PDV: como entender o marketing digital para lojas físicas

Você sabe o que é PDV? Quem tem um negócio online entende a importância de manter uma boa estratégia de marketing digital alinhada em todos os canais de venda. Afinal, sabemos que uma das tarefas mais importantes de quem vende online é ter um site bonito visualmente, responsivo, eficiente e atrativo para seus clientes

Entretanto, e quem conta com um Ponto de Venda, qual estratégia pode ser alinhada com o online para alavancar as vendas no local? Esse é um dos grandes desafios do comércio físico na atualidade, e que se estende em diferentes mercados e segmentos.

Assim, se você nunca ouviu falar de PDV ou chegou a considerar essa estratégia para o seu negócio, esse texto vai te ajudar a entender melhor o que é PDV e como ele pode trazer mais clientes para sua empresa.

Mas antes… você está bem alinhado com o conceito de o que é marketing digital?

O que é um PDV

O PDVponto de venda – nada mais é do que um velho conhecido de todos nós: local onde o consumidor pode ter contato com seu produto, ou seja, comércio físico.

O que é bem diferente das lojas online e e-commerces. Afinal, estes trabalham com a possibilidade dos clientes realizarem compras sem a necessidade de sair de casa. Ou seja, usando a internet para adquirir diversos produtos com apenas alguns cliques.

PDV-vector
vecteezy

Assim, com as vantagens de um negócio online, é claro que também surgem novos obstáculos a serem ultrapassados. O principal desafio de todo vendedor online é sempre a visibilidade de seu negócio

Quando o consumidor acessa um navegador de busca, ele vai se deparar com milhares de resultados e ofertas. Além disso, ainda que ele esteja acessando seu site e ponderando suas ofertas, você ainda precisa convencê-lo a permanecer e comprar. 

Ou seja, não é uma tarefa fácil. Principalmente considerar o volume de estímulos que um consumidor online tem durante este processo: anúncios, notificações e outras guias abertas. Mas afinal, como se destacar nessa infinidade de possibilidades online? 

É esse o momento de fortalecer sua estratégia de marketing digital e considerar um PDV. Um ponto de venda é o local em que seu cliente em potencial terá acesso ao seu produto, concentrando-se somente na experiência e na decisão de compra. 

Para deixar mais claro em nosso imaginário, um ponto de venda pode ser uma loja física, uma franquia ou a disponibilização do seu produto em uma grande rede de supermercados, como uma banca. 

Qual a importância de um ponto de venda

Ter uma estratégia de vendas que consegue alinhar as facilidades do ambiente digital e a melhor apresentação física do seu produto, pode impulsionar ainda mais o rendimento e os ganhos da sua empresa. 

Com um mercado competitivo e cada vez mais amplo, as mudanças acontecem em uma velocidade muito maior. Assim, impulsionadas pela rapidez da internet e das facilidades do e-commerce

Os clientes têm acesso ao produto com apenas alguns cliques e, ainda existe a praticidade de receber um atendimento personalizado no conforto da sua casa. Esse ambiente, mesmo que virtual, consegue otimizar e melhorar a experiência de compra. Assim, fazendo com que aquele cliente saiba que o seu negócio é a melhor escolha

Entretanto, apesar do e-commerce ser uma ótima escolha, é preciso olhar para o local físico e as suas particularidades.

Ou seja, a chave do sucesso do seu negócio está na união desses dois lugares distintos. Assim, é importante entender a diferença entre o público que vai em busca dos seus produtos no site, sem sair de casa e aqueles que preferem a loja física. 

Além disso, adotar um PDV na sua empresa exige um comprometimento maior da gestão como um todo. Entender as necessidades dos clientes, explorar as oportunidades do mercado e encontrar uma forma de encaixar o seu produto nessas novas possibilidades também contribuem para o fortalecimento da sua marca e a relação dela com os clientes. 

O PDV proporciona uma integração maior na estrutura da empresa. Como consequência disso, é possível atingir uma melhora significativa nos rendimentos e alavancar suas vendas. 

