Imagem do escritório da V4 Company para falar sobre importância de investir em marketing digital

Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

22 de dezembro de 2022

Por que investir em marketing digital? Conheça 5 motivos

Investir em marketing digital se tornou uma necessidade para muitas empresas, tendo em vista que o marketing tradicional está ficando cada vez mais caro e trazendo menos resultados. 

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas brasileiras escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento. Ou seja, 9 a cada 10 empresas são adeptas a esse modelo de negócio.

Assim, o marketing digital vai dominando o mercado cada vez mais, sendo uma forma mais assertiva nos gastos e que permite entender o público com clareza se comparada com o marketing tradicional que apresenta dependências de horários de pico, eventos sazonais e etc.

O que é marketing digital

O marketing digital é o conjunto de estratégias implementadas com o intuito de promover uma marca, empresa e/ou produto através da internet. Suas principais estratégias são o SEM, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Dentre os principais objetivos da implementação do marketing digital, está a expansão de captação de leads e criação de conexão com as pessoas que interagem com os conteúdos. Dessa forma, produzir conteúdo de qualidade em um formato relevante ao público-alvo é essencial para criar uma relação de proximidade com eles.

Além disso, é uma ótima opção para gerar mais lucros e menos gastos, visto que o marketing tradicional está ficando cada vez mais caro e trazendo menos resultados.

Portanto, vender mais é o principal objetivo do marketing digital, buscando sempre otimizar processos e alcançar os melhores resultados.

Mas não para por aí. Existem inúmeras ferramentas e estratégias nessa área, e esse número só aumenta na constância que o marketing digital expande.

Quer saber mais sobre esse conceito? Acesse: O que é Marketing digital?

E quais são os números no mercado de marketing digital?

Bem, até aqui você já entendeu como o marketing digital vem crescendo nos últimos anos. No entanto, será que os números são expressivos ou ainda vale a pena continuar apenas no marketing tradicional?

Por ser um mercado muito instável, o marketing tradicional vem perdendo relevância no mercado, com isso, o digital vem constantemente ficando maior. Mas quais são os números do marketing digital hoje?

No Brasil

O estudo Digital 2022 Global Overview Report revela que quase 5 bilhões de pessoas estão conectadas na internet no mundo todo. Isso representa 62,5% da população mundial, número que só vem crescendo ao decorrer dos anos.

A pesquisa também revela que no Brasil, 165,3 milhões (ou 77%) da população utilizam a internet, deixando o país em quinto lugar no ranking das nações com a maior quantidade de usuários de internet no mundo. 

Além disso, a população brasileira passa em média 10 horas e 19 minutos por dia usando a internet, número expressivo se comparado com a média mundial, sendo de 6 horas e 58 minutos.

No marketing digital global

Já, ao se tratar do marketing em si, segundo a pesquisa 2022 Marketing Investment Forecast, os valores investidos em ações de marketing subirão em pelo menos 30% até 2025.

Da mesma forma, no cenário latino-americano percebemos a diferença através de um aumento de 70% de investimentos em marketing digital. Dado que o estudo Marketing Digital na América Latina, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review nos apresenta.

A pesquisa também aponta o crescimento do marketing digital nos últimos 3 anos, onde aponta que o número de empresas que aderiram a esse método foi de 40% para 90%

Assim, é visível o crescimento do marketing digital no mundo. Ano após ano os números vão subindo e o Brasil não fica para trás. Possuímos um grande potencial para negócios através da internet. Mas afinal, por quê investir em marketing digital?

5 motivos para investir em marketing digital

Muitos investidores acreditam que começar do zero em marketing digital não dá ROI. Ou porque passaram por uma experiência ruim com agências de marketing, ou por comodismo, acabam optando pelo marketing tradicional.

Por outro lado, existem inúmeras formas de se investir em marketing digital e conseguir um bom retorno sobre investimento. Por conta disso, é necessário saber as vantagens de se aderir a essa estratégia que vem crescendo cada vez mais.

Gerar leads de forma rápida e certeira

Através de estratégias bem aplicadas de tráfego pago é possível ser encontrado com mais facilidade nos resultados, isso acaba gerando mais cliques e acessos aos conteúdos e consequentemente, gerando leads de uma forma muito mais rápida do que entregando panfletos.

O lead é o que define uma venda – há leads sem vendas, mas não há vendas sem leads – por isso é importante fornecer a melhor experiência possível para o usuário, desde pequenas chamadas até publicações e atendimentos.

Se tornar referência

Assim como o tópico acima, tratamos aqui da experiência do usuário. É importante implementar o uso do marketing de conteúdo para isso, produzindo conteúdo para seu público-alvo.

Dado que a maioria das empresas brasileiras escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, fica difícil não ver um futuro promissor, se aplicado às estratégias corretas.

Por isso, é necessário ter domínio e constância sobre o conteúdo se tornando uma autoridade no assunto, e consequentemente, se tornando uma referência.

Dessa forma, fica mais fácil traçar um caminho para se tornar uma referência em seu mercado e sua empresa, marca ou produto se tornar conhecido(a).

Tornar a marca conhecida

É importante investir em branding e tornar a marca mais bem vista nos canais. Criar conteúdos relevantes e com um padrão visual é um exemplo.

Com isso, temos que despertar sensações conscientes e inconscientes no público, levando ao reconhecimento da marca, mesmo que no subconsciente.

O Branding pode ser feito tanto em mostrar sua marca em comerciais de TV através do marketing tradicional, como em uma simples escolha de paleta de cores da marca para uma campanha de anúncios no marketing digital . Além disso, há muitas outras formas de divulgar sua marca.

Mensurar os resultados com facilidade

Métodos tradicionais de divulgação de produtos e/ou marcas sempre foram complicados de mensurar. Já no marketing digital é muito mais fácil de saber tudo que acontece em suas campanhas e estratégias aplicadas.

