empresa de marketing digital

Yarley Soares

Yarley Soares

08 de junho de 2021

7 Mitos que te Contaram Sobre Empresas de Marketing Digital

A democratização do marketing digital foi um avanço muito grande, principalmente para os pequenos negócios que entraram no mercado digital. Entretanto, vários mitos surgiram e os principais envolvidos são as empresas de marketing digital.

Provavelmente, em uma conversa informal com amigos ou colegas, você já ouviu uma série de teorias sobre marketing e as empresas que prestam este serviço.

Entretanto, muitas dessas teorias não são verdadeiras, tendo em vista que não possuem um embasamento concreto, apenas ideias e achismos das pessoas que, quando passados adiante, ganham força e se tornam teorias.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais mitos que você já ouviu, ou vai ouvir, sobre as empresas de marketing digital

Trabalham prioritariamente com redes sociais

Esta é uma meia-verdade extremamente comum, principalmente pelo fato de as pessoas fazerem a associação automática entre marketing digital e redes sociais.

É fato que a grande maioria das empresas de marketing digital trabalham diretamente com redes sociais, entretanto, não são todas e, em grande parte delas, esta não é a sua atividade principal.

O foco nas redes sociais está, geralmente, dentro de agências e produtoras de conteúdo, que são completamente voltadas para estas mídias e criam conteúdos exclusivos para os seus clientes.

Todavia, existem outros modelos de negócio que não estão direcionados à produção de conteúdo, mas sim, à entrega de resultados financeiros para o cliente. Este é o caso de assessorias e consultorias de marketing.

No caso das assessorias, a empresa especialista será responsável pela estratégia de marketing da sua empresa e por parte da execução. Já a consultoria realiza apenas a parte de direcionamento das ações.

Em ambos os casos, o foco da empresa é em resultados, que podem vir através das redes sociais ou não. O que influencia nisso é a própria empresa, seu nicho e o seu público.

São mais baratas

O primeiro ponto a ser analisado nessa afirmação é o parâmetro de comparação. As empresas de marketing digital são mais baratas quando comparadas a qual negócio?

O mais comum é a comparação com mídias tradicionais como rádio e televisão. A realidade é que nem sempre o trabalho com o digital será mais barato. Entretanto o que é mais importante: o quanto você paga ou o quanto lucra?

A mentalidade de querer pagar menos nem sempre se aplica ao marketing. Se você investe R$ 5.000,00 e obtém um retorno de R$ 20.000,00, por que não investir mais e buscar ainda mais retorno?

Atualmente, está se popularizando a cobrança baseada no sucesso do cliente. Este modelo de negócio é o mais interessante tanto para o cliente quanto para a empresa de marketing digital. Isso porque ambas estarão interessadas no sucesso do trabalho para aumentarem as suas receitas.

Não existe relação de trabalho melhor do que quando ambos os lados estão ganhando, não é mesmo? Portanto, não se prenda à premissa de o mercado digital ser barato.

Em alguns casos ele não será o mais barato, o mais importante é que, com o aumento no investimento, as suas receitas e a lucratividade da sua empresa aumente.

Com uma boa empresa de marketing, não preciso investir muito em mídia

Este é um mito que pode colocar todo o trabalho de marketing em risco. Muitas empresas utilizam todos os seus recursos para pagar uma empresa de marketing digital mais cara e acabam ficando sem investimento em mídia.

Acontece que, apesar de ser um serviço de extrema importância, o trabalho da agência/assessoria será potencializado pelos anúncios. Atualmente, inclusive, é quase impossível trabalhar no mercado digital sem verba de anúncios.

Com o aumento de demanda on-line, a concorrência ficou grande para qualquer segmento e você precisará chegar nos seus clientes ideais. Para isso, precisará fazer patrocínios, sejam eles no Google, no Facebook, ou em qualquer outro canal.

Em suma, você pagará pelo serviço e precisa possuir poder de investimento para captar público através do serviço executado. Somente com este público os resultados começarão a aparecer.

Voltando ao conceito do funil de vendas, se você não atrair pessoas para o topo do seu funil, terá um baixo fluxo de conversão e o fundo do funil pode ficar abandonado. Tome cuidado.

Agências de marketing são a melhor opção

Para começar a falar sobre o assunto, seremos diretos: agência de marketing não funciona!

Para justificar isso, vamos entender vários pontos, começando pelo conceito de agência de marketing.

Tradicionalmente, agências de marketing são empresas responsáveis por interligar as empresas com as mídias de veiculação, sejam elas on-line ou offline.