Assim, a estratégia perfeita é capaz de unir o ambiente digital do e-commerce e o local físico. Contúdo, também é importante ficar atento às vantagens e desvantagens de ter um PDV no seu negócio.

Vantagens e desvantagens de ter um PDV

Manter uma marca na ativa nem sempre é fácil. Afinal, existem vários fatores que podem definir o sucesso e a reputação do seu produto, bem como o retorno financeiro que os seus investimentos podem ter. 

Entretanto, apesar de toda a facilidade, é importante pensar, será que o PDV é a melhor solução para o seu negócio? Dessa forma, se a resposta for sim, saiba que algumas mudanças serão necessárias. 

Agora que você já entendeu o que é e como funciona um PDV, saiba quais são as vantagens e desvantagens de adotar um ponto de venda.

Vantagens de ter um PDV:

Controle Financeiro 

com um PDV integrando o físico e o digital, as finanças ficam mais equilibradas, pois com uma visão clara sobre o faturamento, gastos e retornos financeiros, fica mais fácil administrar melhor os investimentos. 

Otimização das vendas 

com as informações sobre estoque e rendimentos, juntas em um único sistema, entender o que funciona para impulsionar a venda e o que impede o seu negócio de prosperar. Com o olhar mais atento e organizado dos processos de venda e compra, os rendimentos financeiros podem melhorar rapidamente.

Redução de custos 

o dinheiro que antes era investido em processos que não traziam os resultados esperados, podem ser realocados para onde precisa. Com um sistema digital presente que consegue juntar vários processos e otimizar o tempo e dinheiro gastos, por consequência, ele pode reduzir a quantidade de pessoas na folha de pagamento ao final do mês.

Melhora na experiência de compra do cliente 

uma das principais vantagens de um PDV que alinha a venda digital com a amostragem do produto em um ambiente físico, proporciona um foco muito maior ao cliente. Quanto mais facilitado é o processo de comprar de um produto, maiores as chances da compra ser finalizada e repetida. 

O e-commerce é um ecossistema comercial novo e extremamente dinâmico e competitivo. Dessa forma, se o seu negócio consegue se destacar entre dezenas de outras empresas  e disponibilizar o atendimento mais prático e rápido, seus clientes ficarão satisfeitos.

Frente de Caixa 

Com o sistema de PDV atuando no seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, a concretização da compra é finalizada de forma mais certeira. Aliada ao PDV, a Frente de Caixa busca um atendimento rápido, dinâmico e capaz de oferecer todo o suporte na conclusão da compra.

Outra vantagem de um PDV está na integração com um time de Inside Sales!

Desvantagens do PDV:

Precisa de uma mudança estrutural no seu negócio

Apesar das facilidades do sistema PDV, o seu negócio precisa se adaptar às demandas do e-commerce. Isso pode incluir gastos extras com a adoção de um software específico para o ambiente de vendas digitais e uma melhor qualificação dos seus colaboradores. 

Entretanto, raramente você terá algum prejuízo ou desvantagens na escolha do PDV para a sua empresa. Afinal, o mercado exige constantemente que as empresas, pequenas ou grandes, tenham a maleabilidade para se adaptar às mudanças que se apresentam todos os dias

Assim, podemos afirmar que gerir um negócio de sucesso é ter consciência e estar pronto para se adaptar às necessidades dos seus clientes. E com isso, saber o que é necessário para ter um PDV no seu negócio.

O que preciso para ter um PDV

Tomar a decisão de ter um ponto de venda é sem dúvidas um grande passo na jornada da sua empresa. Ou seja, para garantir que esse novo plano tenha sucesso, é necessário investir muito tempo em planejamento, elaboração de estratégias e investimento em ferramentas e no local. Pensar nesse último requisito deve ser sua primeira tarefa. 

Quem tem um e-commerce, trabalha com vendas online ou marketing digital para e-commerce, e está sempre em busca de estratégias de marketing digital para melhorar seu negócio, provavelmente já tem uma persona definida ou pelo menos faz alguma ideia do que seja uma. 

