Curso de Marketing Digital

Yarley Soares

Yarley Soares

08 de junho de 2021

Comprar Curso de Marketing Digital Vale a Pena?

O mercado digital está cada vez mais movimentado e tanto empreendedores quanto profissionais de marketing estão em busca de qualificações. Com a alta demanda, surgiram inúmeras opções de Curso de Marketing Digital.

Em uma grande variedade de preços e formatos, estes cursos, em sua grande maioria, prometem ensinar tudo o que você precisa saber para obter resultados expressivos com a internet. Entretanto, isso é mesmo verdade?

É fato que com a quantidade de cursos existentes e as promessas irresistíveis que todos oferecem, surge uma desconfiança na cabeça de quem quer aprender. Comprar curso de marketing digital realmente vale a pena?

Esta resposta não é tão simples, não se trata apenas de um “sim” ou “não”. A valiosidade de um curso depende tanto do fornecedor quanto do aluno. 

Os ambientes dos cursos são muito semelhantes a uma escola ou uma faculdade. Se professores e alunos não trabalharem juntos em busca do conhecimento, os resultados dificilmente aparecerão.

O que te levaria a comprar um Curso de Marketing Digital?

Antes de falar sobre os fatores que determinam se um determinado curso de marketing digital vale a pena ou não, é necessário entender quais são os seus reais benefícios.

Se a internet está vasta de conteúdos gratuitos nos mais variados formatos, por que você pagaria para receber algum conhecimento? Podcasts, vídeos, blogs e mídias sociais estão aí para te entregar todo o conteúdo necessário, não é?

É aí que está o X da questão. Os cursos não te entregam apenas o conhecimento. A maioria deles te entrega atalhos que farão você obter vantagem de outras formas além do conhecimento bruto.

Economia de tempo

O primeiro fator é, obviamente, a economia de tempo. Ao comprar um curso de marketing digital, você obtém acesso a um compilado de conteúdos que levaria muito mais tempo para encontrar na internet.

Além disso, os cursos te direcionam e te dizem o que estudar e em qual momento. Esta talvez seja a maior dificuldade de quem não é autodidata, encontrar os conteúdos corretos.

Supondo que você adquiriu um curso completo, é bem provável que terá uma teoria geral sobre marketing no início, com os conceitos básicos e, posteriormente, conceitos avançados e prática.

A união de tudo isso faz com que você ganhe tempo e possa consumir, em meses, o que muitas pessoas levaram anos para estudar. Na prática, você estará na frente de quem estuda “por conta” e isso é importante.

Garantia de eficácia

Atualmente, a grande maioria dos cursos entrega uma garantia de satisfação por um tempo determinado, seja ele de 7, 14 ou até 30 dias. Assim, você pode adquirir o curso, inicia-lo e, se não estiver satisfeito, solicitar reembolso.

Estas garantias dão ainda mais segurança para o aluno, afinal, caso este não se adapte à metodologia ou não se sinta confortável, poderá receber o seu dinheiro integralmente de volta.

Além do conforto ao aluno, isso também é um estímulo para os produtores a entregarem cursos de qualidade e conteúdos que sejam realmente úteis para os seus alunos.

Fique sempre atendo à existência de garantia dos produtos digitais que você estiver pensando em adquirir e, em caso de insatisfação, não hesite em solicitar o seu reembolso.

Um detalhe importante é que o Código de Defesa do Consumidor garante 7 dias de garantia para qualquer produto adquirido pela internet. Portanto, esteja ciente dos seus direitos e fique mais tranquilo para fazer a sua compra.

Fator comunidade

Este é um diferencial recente de alguns cursos de marketing digital presentes no mercado atualmente. Além do conteúdo consumido, você ainda participará de uma comunidade com os outros membros.

O mais interessante da comunidade é a possibilidade de troca de experiências. As pessoas envolvidas relatam os seus problemas e obtém ajuda de outros alunos mais experientes.

Esta troca permite que todos cresçam juntos e adquiram conhecimentos práticos de quem está aplicando o aprendizado e resolvendo os problemas relacionados ao cotidiano das campanhas.

Ademais, as comunidades também aproximam os alunos do produtor responsável pelo produto. Geralmente é ele quem faz a gestão do relacionamento da comunidade e está sempre junto com os membros.

Atendimento e suporte

É muito comum que você compre o curso, comece a assistir às aulas e comecem a surgir questionamentos. Como você pode solucioná-los? O produtor oferece algum tipo de suporte aos seus alunos?

Você precisa estar amparado para tirar as suas dúvidas e conseguir aplicar os ensinamentos na sua vida profissional. Se o aprendizado não for claro e replicável, a qualidade do curso pode ser colocada em xeque.

