Gestor de tráfego

Thiago Souza

Thiago Souza

13 de julho de 2020

Gestor de Tráfego é Modinha | Verdade Nua e Crua.

Gestor de Tráfego é modinha?

Gestor de tráfego é um termo bastante popular atualmente no marketing digital. Inclusive, ao estar buscando por artigos relacionados ao tema, provavelmente você é um profissional da área ou está buscando se tornar um ou então deseja contratar um gestor de tráfego pago para o seu negócio.

Mas porque o termo “gestor de tráfego” virou tendência na internet.

Em linhas gerais, toda vez que um assunto ganha bastante relevância, surgem novas tendência e novas nomenclaturas para coisas que já existem a bastante tempo.

Sendo assim, com o marketing digital não está sendo diferente, falando especificamente sobre gestor de tráfego, há uma nova nomeação ou então, uma nova função para uma profissão que existe já a muitos anos.

O grande detalhe em relação ao isso é o fato da grande ascensão da transformação digital nos últimos anos. Em suma, o que hoje vemos dentro das mídias digitais, ou seja, o Gestor de tráfego hoje seria o “media buyer” anteriormente. Ambos tem como função comprar mídia em canais para veiculação de anúncios, o que ocorre que hoje o termo gestor de tráfego está mais em alta.

Existem ainda, alguns erros e deveres que são discutidos no mercado se fazem parte ou não do dia a dia do profissional gestor de tráfego.

Se você está buscando pelo assunto relacionado a um gestor de tráfego, provavelmente você se encaixa em um destes perfis:

  • Gestor de tráfego buscando aprimoramento;
  • Aspirante a gestor de tráfego;
  • Empreendedor que busca gestores de tráfego para o seu negócio.

Em qualquer um dos cenários, este artigo será interessante para você, já que a nossa visão será a de esclarecer o que faz um gestor de tráfego, qual a sua relevância e por que esse termo está tão em tal.

De qualquer forma, nosso objetivo é esclarecer efetivamente a sua visão sobre esse assunto, sem entrar nos méritos sobre um negócio precisar ou não de um gestor de tráfego.

Naturalmente, é sempre importante lembrar que quando se fala em marketing, as empresas precisam sempre de tráfego, mas este é um dos pontos que farão um negócio ter sucesso.

De nada adianta você possuir muitas pessoas acessando as suas páginas se os outros pontos dentro da sua estratégia não estão prontos o suficiente para tal demanda.

Portanto, siga a leitura e entenda o que é um gestor de tráfego, qual a sua relevância e por que esse termo começou a se tornar modinha dentro do mundo marketing digital.

O que é um gestor de tráfego?

Em suma, o gestor de tráfego é uma função que ganhou um novo nome por conta da digitalização das empresas e do processo de adesão dos negócios às mídias digitais.

Naturalmente, o ímpeto das pessoas de estar presentes em canais como Google, Facebook, Youtube, entre outros, e se sobressair com relação aos concorrentes fez com que esta área ganhasse um novo nome.

No entanto, se olharmos para um mundo anterior, onde a internet não tinha essa importância tão grande para o desenvolvimento de negócios, podemos encontrar a figura do “media buyer”, que exerce um papel semelhante.

Na prática, o media buyer realizava a compra de mídias, como televisão, jornal, rádio, entre outras, com o objetivo de promover determinada marca ou empresa e adquirir novos clientes para ela.

No entanto, com a democratização da internet e a transformação digital de grande parte dos negócios, esta necessidade de compra de mídia se transferiu para o mundo digital.

Dessa forma, o gestor de tráfego ganhou força com o seu trabalho em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, entre outras, que possuem o objetivo de veicular anúncios pela internet.

Qual a importância de um gestor de tráfego?

É claro que esse profissional possui uma alta relevância dentro do mundo marketing, já que o mercado precisa de profissionais que dominem as ferramentas e sejam capazes de entregar grandes resultados por meio delas.

No entanto, dominar apenas as ferramentas não é o suficiente, uma vez que elas vêm e vão, ganham popularidade e somem de forma cíclica, fazendo com que o trabalho do profissional acabe se tornando muito mutável.

Para isso, uma importante saída para o gestor de tráfego é conhecer o mundo além das tabelas e dos anúncios.

Entender conceitos de negócio, de produto e de outros temas que circundam o mundo do marketing é fundamental para que o serviço de gestão de tráfego seja realmente efetivo e gere resultados significativos.

Os gestores de tráfego precisam se diferenciar

Com a popularização dessa função dentro do marketing, surgiu uma grande quantidade de gestores de tráfego espalhados por todo o território nacional e que prometem resultados transformadores para as empresas.

Naturalmente, com um mercado cada vez mais cheio de pessoas executando essa função, se torna necessária a diferenciação dentro da própria classe, onde alguns profissionais ganham destaque da maioria.

Nessa área, o destaque pode vir de várias formas, mas todas elas resultarão em um ponto específico: entrega de resultados expressivos para os clientes.

Esse ponto entra em uma discussão muito importante dentro do mundo do marketing, que é a necessidade de os profissionais possuírem o perfil T-shaped.

Esse perfil é representado por pessoas que possuem conhecimentos razoáveis em diversas áreas e se aprofundam em uma. Nesse caso, a área aprofundada é a gestão de tráfego.

No entanto, em muitos casos o problema de resultados do cliente não está exclusivamente no tráfego, é preciso compreender mais áreas para solucionar tais problemas.

