computador com sistema pdv

Sistema PDV: o que é e quais são as vantagens?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

31 de julho de 2022

O sistema PDV pode ser o seu maior aliado na hora de criar estratégias para tornar as vendas mais cômodas para o consumidor. Seja qual for o seu negócio, é importante estar por dentro das melhores estratégias para agilizar burocracias na hora da compra dos produtos. 

O marketing digital oferece inúmeras alternativas para melhorar os rendimentos dos rendimentos do seu negócio, seja ele físico ou digital. Se você não faz a mínima ideia sobre o que é um PDV, esse texto vai te ajudar a entender como isso funciona e quais as principais vantagens.

O que é o sistema PDV?

exemplo de um sistema pdv em funcionamento

À primeira vista, o Sistema PDV, também conhecido como sistema de frente de caixa, funciona como uma ferramenta que facilita o registro de vendas e a emissão de cupons e notas fiscais no varejo. Além de automatizar esses processos para a sua empresa, esse sistema possui outras finalidades que podem ser muito úteis para o seu negócio. 

Afinal, todas as informações processadas a cada venda podem ser muito valiosas para o seu negócio. Assim, o sistema faz a identificação dos métodos de pagamento (cartão de crédito, boleto, à vista, etc) e monitora a quantidade de descontos e os preços dos produtos. Além disso, integra setores das finanças, estoques e contabilidade.

O sistema PDV é uma ótima ferramenta para unificar melhor as diferentes áreas do seu negócio. Com essa facilidade, você fica por dentro de cada detalhe que influencia no rendimento e na satisfação do seu consumidor.

Qual a importância de um Ponto de Venda?

O mundo dos negócios exige sempre que você esteja preparado para as mudanças do mercado e isso inclui ficar por dentro das estratégias de marketing

Afinal, essas ferramentas podem auxiliar você no desenvolvimento e consolidação da sua marca. Com isso, aprendendo mais sobre o seu consumidor e garantindo uma melhor experiência de compra. 

Assista ao vídeo do nosso COO, Eduardo Torres, explicando como unir os conhecimentos de marketing digital na sua loja física, afinal se o seu negócio não é visto, ele não existe!

Juntamente com o investimento necessário, o sistema PDV também exige uma estruturação maior da sua empresa. O que isso quer dizer? Com a adoção de um ponto de venda, você precisa estar atento às mudanças necessárias e a criação de novas estratégias que façam os seus investimentos valerem a pena.

Quais são os principais tipos de PDV?

Antes de mais nada, se você gostou do que leu sobre PDV até agora, também precisa saber que existem duas modalidades do sistema que possuem características diferentes entre si. No mercado das vendas existem lojas físicas e online, e é nessa divisão que o PDV faz toda a diferença, entenda melhor:

Sistema PDV online

Essa modalidade permite que os sistemas estejam presentes na nuvem, ou seja, estão sempre disponíveis desde que haja conexão com a internet. Assim, com essa praticidade, você consegue acompanhar o crescimento do seu negócio de qualquer lugar. 

Além disso, um sistema online permite que você atenda os seus clientes a distância, o que facilita as vendas caso você também tenha um e-commerce. Assim, o cliente consegue efetuar a sua compra de forma rápida e sem sair de casa.

Sistema PDV fixo

Ao contrário do sistema online, o PDV fixo, precisa de um suporte material e físico para o seu funcionamento. Mas como assim? Um exemplo de PDV fixo são os caixas de supermercado. 

Esses possuem máquina registradora, máquina de cartão, leitor de códigos de barras e uma impressora de recibos. Além disso, também precisam estar conectados a um computador desktop.

Esse sistema geralmente demanda custos maiores de implementação, como aluguel, equipamentos, manutenção e o treinamento da equipe,  já que precisa de um local físico para funcionar. 

Vantagens de um sistema PDV

O mercado do comércio pode ser instável, por isso é importante pensar estrategicamente na hora de fazer investimentos. Afinal, dinheiro bem investido é aquele que gera bons resultados, saiba quais são as principais vantagens de adotar um PDV:

Controle financeiro

Com os sistemas de pagamento em um só lugar, o PDV também consegue integrar outros setores como o estoque e logística. Além disso, o empresário tem acesso a todos os registros das vendas, descontos e valores de cada transação feita. Isso facilita o acompanhamento dos rendimentos e retornos financeiros do seu negócio.

Segurança

Quando se trabalha com a emissão de notas fiscais é essencial investir em um sistema que garanta a segurança dos dados. Além disso, a modalidade online ainda permite o armazenamento na nuvem, que torna o compliance fiscal mais prático.

Redução de custo

A automatização do processo de venda diminui os gastos com questões operacionais e facilita o trabalho humano. Além disso, com a integração de todos os processos financeiros em um local só, você pode reduzir os gastos com funcionários, mantendo somente os cargos essenciais na folha de pagamentos.

Integração de setores

O sistema PDV também unifica diferentes setores da sua empresa, como contabilidade, vendas, financeiro e estoque. Isso permite que as notas fiscais sejam enviadas diretamente do sistema para a contabilidade, facilitando os processos legais. 

Dessa forma, com o controle total do estoque, o sistema permite que você fique por dentro dos fluxos de vendas e seja capaz de direcionar melhor seus investimentos.

Como implementar um PDV?

Alinhado às ferramentas do marketing digital, a implementação de um sistema PDV só traz benefícios para a sua loja física. Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu como o sistema funciona. Quais as suas vantagens e aspectos que devem ser levados em conta na implementação, como planejamento e organização do seu negócio para essas mudanças. 

Se você decidiu seguir em frente e adotar o PDV na sua empresa, saiba que a presença de uma assessoria de marketing como a V4 Company, pode fazer toda a diferença nesse período de transição. Se você tem interesse em se aprofundar ainda mais nesse assunto, o Playbook de execução PDV da V4 Company, apresenta estratégias e dicas sobre como turbinar as vendas no seu negócio local.

certificado gptwverificado reclame aqui