SEO e SEM. 

Cada uma dessas estratégias consegue aumentar de formas diferentes o fluxo de clientes no seu negócio. Neste artigo você vai entender como cada uma funciona, quais as vantagens e desvantagens e qual é a diferença SEO e SEM.

SEO

Primeiramente, você deve saber que SEO nada mais é do que a otimização de um conteúdo de blog ou site para os mecanismos de buscas. Ele é composto por uma série de estratégias que buscam aumentar o tráfego de visitas em um site. O engajamento obtido com essas estratégias é de forma orgânica, ou seja, o conteúdo do site precisa ser pensado para subir na página de pesquisa. 

O SEO só faz efeito quando se conhece o funcionamento das plataformas de busca. O processo acontece por meio de um rastreamento, feito pelos robôs da Google, que identificam a página e a colocam no buscador. Esse robô é responsável por revisar e identificar elementos do conteúdo do site, como data de publicação, região, título, descrição, dentre outros.

SEM

Mas afinal, o que é SEM? São as estratégias usadas na hora de conseguir o melhor rankeamento na página de buscas, a sigla “SEM” significa “Marketing para Mecanismos de Busca”. O principal objetivo das estratégias do SEM é otimizar sites e blogs e colocá-los em destaque nas pesquisas.

As estratégias utilizadas são feitas de acordo com o funcionamento dos mecanismos de buscas, principalmente, com base no que é priorizado pelos softwares. Existem dois tipos de SEM: o SEO (Searching Engine Optimization) e o uso de links patrocinados. 

Quais as principais diferenças entre SEO e SEM?

Apesar das duas estratégias terem um objetivo similar, que é atrair tráfego usando o rankeamento das plataformas de pesquisa, existem diferenças importantes em cada uma. Compreender de que forma cada uma dessas táticas funcionam, é fundamental na hora de  escolher a melhor estratégia para o seu negócio.

Enquanto o SEO se preocupa em gerar um Tráfego orgânico, com base em estratégias de conteúdo, o SEM segue a linha oposta, fazendo o uso de anúncios pagos. Ou seja, o SEM busca atrair clientes com investimentos em anúncios em plataformas online e redes sociais como Facebook, Youtube, Google e Instagram. 

Esses anúncios podem ser feitos em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads, que ajudam a monitorar o desempenho das campanhas.

Já o SEO baseia a estratégia no uso de palavras-chave e de um conteúdo de qualidade que se adapta aos buscadores de sites de pesquisa. Além disso, ele busca otimizar sites, conteúdos e demais atributos de uma página, como imagens e vídeos.

Buscadores como o Google utilizam um software que identifica e revisa os elementos do conteúdo do site, como data de publicação, região, título, descrição, dentre outros.

Qual é o melhor?

Nesse caso, não existe melhor ou pior, mas sim qual estratégia vai ser a mais indicada para o seu negócio naquele momento. Por isso, é importante estar por dentro do que é marketing digital, e como você pode usar essas técnicas para alavancar o tráfego. Afinal, existem alguns pontos que você deve levar em conta na hora de escolher entre SEO e SEM:

1. Qual o objetivo você quer atingir?

Se a intenção é conseguir uma movimentação rápida de novos clientes e visitantes para o seu negócio, o SEM é a escolha certa. Com um investimento direto, você consegue atrair rapidamente novos clientes. Agora, se você busca um crescimento progressivo e com foco no longo prazo, o SEO é a melhor escolha.

2. Desempenho atual

Caso a sua empresa já tenha uma visibilidade consolidada de forma orgânica, o SEM pode ser uma forma de turbinar ainda mais o alcance que já existe.

3. Margem de gastos

É importante levar em consideração o capital disponível para investimentos diretos em SEM, por exemplo. Afinal, nem sempre o gasto com anúncios vai se converter em um número alto de acessos e compras. Assim, o SEO é uma ferramenta segura, para garantir o crescimento do seu negócio sem extrapolar a receita prevista. Uma dica é usar a PPC Keyword, a ferramenta estima o CPC (custo por clique).

4. Qual o lifetime value do seu cliente? 

Analisar esse aspecto pode te mostrar qual estratégia é melhor, se lifetime for alto o CPC vai ser alto e usar o SEM é vantajoso. Caso contrário, com um lifetime value baixo o melhor é usar o SEO.

Além de usar apenas uma ou outra, um bom time de marketing consegue combinar as duas estratégias da melhor forma para alavancar as suas vendas. Como você já viu até agora, ambas possuem o mesmo objetivo, mas os caminhos até ele são diferentes. 

Vantagens de SEO e SEM para o Marketing Digital

Combinar SEO e SEM não é tão difícil quanto parece. Nesse sentido, uma forma de começar a mixar as estratégias é usando todas as informações sobre a taxa de conversão, desempenho da palavra-chave e outros dados importantes. Outra forma de melhorar o desempenho dos conteúdos de SEO é usando campanhas pagas de forma conjunta.

Além disso, essas ferramentas combinadas podem consolidar ainda mais a imagem do seu produto ou serviço, seja com o empenho de uma assessoria de marketing ou do seu time interno. Conquistar espaço em um mercado competitivo não é fácil, requer muita dedicação e esforço contínuo, afinal, Roma não foi construída em um dia.

Tráfego orgânico é o caminho para o sucesso

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora que você já entende a diferença entre SEO e SEM, fica mais fácil pensar nas estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa a longo prazo. Investir em tráfego orgânico é pensar estrategicamente no futuro e na longevidade da sua marca. 

A V4 Company reconhece de longe um profissional dedicado em fazer as melhores escolhas para um negócio prosperar, por isso disponibilizamos um Material de tráfego orgânico se você deseja se aprofundar ainda mais nesse tema.
Além disso, Gustavo Potin, da V4 Company fala tudo que você precisa saber sobre tráfego orgânico neste vídeo:

logo v4 company blog