O que é e como funciona o gestor de tráfego

Max Satiro

Max Satiro

10 de novembro de 2021

O que é e como funciona o gestor de tráfego?

Caso você ainda não saiba o que é um gestor de tráfego, entenda que ele é um profissional que se revela indispensável no cenário atual do marketing digital

É muito comum se ouvir falar em tráfego dentro de uma empresa de marketing. Porém, será que sem o gestor é possível alcançar resultados positivos para as empresas? Este profissional pode ser importante para vários tipos de empreendedores?

Imagina que você tenha um negócio onde uma estratégia de marketing seja capaz de te trazer muitos clientes, porém, não há um gerente que seja responsável por orientar todas as ações que possam proporcionar resultados eficazes, utilizando o fluxo de pessoas no interior do ambiente. 

Eu sou o Max Satiro e preparei este conteúdo para que você entenda, com mais detalhes, o que vem a ser o gestor de tráfego, como ele funciona e os resultados que ele pode gerar para seu negócio. 

Portanto, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar por dentro desse assunto tão importante. 

Afinal, o que vem a ser um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego nada mais é do que o profissional responsável pela organização, análise e liberação de estratégias, demandas e ações. A fim de gerar resultados e vendas a determinado cliente, através de ferramentas que o marketing digital disponibiliza. 

Como funciona o trabalho deste profissional?

O gestor de tráfego realiza a organização de todos os serviços, demandas e atividades oferecidos por uma empresa de marketing. 

Para fins didáticos, tal cargo tem o funcionamento parecido com o de um maestro. Pois é responsável por reger todas as ações que integram a produtividade cotidiana da agência. 

Assim, este profissional vai conduzir o ritmo de trabalho de acordo com o momento. De forma que se garanta entrosamento, harmonia e perfeição na hora de executar cada tarefa. 

Dentre as ferramentas de marketing responsáveis por aumentar as vendas de um negócio, é possível destacar:

  • Gerenciamento eficaz das redes sociais; 
  • Gestão eficiente do tráfego pago;

O gerenciamento das redes sociais se trata do uso das plataformas, tais como Instagram, Facebook, etc. Para atrair seguidores, engajar e converter o maior número de vendas. 

A gestão do tráfego pago, por sua vez, é responsável por gerar visitas ao site do negócio. 

Por meio de estratégias de marketing pagas, esta modalidade se diferencia do tráfego orgânico. 

Este profissional é também conhecido como gestor de tráfego de marketing, já que sua função inclui o filtro, ponderação e determinação das diretrizes que vão definir as estratégias de acordo com as modalidades acima citadas. 

O trabalho deste profissional é realizado, hoje em dia, por meio das ferramentas de marketing que são disponibilizadas na forma digital. 

Qualquer site, buscador ou plataforma que sirva de vitrine e que tenha um grande potencial de atrair clientes, pode e deve ser administrado pelo gestor de tráfego

Um dos grandes desafios com os quais esse profissional se depara, por exemplo, é definir estratégias sem a necessária aplicação de verbas. 

Nessa situação, não é preciso pagar uma plataforma para que os anúncios de seu negócio fiquem em destaque, bem como ser entregue a um maior número de pessoas. 

Pelo contrário, os conteúdos são criados conforme os interesses e desejos do público-alvo e por meio de técnicas sofisticadas de SEO. 

Desse modo, é fácil perceber a versatilidade do gestor de tráfego, o qual atua com vários tipos de ferramentas de marketing. 

Gestor de tráfego e tipos

Quando um negócio precisa marcar presença com o seu público-alvo e vender seus serviços e produtos, a solução mais natural é escolher uma plataforma que vai gerar engajamento e audiência para a marca. 

O gestor de tráfego se utiliza de um aprofundado conhecimento de certos métodos que estão presentes atualmente na internet. 

Por conta disso, é possível dizer que existem diversos tipos de gestores, cada qual especializado em certas habilidades, conforme se verá a seguir. 

1. Gestor de tráfego do Instagram

Este tipo de gestor é capaz de analisar e organizar, de forma eficiente, o marketing potencial que o Instagram oferece, tais como possibilidade de fechar parcerias, promover anúncios, gerar conteúdo de forma gratuita, etc. 

2. Gestor de tráfego do Facebook Ads

O gestor de tráfego do Facebook Ads é responsável por administrar, determinar e direcionar as ações aplicadas em uma determinada campanha paga para a divulgação nessa rede social. 

O segredo para alcançar resultados positivos, nesse caso, é saber se comunicar com o público-alvo e estabelecer o custo exato para aplicar nesse recurso. 

3. Gestor de tráfego do Google Ads

Como se sabe, para que um site alcance as primeiras posições do Google, é preciso de uma boa dose de estratégias estruturais a serem aplicadas dentro da página, o que envolve layout, texto, programação e técnicas avançadas de SEO. 

Esse tipo de gestor entende como realizar o controle do custo envolvido em uma campanha paga. A fim de que a empresa consiga aparecer nas primeiras posições da página com seus anúncios. 

4. Gestor de redes sociais

Quando se trata de gestão das redes sociais, existe um conjunto de técnicas que é envolvida no trabalho deste profissional. 

Afinal, é preciso dominar diversos aspectos, tais como conteúdos que são produzidos, a frequência das postagens, o perfil do público, os algoritmos que identificam a interação dos usuários, a forma como o conteúdo será disponibilizado, etc. 

Esse conjunto de fatores será determinante para o sucesso de uma empresa e seu diferencial frente à concorrência. Não basta apenas produzir e postar conteúdo.

O verdadeiro domínio é aquele que vai colocar seu negócio um passo à frente das outras empresas que concorrem com você. Trata-se do foco em chamar a atenção ou não dos usuários. Ou seja, uma questão mais ampla e complexa. 

Nesse sentido, fica evidente que um gestor de tráfego necessita de um grande olhar analítico para gerar estratégias que irão aumentar seu tráfego nas redes sociais.

Dessa forma, se você deseja desenvolver essas habilidades e descobrir as melhores estratégias de marketing, veja nosso curso cientista do marketing e descubra como.

logo v4 company blog