Ferramentas de Inside Sales : 5 dicas para o seu time de vendas

Além de bons vendedores e profissionais envolvidos no pré-vendas, o que é essencial para que um time de vendas internas consiga trabalhar? As ferramentas de Inside Sales

Assim como uma estratégia Outside Sales, em queo vendedor se desloca para fechar o negócio, a modalidade Inside Sales tem os seus próprios custos. Esses, com os equipamentos e as plataformas essenciais para que o modelo entre ou melhore a sua operação.

Desse modo, as ferramentas de Inside Sales são necessárias para que  o time comercial organize as prospecções, entre em contato com os leads e registre o processo de vendas

Por isso, se você quer saber quais são as principais ferramentas de Inside Sales e como usá-las, acompanhe esse conteúdo até o final.  

A importância das ferramentas de Inside Sales

Primeiramente, para conduzir um processo de vendas internas, uma equipe de vendas precisa ter ao seu dispor plataformas para encaminhar e documentar as negociações. Além disso, ferramentas para entrar em contato com os clientes são necessárias.

Assim, seja nas versões pagas ou gratuitas, as ferramentas de Inside Sales fazem parte do dia a dia de diferentes negócios. Com isso, além de auxiliarem a equipe comercial a realizar o seu trabalho, elas são aliadas na organização de um negócio como um todo

5 ferramentas de Inside Sales 

Para organizar prospecções, marcar reuniões e até assinar um contrato, profissionais de Inside Sales usam várias ferramentas já conhecidas. 

Veja quais são e como usá-las em um processo de vendas internas:

1- CRM

A sigla CRM significa a Customer Relationship Management. Em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Assim, o CRM consiste em um conjunto de práticas, que vai além de uma plataforma ou software, de gerenciamento de leads e vendas. Desse modo, essa ferramenta de Inside Sales tem como principal função controlar o processo comercial.

Ao usar um software de CRM, uma equipe de vendas poderá contar com as informações sobre atuais e potenciais clientes em um só lugar

Além disso, esse software também pode ser usado para: 

  • Gerenciar o time de vendas
  • Gerenciar leads 
  • Criar e movimentar funis de vendas 
  • Rastrear oportunidades
  • Fechar vendas

Com isso, para negócios que estão começando, softwares gratuitos ou até o Excel cumprem a função. Ou seja, no mercado, há uma infinidade de opções, com diferentes preços e funcionalidades. 

2- Ferramentas de videoconferência 

Unsplash

Plataformas de  videochamadas também fazem parte das ferramentas de Inside Sales. Ou seja, elas são importantes para o negócio como um todo, seja nas rotinas internas ou negociações com clientes.

Apesar dessas plataformas possuírem as suas versões gratuitas, elas possuem algumas limitações de uso, como por exemplo: tempo, número de participantes ou gravação.

Para que ninguém fique de fora ou que a chamada acabe porque o tempo está chegando ao fim, o investimento em plataformas de vídeo nas versões business é importante.

Conheça algumas opções disponíveis no mercado:

3- Softwares de agendamento

Como marcar ou desmarcar uma reunião sem trocar uma dezena de e-mails? E de forma prática? Usando softwares de agendamento!

Essa ferramenta de Inside Sales contribui para que  o time seja mais organizado, tanto nas rotinas internas como reuniões com o cliente. 

Além disso, softwares do gênero oferecem integração com outros serviços de agenda, sem que seja necessário adicionar os compromissos manualmente.

Conheça algumas opções disponíveis no mercado: 

4- Plataformas de gestão de equipe 

Quem atende quem? Qual vendedor está mais atarefado? Qual está com menos demandas? Essas são algumas perguntas que podem surgir no dia a dia de uma equipe comercial. 

Para que as lideranças e o time visualizem as atividades que estão sendo realizadas, plataformas de organização de equipes são fundamentais. 

Através de ferramentas do gênero é possível organizar, distribuir e alterar as demandas. Além disso, com essa visualização é possível mensurar a produtividade do time, e também avaliar se há ou não a  necessidade de realizar  contratações.