É possível saber, em tempo real, os dados sobre suas campanhas e público. Isso gera menos gastos, pois através de ferramentas de análise de insights é possível saber, de forma detalhada, o que está dando retorno e o que não está.

Assim, todas as informações necessárias para traçar uma estratégia perfeita para seu negócio ficam em suas mãos para ter acesso quando quiser.

Vender mais

Tendo todos os motivos acima em mente, agora o mais importante deles: vender mais. Não existe forma de ter um negócio de sucesso se ele não vende o suficiente para se manter. 

O principal objetivo desse motivo é o crescimento sustentável, ou seja, crescer tanto a ponto de a própria empresa suprir suas necessidades sem gerar impacto.

Assim, o crescimento é algo fundamental para um negócio decolar. Mas, para crescer é necessário ter todas as ferramentas e peças necessárias nos seus devidos lugares, como em um voo, o piloto não decola antes de o avião passar pelo check up e todos os passageiros estarem acomodados.

Para isso, são necessários métodos e estratégias para que o voo não tenha problemas e o trajeto seja percorrido com êxito, ou seja, é exatamente assim que funciona na gestão de um negócio.

É muito importante definir formas e ideologias para serem seguidas e implementadas de forma que os caminhos sejam bem definidos e permaneçam claros para o time. Por isso, tendo em mente que no meio digital, os caminhos estão em constante mudança.

Dessa forma, todos os motivos nos trazem ao último. O que mais tem relevância e sentido para um negócio. Vender mais é o que todos os empresários buscam, mas apenas uma parcela consegue aplicar a estratégia certa para ter sucesso nisso.

Então qual a melhor estratégia?

As estratégias de marketing fazem toda a diferença quando falamos de expansão para o meio digital. Ou seja, é fundamental ter um bom planejamento para usá-las de forma certa.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter o melhor anúncio ou os investimentos mais caros do mercado para vender mais. Só é preciso de um time apto e das estratégias certas.

Com tantas formas de trabalhar sua marca na internet, fica cada vez mais difícil achar uma estratégia compatível com o seu negócio. Por isso, desenvolvemos o Método V4, projetado para alavancar as vendas através de 4 pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção.

De vista, pode parecer um funil de vendas tradicional, mas não é. Usamos a mesma ideia, porém trabalhamos de forma cíclica, onde as etapas se conectam e a conversão pode acontecer em qualquer uma delas.

Lembrando que não é uma estratégia traçada, mas sim um método que te ajuda a encontrar a melhor estratégia para o seu negócio.

Método V4 para investir em marketing digital 

Através desse método, geramos mais de R$2 bilhões para os nossos +5000 clientes atendidos, muitas empresas aderiram ao Método V4 e têm obtido resultados expressivos.

Nosso método se adapta a qualquer tipo de estratégia e para isso, funciona através de 4 pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Conheça um pouco sobre eles:

Tráfego

Consiste no fluxo de pessoas que passam pelo seu negócio. É o primeiro pilar justamente por ser o fundamental para se obter resultados. Alcançar pessoas é o que vai fazer o negócio se mover.

Existem duas formas de tráfego: orgânico e pago

Engajamento

Após alcançar essas pessoas, é importante que elas se tornem interessadas no seu conteúdo. Ou seja, é importante trabalhar a interação do público. Isso nos faz chegar ao segundo pilar: engajamento

Conversão

Essa é a parte em que o resultado começa a se apresentar. É onde o cliente cai em qualquer uma das etapas do funil, demonstrando interesse pelo produto.

A conversão é definida em dois pontos:

  • Conversão de lead: onde uma pessoa se torna um possível cliente;
  • Conversão de venda: onde o cliente realiza a compra do produto.

Retenção

A retenção é onde você vende mais de uma vez para o mesmo cliente, garantindo que ele volte, garantindo o CAC baixo e o LTV alto. Sendo assim, é a melhor forma de gerar lucratividade, tendo em vista que é mais barato reter do que captar clientes toda vez.

Conheça mais sobre o Método V4: a estratégia que vai impulsionar seu negócio

Para finalizar, percebemos o quanto é importante definir estágios para alcançar o objetivo, podemos ter em mente os próximos passos a serem seguidos com o intuito de gerar um bom resultado através da internet.

Se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que o conceito de marketing digital é muito mais do que uma tendência passageira. 

Além disso, percebe-se que é uma forma muito mais ampla e mensurável de otimizar o seu negócio, trazendo mais clientes, e consequentemente, mais lucro.

Dessa forma, disponibilizamos um guia 100% gratuito para te auxiliar a encontrar a melhor forma de investir no marketing digital através do Método V4!

Empresas que já investiram em marketing digital conosco

A V4 é uma empresa de assessoria de marketing, com um time de profissionais especializados em áreas diversas de marketing digital. Dessa forma, aplicamos o método V4 para auxiliar nossos clientes a encontrarem a melhor estratégia para seus negócios

Se você tem dúvidas quanto a eficácia desse método, confira alguns dos nossos cases de sucesso que fazem parte dos mais de R$2 bilhões que ajudamos essas empresas a faturarem no digital.

  • Lebes: Em menos de 3 meses, a rede varejista ultrapassou 160% da sua meta de vendas no varejo através de um processo usando o WhatsApp. Saiba mais aqui
  • Lugano: Teve um faturamento de R$3,88 milhões nos 6 primeiros meses de 2022 apenas vendendo franquia. Saiba mais aqui

Quer conhecer mais sobre nossa assessoria? conheça nossos maiores cases.

.Para conhecer melhor a V4 Company, assista o vídeo:

Ficou interessado em dar um up no seu negócio? Fale com um de nossos consultores.

logo v4 company blog