Flávio Augusto - Entrevista sobre Processo de Vendas Através da Internet

Yarley Soares

YarleySoares

10 de junho de 2021

Flávio Augusto – Entrevista sobre Processo de Vendas Através da Internet

LIVE COM FLÁVIO AUGUSTO: PROCESSO DE VENDAS NA INTERNET

Que a pandemia pegou muitas pessoas de surpresa, isso não é nenhuma novidade para nós, não é mesmo?

Porém, de acordo com Flávio Augusto, fundador da escola de línguas Wise up, meusucesso.com, Power House & Geração de Valor, as portas da internet estão sempre abertas para aqueles que decidiram empreender.

Devemos nos preparar para o pior é esperar sempre o melhor. A previsibilidade é importante para o mundo dos negócios. Se programar é imprescindível para fazer seu negócio alavancar.

Com uma proposta inovadora, surge a Ciência do Marketing Digital. Mas, afinal, o que é essa Ciência? E como uso a Ciência no Marketing Digital para gerar mais vendas no meu negócio? 

Em um bate papo com Flávio Augusto, que há mais dez anos compartilha seus conhecimentos sobre negócios e investimentos na internet, nos ajuda a entender melhor sobre esse assunto. 

Fique conosco até o fim e entenda melhor como a Ciência do Marketing Digital pode alavancar suas vendas na internet.

Mais ação, menos glamour!

Os cientistas do marketing não são deuses e não estão livres de cometer erros. Mesmo possuindo vários seguidores e sendo admirados por muitos, é preciso não deixar que isso o tire do foco.

É importante buscar sempre oferecer conteúdos de valor, que de fato faça diferença para aqueles que ingressaram no mundo dos negócios e não sabem como aumentar sua capacidade de venda.

O que pode ser aprendido com essa live é que, aqueles que desejam aumentar suas vendas devem trabalhar duro, já que ouvirá muitos “nãos” pelo caminho.  

A persistência é fundamental para aqueles que desejam construir um negócio sólido e lucrativo.

Em vendas, não tem jeito! Flávio Augusto nos lembra que para alcançar o resultado final, você pode encontrar no processo coisas que você não irá gostar e que parecem ser desconfortáveis no começo.

Para ele, que vender não tem nada de “glamouroso”, já que os bastidores é feito de muito suor e dedicação. Aquele que olha um empreendedor bem sucedido, não sabe o quanto ele ralou para estar onde está hoje.

Vender com a internet e não na internet

O e-commerce se expandiu muito desde a pandemia. A internet nunca foi tão explorada como agora. Mas, isso não quer dizer que você terá que abrir mão da sua equipe de vendas.

O segredo está em vender com a internet e não na internet. A melhor ferramenta de growth que você pode investir não é Facebook Ads, Automação-x ou Google Ads, mas sim, o seu time de vendas!

Segundo Flávio Augusto, quem está só no digital ainda não viu tudo.” Eu vendo literalmente múltiplas centenas de matrícula por ano. Eu digo pra você que talvez 10 a 15% é digital”.

 É importante saber trafegar em múltiplos canais e como esses canais interagem entre si. O digital está presente em todos os canais de venda, mas não funciona sem bons vendedores.

“O digital não é mais uma novidade, é o óbvio!”

Sim! Essa fala de Flávio Augusto nos faz perceber que o digital começou bem antes da pandemia e agora veio para ficar. Existem aqueles que estão fora do óbvio, portanto, é ainda uma grande oportunidade.

Marketing digital não é um negócio, é uma ferramenta. Nosso negócio é o produto que oferecemos. É fundamental ampliar a visão do que se acredita ser marketing digital.

Cientista do Marketing digital

Sérgio Zimmerman, que pode ser considerado o maior profissional de growft de todos os tempos, aumentou em 50% a receita da Coca-Cola em sua gestão.

Em seu livro “O fim do Marketing que nós conhecemos” afirma que Marketing é vendas. Vender o seu produto, vender para mais pessoas, vender mais vezes e vender com mais valor.

Produção e vendas não devem ser terceirizadas, mas ser o foco principal de um negócio.  A empresa que não vende quebra e fica refém de quem vende.

As agências de marketing focam em fazer seus clientes investir em mídias ou plataformas para divulgar seus produtos e não assessoram seus clientes para formar seu time interno e se tornar mais sólido e independente.

“Crescer, não tem haver com estabilidade”, diz Flávio Augusto. Quanto maior a altura, maior o tombo. O que dá mais poder de barganha é ter caixa!

Quantas grandes empresas, consideradas fortes e consolidadas quebraram e fecharam suas portas em 2020? 

As escolas da Wise up ainda estão fechadas, mas o negócio permanece aberto devido a possuir caixa, que dá ao seu negócio uma maior sustentabilidade e autonomia.