Confira as opções disponíveis: 

5- Plataformas de assinatura eletrônica

Assim como as assinaturas realizadas pelo papel, assinaturas eletrônicas possuem validade jurídica e um alto nível de segurança. Entretanto, a diferença é que no digital o processo de autenticação é mais ágil e menos burocrático.

Alguns benefícios de contratar esse serviço são: 

  • Economia de tempo, ao efetivar transações sem precisar ir até um cartório;
  • Organização, centralizando as demandas contratuais em um único lugar; 
  • Economia de recursos: como contratos assinados virtualmente, não serão usados papéis.

Conheça as opções disponíveis no mercado: 

Como escolher quais ferramentas de Inside Sales usar?

Ao escolher entre os softwares e plataformas de Inside Sales, considere os seguintes fatores: 

As necessidades do seu negócio

Afinal, o que a sua empresa realmente precisa em termos de ferramenta? Se o seu negócio estiver começando, não há necessidade em escolher o software de CRM mais completo, por exemplo. 

Por isso, conheça as demandas do seu negócio quando o assunto é plataformas de Inside Sales. Desse modo, será ainda mais fácil fazer as escolhas mais apropriadas para o momento. 

Custos

Tão importante quanto saber quais ferramentas de Inside Sales a sua empresa precisa, é saber o valor delas. Afinal, algumas plataformas são estrangeiras e o valor da assinatura é cobrado em dólar.

Alinhe com o financeiro os valores disponíveis para que esse investimento na equipe comercial saia do papel. 

Experiência do usuário

Algumas empresas, por exemplo as de softwares de CRM e serviços de nuvem, trabalham com demonstrações do produto. Ao escolher as ferramentas que serão usadas pelo time comercial, busque saber como se dá o funcionamento delas. 

A ferramenta é intuitiva? De uso fácil? As informações e os comandos são fáceis de achar e aprender? Leve em consideração essas perguntas na hora de escolher. 

Suporte

Em casos de problemas com o software ou plataforma escolhida, como será o contato com o suporte? É 24 horas? Não é? O atendimento é por telefone? Tem um canal específico para entrar em contato? 

Analise como a empresa a ser contratada responde essas questões.

Busque opiniões

Pergunte, pergunte e pergunte… ou seja, converse com a sua equipe comercial sobre ferramentas. Se forem vendedores mais experientes, por exemplo, eles podem ter agregar a busca sugerindo plataformas com as quais trabalharam anteriormente.

As ferramentas de inside sales ideais são…

as que atendem as necessidades do seu negócio e cabem no orçamento. Ao passo que a plataforma escolhida não faz mais sentido para a empresa, busque conhecer novas ferramentas ou um upgrade do plano contratado.

Além das ferramentas, o que mais um time de vendas precisa?

Unsplash

Mais importante do que escolher as ferramentas de Inside Sales, é saber trabalhar com elas. Por isso, treinamentos são necessários em um time de vendas. 

Assim, seja para quem está chegando ou na substituição de uma plataforma por outra, é importante manter a equipe comercial alinhada e bem treinada. 

Além disso, um time comercial precisa de um lugar saudável para trabalhar bem. Ou seja, um ambiente sem rivalidades internas, com pessoas que saibam trabalhar em grupo e lideranças que tenham conhecimento do processo.

V4 Company e as ferramentas de Inside Sales

Seja para nos conectar com quem quer conhecer o nosso método de vendas em marketing digital, ou ainda, ser um franqueado, usamos diversas ferramentas de Inside Sales aqui na V4. Por isso, estamos sempre buscando novas plataformas que podem agregar em toda nossa equipe.

Assim, mais do que plataformas essenciais para o time de vendas da nossa assessoria de marketing, elas nos auxiliam nas nossas rotinas internas  como um todo, e com clientes. 

Quer saber mais sobre o assunto e ter acesso a um material aplicável? Acesse o nosso playbook sobre Inside Sales!

Deixe seu Comentário