fake news

Thiago Souza

ThiagoSouza

22 de junho de 2020

Fake News e imprensa manipuladora| VNC

Atualmente com este cenário de confinamento quase forçado, muitas pessoas tem ficado a frente da TV e se atualizado através dos veículos de massa, e atualmente muitos destes veículos de comunicação vêm sendo questionadas sobre a veracidade dos fatos, inclusive sobre as famosas fake news.

Vale ressaltar antes de tudo, que o foco aqui não está voltado para os discursos que fazem sentido ou não, mas queremos trazer em pauta sobre o quanto você deve se questionar pela forma em que a notícia foi dada ou então até onde ela realmente é tendenciosa.

Devemos confiar na imprensa brasileira?

Teoricamente, o que nós esperamos da imprensa é a imparcialidade dos fatos, mas o que não prática é muito diferente. Veículos de comunicação estão inseridos no mundo capitalista, e por de trás de todo negócio existe uma série da pessoas trabalhando para que a empresa lucre com o que está sendo produzido.

Sendo assim, em nosso ponto de vista, aqui na V4 Company, acreditamos que esse senso de imparcialidade é um mito. E por este motivo alertamos: antes de absorver a notícia, verifique a fonte e os fatos.

Do mesmo modo que alertamos para que você seja crítico e questione, para criar filtros que realmente sejam efetivos para entender o viés do que está sendo colocado em pauta por estes veículos de comunicação.

Você precisa ter clareza de que a imprensa escolhe o que ela quer informar. E que na maioria das vezes a notícia não estará com 100% das informações, dando ênfase apenas para alguns destaques, que recorrentemente são negativos.

Em linhas gerais, você precisa ser questionador e fazer um filtro analisando múltiplos canais de informação, buscando entender os vieses que os mesmos estão destacando e a veracidade das fontes em questão. Para a partir daí então, absorver a informação para si.

Para falar mais sobre o assunto, gravamos um novo vídeo para o canal da V4. Neste vídeo Dener Lippert e Gabriel Robiati explicam por que a confiança em veículos de comunicação estão decaindo. Entenda o por que a imparcialidade pode ser impossível em qualquer instituição.

Assista ao vídeo completo clicando no link abaixo:

logo v4 company blog