É preciso traçar estratégias de sobrevivência em tempos de crise. Não se pode acomodar. Flávio Augusto ressalta a necessidade de se preparar para tempos difíceis e aprender com as dificuldades.

Faça, de um problema, uma melhoria no sistema

A quantidade de reclamações que seu negócio terá, será proporcional ao seu tamanho no mercado e a quantidade de clientes que você tem. Os canais de reclamações é a voz que o cliente possui atualmente.

Isso pode, de acordo com Flávio Augusto, ser encarado com bons olhos. 

Ter um feedback dos seus clientes é importante para aprimorar os produtos ou serviços que você tem oferecido a eles, além de mostrar os profissionais “picaretas” que infelizmente existe no mercado. 

É importante lembrar que não é pela quantidade de reclamações que você mede a qualidade dos seus métodos, mas pelas soluções que você é capaz de propor aos problemas encontrados.

A melhor empresa é aquela que consegue oferecer um bom atendimento diante a reclamação de um cliente. 

Não espere seu produto ou serviço está perfeito para colocá-lo no mercado. Não se apegue a um determinado padrão porque tudo muda muito rápido. Aquilo que servia há um ou dois anos atrás, pode não servir mais hoje.

O segredo está em oferecer a solução para um problema

O seu produto ou serviço deve oferecer uma solução ao problema ou necessidade do seu cliente. Em um comercial da Wise-up é possível perceber isso claramente.

Comercial este protagonizado por Fernanda Lima, tem como enredo um cara triste por perder seu emprego, encontra uma mulher que aponta o fato de que se o mesmo soubesse falar inglês, não teria perdido seu emprego.

Neste caso, a Wise up é a solução para o problema deste homem, sendo a escola onde poderá aprender inglês e conseguir se recolocar no mercado de trabalho. 

Para Flávio Augusto, toda venda é a solução de um problema. É preciso encontrar maneiras de mostrar ou lembrar o cliente de que ele possui um problema. 

O cliente deve se conscientizar que existe um problema que faz com que ele possa ser prejudicado ou perder oportunidades, propondo soluções simples e baratas para isso e quebrando os argumentos que possam surgir no caminho.

Qual tem sido o diálogo da sua empresa com seu cliente? Qual solução você está propondo a ele? Se o cliente tiver a consciência do problema que possui, a sua oferta se torna acessível e irrecusável.

Engaje com seu público

De acordo com Flávio Augusto, o engajamento com o seu público é fundamental para aumentar as vendas do seu negócio. O tamanho da sua audiência é determinado pelo tamanho da sua influência. 

Mas, o que é engajamento? Para Flávio Augusto, que se comunica com 38 milhões de pessoas por semana, é um diálogo natural com seus seguidores. 

O engajamento é o que você fala ser relevante para o seu público. É importante conquistar a confiança daqueles que te seguem. É você conversar e se tornar amigo do seu público. 

Utilize as redes sociais a seu favor e estabeleça por meio delas um engajamento, um compromisso com aqueles que te seguem e confiam no seu trabalho, oferecendo valor a elas.

Conclusão

Com tantas mudanças acontecendo em um ritmo frenético atualmente, se torna importante encarar o marketing digital sob uma nova perspectiva. 

Em tempos de crise, onde inúmeras empresas fecharam suas portas, só conseguiram sobreviver aqueles que conseguiram consolidar seu negócio, vendo os acontecimentos como uma oportunidade para crescer ainda mais.

O digital ganhou um grande espaço no mundo do empreendedorismo, mesmo antes da pandemia.

Mas, quando o assunto é vendas, você precisa de uma equipe forte do seu lado, isso te deixa menos suscetível a imprevistos que aliás, reforça a ideia da importância de se prever possíveis contratempos.

Esse é o trabalho dos cientistas do marketing. Não só divulgar o seu trabalho, mas te assessorar em um caminho que te levará a caminhar com as próprias pernas.

Assim, de forma independente, sua empresa ganhará a autonomia necessária para alcançar lugares ainda mais altos, se tornando sólida e sustentável em um mercado cada vez mais acirrado. 

Tenha sempre em mente, o produto ou o serviço que você oferece deve ser a solução para o problema de seus clientes. E, se o seu cliente não se lembrar que possui um problema, trate de lembra-lo você!

Esteja sempre pronto para auxiliar seus clientes em suas necessidades. Procure manter um diálogo aberto e responsável com eles. 

Desta forma, eles lembrarão de você quando um problema surgir e logo, você estará na frente de seus concorrentes, administrando seu espaço e aumentando suas vendas.

Confira agora a entrevista com Flávio Augusto:

logo v4 company blog