A V4 company possui formações em marketing digital que incluem aulas de trafego pago para iniciantes

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

09 de setembro de 2022

Tráfego pago para iniciantes: por onde começar?

Uma coisa é certa no mundo dos negócios, não adianta ter um produto de qualidade se as pessoas não conseguem chegar até ele. A melhor forma de atrair novos clientes é por meio de investimentos em marketing digital. Se você não conhece esse universo de estratégias, saiba que o tráfego pago para iniciantes não é um bicho de sete cabeças.

Desde já você deve ficar sabendo que pensar em estratégias que possam impulsionar o seu negócio são boa parte do trabalho. Nesse sentido, muitas táticas demandam tempo e espera, mas o tráfego pago oferece um retorno imediato.  

Com esse texto você vai descobrir que o tráfego pago para iniciantes, como ele funciona na prática, quais as principais ferramentas e como aplicar na sua empresa.

O que é tráfego pago?

Primeiramente, se você deseja atrair clientes para o seu negócio saiba que o tráfego pago é a melhor escolha. Ele consiste no uso de anúncios pagos para chamar novos clientes para o seu negócio. Além disso, essa estratégia possui um retorno rápido e direto. 

Os anúncios tem como objetivo aumentar o tráfego de pessoas na sua página e podem ser feitos em outros sites, redes sociais e blogs. Digamos que você tenha um e-commerce de calçados, ao distribuir anúncios em redes sociais, você pode atrair possíveis novos clientes que buscam esse produto. 

Ou seja, o retorno do investimento é praticamente imediato. Mas é justamente esse dinheiro investido que preocupa os empresários. Afinal, não adianta gastar e não obter o retorno esperado. Por isso, é importante escolher o tipo de tráfego pago e a plataforma correta para anunciar o seu negócio.

Mas e o Tráfego orgânico?

Quando o assunto é mexer no bolso, é importante pensar de forma estratégica e conhecer bem o seu negócio e o produto. Em outras palavras, é preciso saber escolher entre o tráfego pago ou orgânico para investir em publicidade.

Enquanto o tráfego pago é o uso de anúncios pagos em plataformas online, o tráfego orgânico é o oposto. Ele também necessita do uso de estratégias de marketing para alavancar vendas e atrair novos clientes. Entretanto, trabalha de forma gradual e lenta, precisando seguir diretrizes e uma série de regras para ser efetivo.

O tráfego pago busca uma solução imediata para a divulgação. Já o tráfego orgânico constrói estratégias com base na relação dos clientes com a marca do seu negócio. Esse tipo de estratégia é feita pensando em objetivos à longo prazo.

Como o tráfego pago funciona: um passo-a-passo

Seja como for, o tráfego pago para iniciantes não é tão complicado assim né? Até aqui você já consegue entender melhor o que é, e o mesmo vale para o seu modo de operação.

Se você quer entrar nesse mundo, fique sabendo que existem diferentes tipos de anúncios que podem ser usados. Isso vai depender da estratégia que você está usando para o seu negócio. Conheça as principais plataformas de anúncio pago:

  • Google Ads: A plataforma do Google permite que os anúncios apareçam tanto na página de resultados do buscador, quanto em sites como banners publicitários.
  • Youtube Ads: Os anúncios podem aparecer de diferentes formas na plataforma, seja em vídeos curtos ou como banners publicitários.
  • Campanhas para Apps: Esse tipo de campanha também está vinculada a plataforma Google Ads, geralmente é recomendada para quem possui aplicativos.
  • Facebook Ads: A rede social permite a criação de anúncios pagos com o uso de imagens, textos e vídeos. Pode funcionar como um complemento aos anúncios usados na plataforma do Google Ads.
  • Instagram Ads: Pertencem a marca Meta do Facebook. Ou seja, permitem a criação do mesmo tipo de anúncio do Facebook Ads, mas com a possibilidade do uso de propaganda nos storys da plataforma.

O melhor jeito de decidir entre os tipos de anúncio é contando com o conhecimento e estratégia do marketing digital. Afinal, os anúncios dependem do investimento direto de dinheiro e ficam no ar por um tempo limitado.

Existem empresas especializadas em assessoria de marketing, que podem guiar empresas de diversos segmentos. Além disso, geralmente elas contam com um profissional especializado nisso: o gestor de tráfego pago. 

Como é o mercado de trabalho para iniciantes

Antes de mais nada, quem se especializa em marketing digital, já sabe que o mercado cada vez mais exige profissionais multiqualificados. O mundo das vendas abre mais espaço para profissionais capazes de não só pensar em estratégias de divulgação, mas também em criar e supervisionar.

Assim, um gestor de tráfego pago consegue fazer o acompanhamento de métricas e escolher o melhor tipo de anúncio ideal para o seu negócio. 

Ou seja, além de executar e otimizar os melhores anúncios, esse profissional também possui um perfil analítico. Dessa forma, usando sempre dados para pensar em estratégias mais efetivas de distribuição de mídia.

Por onde começar com tráfego pago?

Até aqui você já conseguiu ter uma boa base sobre o tráfego pago para iniciantes. Ou seja, já é capaz de entender como ele funciona, o que precisa para trabalhar com isso e implantar na prática na sua empresa.

Portanto, estratégias como o uso de anúncios podem alavancar a sua marca, mas você já entende que é preciso adaptá-las às necessidades do seu negócio. 

Criar campanhas que demandam investimentos mais diretos e pontuais como o tráfego pago, exigem um profissional capacitado para gerir e monitorar os anúncios e estratégias.

Por esse fator, a V4 Company está ciente e se preocupa com isso. E para resolve, nós temos profissionais capacitados para ajudar, que podem gerar grandes resultados para a sua empresa. Acesse esse vídeo se gostaria de conhecer um pouco mais sobre o que fazemos.

Também disponibilizamos para você o nosso conteúdo sobre a profissão gestor de tráfego pago. Além de um vídeo sobre tudo que você deve saber sobre essa área que conquista cada vez mais espaço.

logo v4 company blog