retrato edu lyra

Max Satiro

Max Satiro

13 de dezembro de 2021

O que eu aprendi com Edu Lyra?

Falamos muito em garantir direitos de crianças e adolescentes no Brasil, que é um dos países que mais violam esses direitos em todos os âmbitos, mas vemos muito poucas ações, na prática, sobretudo no mundo empresarial.

Se você quer saber tudo o que aprendi com Edu Lyra, poderá conhecer um verdadeiro exemplo de trabalho em prol de crianças e adolescentes! Confira essa história que eu, Max Satiro, conto hoje te para inspirar!

Quem é Edu Lyra?

Edu Lyra é o nome pelo qual se tornou conhecido Eduardo Lyra, fundador e CEO do Instituto sem fins lucrativos Gerando Falcões, que trabalha com a promoção de direitos de crianças e adolescentes.

O trabalho é voltado para a promoção da cultura e do esporte entre o público infantil e de adolescentes e ganhou destaque pela capacitação promovida aos jovens para o mercado de trabalho.

Pensando no impacto que esse tipo de trabalho pode causar no cenário brasileiro, ainda tão afetado pela violação de direitos de crianças e adolescentes em vários âmbitos. 

A partir dessa iniciativa, Edu Lyra me ensinou que é possível empreender com responsabilidade social e que a atuação de instituições como a Gerando Falcões pode realmente impactar local e nacionalmente no cenário de garantia de direitos, ainda precário em muitas regiões do país.

Modelo extraído na iniciativa privada

Um dos destaques da atuação de Edu Lyra é que ele busca replicar a iniciativa privada em seu modelo de instituição. Assim, Eduardo alega não estar sob os problemas do sistema público de garantia de direitos e ter a possibilidade de estabelecer parcerias que são mais interessantes para seu país.

Dessa forma, Edu Lyra tem conseguido atrair grandes investidores para seu projeto que se tornou conhecido no Brasil inteiro como um verdadeiro exemplo de cidadania e responsabilidade social.

Assim, ao mesmo tempo, em que Edu trabalha em prol de crianças e adolescentes, seu projeto também consegue promover lucratividade para empresários que desejam investir com lucratividade, mesmo não possuindo fins lucrativos em sua instituição.

A história de Edu Lyra

Edu Lyra foi criado em uma comunidade da cidade de Guarulhos, na grande São Paulo. Sua infância foi o grande motivo para que ele desenvolvesse projetos como o seu, já que contou muito com o incentivo da mãe, mas com poucas possibilidades financeiras para chegar onde chegou.

Ingressou por um período na faculdade de jornalismo, mas abandonou a graduação para se dedicar ao seu verdadeiro sonho, se dedicar às instituições e trabalhar com crianças e adolescentes.

Edu passou por muitas privações e sofrimentos durante a infância. A casa onde vivia com apenas três anos de idade desmoronou após uma tempestade, deixando a família em uma situação ainda mais precária.

Um pouco mais velho, Edu Lyra perdeu o contato próximo com o pai, que foi preso e cumpriu pena por assalto. O empreendedor conta que seu pai também foi um grande exemplo de inspiração para ele, já que mesmo após vinte anos preso, ele saiu e reingressou no mercado de trabalho.

Essa foi uma lição importantíssima que Edu Lyra me ensinou e que pode servir de exemplo para todos nós: ao invés de julgar, precisamos acreditar nas pessoas.

Se eu não tivesse acreditado na capacidade de ressocialização do próprio pai, hoje não trabalharia com instituições no setor em que atua, já que muitos adolescentes se veem frente ao crime ainda muito jovens, exatamente pelo comprometimento social e a situação em que vivem.

Assim, modificar a realidade exige muito de nós, mas exige principalmente acreditar no ser humano e em sua capacidade de mudar e de aproveitar as oportunidades que lhe são dadas.

Importa para onde vai

A mãe de Edu Lyra desde muito cedo lhe ensinou a não ter restrições em seus sonhos pela sua condição financeira e origem. Sua mãe lhe disse sempre que não importava de onde tinha vindo, mas sim para onde iria.

Assim, Eduardo me ensinou a importância de saber para onde vai, não importando tanto assim de onde se saiu e quais caminhos complicados, duros ou não que se tenha percorrido antes de rumar para o sucesso.

Edu Lyra nos serve como um grande exemplo de superação, mas também de trabalho no segmento que faz sentido para ele, a instituição que prepara crianças e adolescentes para ingresso no mercado de trabalho.

Jovens Falcões

Esse é o nome do livro escrito por Edu Lyra que já se tornou um sucesso em vendas, já que nele o escritor e idealizador do projeto conta um pouco de sua trajetória e em como se espelhou em modelos de sucesso da iniciativa privada para chegar aonde chegou.

Esse diferencial é uma das vantagens que Edu salienta em sua instituição. A parceria com empresas privadas ainda é muito pouco utilizada por instituições desse tipo e muitas vezes os motivos são justos.

Algumas pessoas sentem receio de misturar o lucro que é desejo dos grandes empresários com projetos sociais e serem mal vistas, mas o diferencial é a forma como isso é feito.

Outro receio é o fato de que existem muitas histórias de desvios de dinheiros quando há parceria privada, mas em nosso caso, não somos um órgão governamental, por isso não há dinheiro público envolvido.

Assim, a Instituição não possui fins lucrativos, garante o futuro de jovens adolescentes e sua entrada no mercado de trabalho, além de possibilitar lucros e chances de investimentos para empresários que queiram se dedicar e investir na causa.

A troca de experiências entre empresários foi também o que aprendi com Edu Lyra, um símbolo que conseguiu repetir dentro de sua instituição, modelos de sucesso como a gestão da Ambev, uma das maiores empresas do Brasil.

Buscar o que dá certo em outros lugares e adaptar à nossa realidade é um dos maiores desafios é o diferencial de grandes empreendedores. Quem usa isso para melhorar a sociedade está fazendo algo muito grande.

logo v4 company blog