Normalmente, os cursos de maior qualidade oferecem grupos no WhatsApp ou no Telegram, assim como canais de atendimento via chat dentro da área de membros.

Busque por opções que te darão apoio na sua jornada e que estão dispostos a te ajudar a obter os resultados que foram prometidos nas propagandas da metodologia.

O que considerar antes de comprar um Curso de Marketing Digital?

Certo, os fatores que levariam você a comprar um curso são relevantes. Entretanto, se um curso tiver tudo isso eu posso comprar sem preocupações? Calma, a sua decisão ainda não está completa.

Antes de fazer a aquisição de um curso de marketing digital, você precisa analisar diversos fatores relacionados ao produtor e ao curso.

Reputação do produtor

Uma análise comum na aquisição de qualquer produto, seja ele digital ou físico. Sempre que compramos algo, analisamos a marca ou quem está vendendo para entender a confiabilidade da pessoa e do item à venda.

No caso dos cursos, é importante que você conheça a história do produtor, onde ele já trabalhou e quais foram os resultados que ele entregou antes mesmo de lançar o curso.

Com poucas buscas na internet você encontrará diversos players que vendem soluções quase que milagrosas sem ter aplicado o seu próprio método antes de lançar o curso. Duvidoso, não é?

Procure empresas já estabelecidas, que possuem um negócio lucrativo além dos cursos e que entregaram resultado para outras pessoas utilizando o seu próprio método. Esta é a melhor forma de comprovar a eficácia do produto.

Menos teoria, mais prática!

Um erro comum das pessoas que compram cursos é adquirir todo o conhecimento, estudar muito e não transformarem a teoria em prática.

Os melhores cursos são aqueles que te entregam a teoria e te ensinam a aplica-la no campo de batalha. Você precisa comprovar os resultados prometidos, portanto, aplique-os! Vá à luta e utilize tudo que aprendeu.

Um ótimo exemplo são alguns cursos de gestão de tráfego pago (Facebook Ads e Google Ads) que te ensinam toda a teoria junto com a prática, abrindo a ferramenta e te mostrando tudo que tem dentro dela.

Alguns, ainda, mostram aos alunos como implementam as suas próprias campanhas e os resultados que obtém através delas. Esta, talvez, seja a melhor comprovação.

Aplicabilidade dos ensinamentos

Começamos a falar sobre isso no tópico anterior. A aplicabilidade dos ensinamentos do curso é importantíssima. Você precisa projetar o seu mercado nas aulas e entender como você vai utiliza-las para obter resultados expressivos.

Um bom exemplo é se você possui um comércio local. Provavelmente vai precisar de um curso que direcione as aulas para a sua realidade. 

De nada adianta você aprender a lançar um produto digital se, na realidade, você precisa vender produtos na sua loja física, para clientes que preferem ver o produto presencialmente e conversar com um vendedor.

Priorize produtores e cursos que te colocam próximo da sua realidade e facilitam o processo de aplicação do que é aprendido. Isso te fará ganhar ainda mais tempo e os seus resultados aparecerão com maior velocidade.

Outros alunos já impactados em Curso de Marketing Digital

Se você passa em uma rua e vê dois cafés:

  • o primeiro está cheio, muitas pessoas estão lá dentro e alguns amigos já te recomendaram aquele café;
  • o segundo está completamente vazio, às moscas, sem ninguém lá dentro.

Qual será a sua primeira opção para comer um lanche no meio da tarde? Provavelmente o primeiro. O nome disso é prova social, ou efeito manada. O ser humano tende a tomar decisões baseado na decisão de outras pessoas.

Utilize isso ao seu favor e verifique quantas pessoas o curso que você está analisando já impactou. Busque, também, os resultados que estes alunos obtiveram com o conteúdo aprendido no curso de marketing digital.

Tudo isso contribuirá, e muito, na sua tomada de decisão e na obtenção da resposta se comprar determinado curso vale realmente a pena ou não.

Conclusão

Por fim, é possível entender que comprar um curso de marketing digital vale a pena sim! Entretanto, é necessário fazer algumas análises para encontrar o curso correto.

Em um mercado cada vez mais diverso, muitas opções acabam sendo enganosas e não entregam os resultados obtidos. Existirão também as metodologias que não se aplicam à sua realidade ou ao seu conhecimento atual.

Analise com calma, faça buscas, pergunte por referências para pessoas que você conhece, busque alguns conhecimentos gratuitos e, quando se sentir realmente seguro, adquira o curso e comece a sua jornada em busca dos resultados.

logo v4 company blog