Lembrando que, em uma definição resumida, persona é um personagem fictício criado para representar o seu cliente ideal com base em dados do seu público e do tipo de leads que você deseja atrair. Para definir a melhor estratégia, é necessário conhecer muito bem seu público.

Localização

É preciso pensar onde está o seu cliente, como a localização e o espaço escolhido para abrigar seu PDV conversam com a sua marca e com o que os seus clientes buscam quando compram seu produto.

Leve tudo em consideração na hora de escolher o local, assim como sua estrutura e decoração. É muito importante que essas questões conversem com a identidade da sua loja, esse é o primeiro passo para alinhar a estratégia do online com o físico. 

Invista em softwares: ERP e CRM são essenciais

A tecnologia é sempre nossa maior aliada, especialmente para quem vende online. A sigla ERP, Enterprise Resource Planning significa, em tradução, “Planejamento de Recursos Empresariais”. Um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo melhorar e automatizar os processos de uma empresa

Esse sistema integra setores como vendas, estoque e finanças. Quem tem um e-commerce sabe da importância dessa automatização no dia a dia e, para quem quer investir em um ponto de venda, ele se torna ainda mais essencial. 

Há sistemas que são capazes de integrar as vendas, estoque e finanças do seu negócio físico com o seu negócio online. Um ERP é precioso no momento de manter-se no controle do seu negócio. 

Já um CRM, Customer Relationship ManagementGestão de Relacionamento com o Cliente – em tradução, é um software que vai te ajudar a se aproximar de quem compra de você. Ele registra e cadastra todos os seus clientes e armazena informações sobre eles, para que você tenha um controle maior sobre seu público, melhorando as campanhas de marketing que, claro, impactam diretamente no faturamento. 

As duas ferramentas são fundamentais tanto para o comércio online, quanto para o físico.

Prepare sua equipe

Quem irá atender seus clientes, gerir seu PDV e manter tudo de acordo nessa nova etapa do seu negócio, precisa estar bem treinado e alinhado com a experiência que você quer passar ao consumidor. Reuniões, treinamentos em equipe e acompanhamento do desenvolvimento de cada um dos seus colaboradores são processos necessários. 

 Deixe tudo sempre impecável

Se na sua loja online você escolheu o melhor layout, as melhores fotos do seu produto, elaborou a melhor descrição, preparou os banners mais bonitos para impactar o usuário, na sua loja física não pode ser diferente. 

Deixe seus produtos expostos da maneira mais apresentável possível, já pensou entrar em uma loja e ver que as peças disponibilizadas estão em mau estado de conservação? Além disso, é muito importante que o design do seu PDV esteja de acordo com sua proposta de negócio. Um ambiente planejado pode transformar a experiência do cliente, até mesmo uma luz de outra cor faz toda diferença.

Outra estratégia interessante, é pensar nos hot points – locais em que seus clientes mais transitam e se concentram nos seus produtos. Escolha bem estes locais, deixe os produtos de curva A mais expostos, nas melhores prateleiras, na altura dos olhos dos consumidores. 

Como implementar um PDV com a V4 Company

Como vimos ao longo do texto, ter um ponto de venda é uma decisão séria, que precisa de muito planejamento. 

Mas como podemos perceber, ter um PDV bem estruturado, alinhado com sua estratégia e que represente o que a sua marca quer transmitir ao cliente traz muitos benefícios ao seu negócio. Assim, ajudando-o a crescer e impactando diretamente nas suas vendas.

Pensando no que aprendemos hoje, podemos concluir que os principais pilares para ter um PDV de sucesso, que aumente suas vendas e melhore seu relacionamento com os clientes, são:

  • Análise;
  • Planejamento;
  • Investimento;
  • Mudança na estrutura do negócio;
  • Gestão;
  • Relacionamento com o cliente.

Como qualquer estratégia de marketing, é preciso tempo e paciência para que seu planejamento seja bem sucedido. E ajudar você a entender isso é um dos muitos desafios de uma assessoria de marketing digital, como a V4 Company.

Deixe seu Comentário