O lucro da agência com essa veiculação é uma porcentagem do custo de serviços como inserções de TV e rádio, anúncios no Facebook ou no Google, ou a veiculação de materiais impressos como Flyers e Outdoors.

Logo, o objetivo de qualquer agência será realizar o maior número de ações com seus parceiros de mídia, fazendo o cliente pagar mais e, consequentemente, gerar mais comissionamento para a agência.

O fracasso deste modelo de negócio foi previsto por Sergio Zyman em 2000, com seu livro “The End of Marketing as We Know It”. Zyman foi diretor de marketing da Coca-Cola Company e condenava esta prática das agências.

Em vez de investir em uma agência, que não estará preocupada com o seu resultado, mas sim com os próprios lucros, procure empresas que não praticam a terceirização de serviço com BV (Bônus de Veiculação).

Um excelente exemplo são as assessorias de marketing, que prestam serviços personalizados às empresas, sem parcerias com empresas de mídia, e que estarão 100% do tempo preocupadas com os resultados gerados.

Vão me entregar resultados rápidos

Mesmo que a empresa de marketing digital seja uma das maiores do Brasil, seus resultados aparecerão com base na maturidade do seu negócio. O trabalho de marketing é duradouro e gera resultados expressivos, mas é preciso de tempo.

Exigir resultados no curto prazo é matar a estratégia como um todo e diminuir as chances de um crescimento exponencial da empresa. A autoridade da sua marca deve ser construída e os adeptos a ela precisam ser atingidos.

Este fluxo não é dos mais rápidos, alguns meses de trabalho precisarão ser executados para que os resultados de verdade sejam percebidos. É claro que estamos falando de lucratividade, não de seguidores, curtidas, etc.

Lembre-se, sempre, que resultados duradouros não são construídos com ações de curto prazo. Você precisará ter certa paciência para deixar a empresa de marketing digital trabalhar e gerar os resultados esperados.

De qualquer forma, é interessante que se mantenha um diálogo aberto com os profissionais, visando entender quais são as expectativas para as ações e que tipo de retorno elas podem gerar.

Quando mais eu pagar, maiores serão os resultados

Esta é uma expectativa enganosa que é criada ao contratar uma empresa de marketing digital. Isso porque a razão entre investimento na empresa de marketing e o retorno é inversa.

No mundo ideal, quando maior for o retorno obtido pelas ações de marketing, maiores deveriam ser os valores pagos à agência. O nome dado a esse tipo de pagamento é “baseado em sucesso”.

Assessorias de marketing e empresas mais antenadas no mercado atual deixaram de vender pacotes pré-formatados de mídia, que entregavam uma grande diversidade de materiais, porém, nem sempre com resultados expressivos.

A tendência do mercado é o pagamento com base no sucesso. Assim, quanto maiores forem os resultados, mais você pagará. Um caminho inverso ao mito que te contaram.

A empresa de marketing fará tudo, você não precisa se preocupar

Se te contaram isso, fuja para as colinas! Engana-se aqueles que pensam que estão “se livrando” ao contratarem uma empresa de marketing digital. Isso porque você sempre precisará estar envolvido.

Marketing se resume a mostrar a sua empresa, os seus valores e o seu conteúdo para o público externo. Desta forma, você acha que a empresa contratada terá tanto conhecimento sobre o seu negócio quanto você?

Entregar as ações na mão da contratada e não acompanhar e dar suporte é quase como assinar o atestado de óbito do serviço. As chances de sucesso caem muito!

O trabalho de marketing deve ser executado em conjunto e uma parceria com sintonia potencializa e muito os resultados. Ficará muito mais fácil encontrar as campanhas corretas e os clientes certos trabalhando juntos.

Você precisará entregar a sua experiência de negócio e de mercado para que a empresa de marketing digital, com seu conhecimento técnico de marketing, possa entregar ao público o conteúdo correto.

Mantenha-se próximo, participe dos planejamentos, colete feedbacks, solicite relatórios e esteja sempre presente nas tomadas de decisão relacionadas às ações de marketing.

Conclusão

A entrada de muitas pessoas no mundo do marketing gerou uma movimentação muito grande no mercado digital. Desta forma, novos conceitos foram criados e, com eles, muitos mitos foram criados.

Antes de sair por aí acreditando e reproduzindo estas teorias, procure profissionais que estejam no campo de batalha e entendam efetivamente do que funciona e o que não funciona neste mercado.

logo v4 company blog