O gestor que consegue entender o todo e impactar o cliente em outros assuntos além das ferramentas de mídia conseguem resultados mais impressionantes e, consequentemente, se destacam no mercado.

Um profissional de marketing deve ir além da ferramenta

Aqui na V4, nós gostamos de chamar os profissionais de Cientistas do Marketing. Essa nomenclatura descreve bem o perfil do nosso profissional, que é o de entender o negócio e trabalhar com o resultado em várias frentes.

Não é somente a ferramenta de anúncios que gerará uma grande transformação para uma empresa, existem diversos outros fatores que serão determinantes para o sucesso de uma estratégia de marketing.

Tenha uma visão holística do negócio

Muitas vezes, o seu cliente precisará de auxílio em outras áreas que vão além da ferramenta de veiculação de anúncios. Isso porque o seu produto, muitas vezes, não está bem formatado e não está pronto para a venda.

Além disso, pode ser que a estratégia de marketing, como um todo, também não esteja pronta, sem um conteúdo relevante para o público e sem gerar relacionamento antes da venda propriamente dita.

Tudo isso influencia nos resultados do trabalho de marketing e vão além da gestão de tráfego. Logo, para o profissional obter destaque, ele precisará atuar em assuntos que vão além dos próprios anúncios.

Não seja um “ferramenteiro”

Em grande parte dos casos dentro do marketing, profissionais que possuem habilidades mais abrangentes, mais 360 dentro de um negócio, obtém resultados mais importantes do que aqueles que dominam ferramentas.

Isso acontece exatamente pelo fato de o “ferramenteiro” não estar apto para resolver problemas que exigem uma visão abrangente.

Esse problema entra no mérito da visão holística, abordada no tópico anterior e que possui uma relevância ímpar para qualquer profissional de marketing.

Analisando o método V4 para entender a importância do gestor de tráfego

O formato de trabalho da V4 Company é muito claro e muito bem explicado dentro dos nossos materiais. Basicamente, a nossa atuação se baseia em 4 pilares, que são o que julgamos necessário para o sucesso dos clientes:

  • Tráfego;
  • Engajamento;
  • Conversão;
  • Retenção.

Perceba que o tráfego está apenas na etapa inicial, ou seja, é um dos primeiros passos para uma estratégia de marketing completa e capaz de transformar negócios.

O que acontece é que os grandes cases de sucesso de gestores de tráfego, no Brasil, atuam em negócios que já estão bem estabelecidos e já possuem os outros 3 pilares funcionando de forma quase perfeita.

No entanto, também é possível perceber que grandes players como Pedro Sobral e Tiago Tessmann não são apenas dominadores de ferramentas. Eles conhecem o mundo dos negócios com maestria para obter sucesso.

Isso confirma ainda mais a nossa visão sobre a importância do perfil T-shaped até mesmo para os mais especialistas gestores de tráfego.

Ademais, é possível perceber isso, inclusive, no conteúdo gerado por eles, que exalta a importância de um produto de qualidade, de um atendimento de qualidade e dos canais que vão além das ferramentas de mídia.

Adequando-se às necessidades dos projetos

Aqui na V4, temos uma visão muito clara de que o nosso principal objetivo é entregar resultado para os clientes e proporcionar sucesso para eles dentro das estratégias de marketing e negócios.

Com isso, nossos profissionais responsáveis pela parte de tráfego também precisam estar preparados para resolver problemas que vão além desse pilar.

Por exemplo, se for necessário atuar em uma frente onde o problema está no engajamento e não no tráfego, o profissional precisará estar preparado para resolver os problemas ali envolvidos.

Da mesma forma, se os problemas estiverem na etapa de retenção, que se afasta um pouco do tráfego, é fundamental que o profissional possua conhecimentos para se adequar e proporcionar melhorias e resultados para os clientes.

Para garantir a continuidade, domine conceitos e não ferramentas

Já é de praxe na internet que algumas ferramentas durem por mais tempo, enquanto outras percam força e se tornem obsoletas. A verdade é que esse é um mundo que está em constante mudança e atualização.

Com isso, todos os conhecimentos que você possui da ferramenta de anúncios do Facebook podem se tornar obsoletos em pouco tempo, tanto por conta de atualizações realizadas quanto pelo surgimento de outras ferramentas.

Entretanto, o profissional que conhece os conceitos de tráfego e de negócio consegue aplica-los em qualquer plataforma, modificando apenas a parte técnica, que é muito mais fácil de ser aprendida.

Utilizar a sua experiência a seu favor é fundamental para entregar resultados expressivos para os clientes e garantir que o seu sucesso estará muito além das ferramentas que estão em alta no momento.

Conclusão

Para ser um gestor de tráfego que não está na função apenas pela modinha, é fundamental que você conheça o mundo do marketing e dos negócios de forma muito mais abrangente do que as ferramentas proporcionam.

Assim, você estará preparado para atuar nas mais diversas situações e passará mais segurança para o seu cliente na hora de vender um serviço.

Assista agora ao vídeo Gestor de Tráfego é Modinha:

Cientista do Marketing

Quer saber como se tornar um verdadeiro profissional de Marketing?
Aprenda os fundamentos de negócios,
fundamentos de marketing,
como atender seus clientes,
como vender o seu serviço e diversos outros módulos que formam um verdadeiro cientista do Marketing.
Conheça a nossa formação em Marketing Digital.

logo v4 company blog