método-v4-company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

23 de maio de 2022

Método V4: a estratégia que vai impulsionar o seu negócio

Imagine vender o seu produto para um número maior de pessoas, mais vezes e pelo maior valor. Se esse é o seu objetivo, você tem que conhecer o Método V4

A nossa metodologia nasceu com o intuito de ajudar os negócios a venderem mais, e da melhor forma possível, através da internet. 

Para isso, não basta ter o melhor anúncio ou os investimentos mais expressivos em mídia. Para vender cada vez mais, você precisa de um time qualificado e das estratégias certas

Quer saber tudo sobre o Método V4 e como implementá-lo no seu negócio? Confira esse conteúdo até o final.

Afinal, o que é o Método V4?

O Método V4 é a estratégia que usamos para alavancar as vendas dos nossos clientes. 

Essa metodologia é composta por quatro pilares, sendo eles: aquisição, engajamento, monetização e retenção

A primeira vista, pode parecer um tradicional funil de vendas com as etapas acontecendo uma após a outra. Entretanto, o funcionamento é um pouco diferente. 

Se você jogar no Google o termo ‘’funil de vendas’’, verá a clássica imagem de uma pirâmide, às vezes invertida e outras no formato habitual, com as etapas que envolvem uma venda descritas de maneira linear. 

A nossa metodologia leva em consideração esse clássico funil de vendas, porém trabalhamos com ele de uma forma cíclica. 

No Método V4, as etapas se conectam, e a conversão pode ocorrer em qualquer uma das etapas do processo de vendas. 

O Método V4 explicado

A nossa metodologia é composta por quatro pilares, que podem convergir entre si, sendo eles: aquisição, engajamento, monetização e retenção. 

Conheça a importância de cada um: 

Aquisição

É o fluxo de pessoas que passam pelo seu negócio. Ou seja, quanto maior for o tráfego, maior será o contato das pessoas com a sua marca ou produto. Assim, maiores as chances de conversão. 

O importante aqui não é aparecer para o maior número de pessoas, mas sim estar visível para as pessoas certas. Ou seja, o público alvo da marca. 

Você pode trabalhar de tráfego de duas maneiras: orgânico e pago

O tráfego orgânico vem de forma espontânea, sem o intermédio de anúncios. 

Já no tráfego pago, as redes sociais e outras plataformas de mídia são usadas para atrair o público. 

Investir na produção de conteúdo para as redes sociais é uma maneira de obter tráfego orgânico para o seu negócio. 

Assim como no tráfego orgânico, as redes sociais também podem ser usadas no tráfego pago. As plataformas de mídia social, como, por exemplo, o Facebook e o LinkedIn apresentam seus próprios canais de anúncio. 

Conheça alguns exemplos de canais de tráfego onde você pode anunciar: 

Importante: Nem todas as fontes de tráfego são aplicáveis a todos os momentos da empresa. Reflita sobre quais são os seus objetivos e consulte o seu plano de mídia  e o seu planejamento de marketing digital para que sejam definidas as diretrizes.

Engajamento

Tão importante quanto conquistar a atenção do público, é interagir com ele. Dentro do Método V4, agora é a hora de se conectar com o cliente, criando um elo de confiança. 

O engajamento é similar ao momento em que o cliente olha uma vitrine e resolve entrar no estabelecimento. 

No digital, esse processo acontece quando o público interage com a marca, através de curtidas, comentários e compartilhamentos

Para que laços sejam criados, e de forma positiva, é preciso pensar na experiência do usuário

Por isso, invista no site da sua marca e nos canais de atendimento ao cliente. Além disso, aconselhamos a criação de landing pages por produto.

Nas lojas físicas, é necessário pensar no layout da loja. E claro, no atendimento.

Monetização

A monetização é o que impulsiona o crescimento do negócio. Para que essa etapa ocorra, os clientes já precisam estar atraídos, e principalmente engajados com a marca. 

Esse pilar envolve questões mais estratégicas, como, por exemplo, a forma como as suas soluções serão ofertadas e o caminho que o cliente deverá percorrer para concluir a monetização.

Confira algumas dicas para que a sua marca conquiste uma maior taxa de monetização:

  • Acompanhe as movimentações através de softwares de CRM;
  • Ofereça mais de uma forma de pagamento;
  • Realize ofertas de acordo com o mercado.

Lembre-se, a monetização eficaz não é apenas sobre vendas, mas sobre criar uma experiência que conquiste a lealdade do cliente e gera valor duradouro para o seu negócio.

Retenção

Quarto e último pilar do Método V4, a retenção nada mais é do que vender mais de uma vez para o mesmo cliente

A retenção faz com que seu negócio se torne estável e gera receitas. Sendo assim, a melhor forma para garantir a lucratividade. Uma vez que os custos de retenção são menores do que os de atração. 

Para atrair, você precisa de tráfego. Independente de ser orgânico ou pago, esse processo tem custos, como, por exemplo, a remuneração dos profissionais envolvidos em produzir os conteúdos. 

Para que a retenção ocorra, planeje o seu pósvendas. Outras dicas presentes na nossa metodologia são: investir em programas de indicação e fidelização e criar promoções. 

Além disso, aconselhamos o uso de campanhas de e-mail marketing para informar os clientes as novidades ou lembrá-lo do produto deixado para trás no carrinho. 

O Método V4 é para o meu negócio? 

Em pouco mais de uma década, a nossa assessoria de marketing já auxiliou diversos negócios a venderem mais através do Método V4. 

Se o seu negócio vende pela internet, ou realiza vendas físicas e vê necessidade em investir em marketing digital, a nossa metodologia é válida. 

Entre os negócios que já utilizaram as nossas estratégias estão: clínicas de estética, lojas de materiais de construção, farmácias, escolas e e-commerce. 

Quem já usou o método V4? 

Grandes empresas já usaram o nosso método para vender ainda mais pela internet. 

Entre os nossos cases, temos marcas como: Melissa, Lojas Lebes, Smart Fit, Colchões Ortobom e Lugano. 

O que eu preciso saber antes de contratar o Método V4?

Para que a nossa metodologia funcione, precisamos trabalhar em conjunto com o seu negócio

Assim como a nossa assessoria de marketing tem as suas responsabilidades, o seu time também tem é corresponsável pelo sucesso da estratégia.

O que a V4 faz?

A nossa assessoria de marketing será responsável pelo mapeamento, construção e acompanhamento da estratégia específica para que o seu negócio realize mais vendas, a partir do nosso Método V4. 

O que você precisa fazer?

Gerenciamento e produção de conteúdo para as redes sociais é com você. 

Além disso, nós não atendemos o seu lead. Afinal, ninguém melhor que você para atender o seu público.

Essas são algumas tarefas da sua responsabilidade, enquanto os nossos esforços serão destinados para que a estratégia seja colocada em prática. 

O match entre a V4 Company e o seu negócio

Independente do segmento do seu negócio, se você realiza vendas pela internet, o Método V4 é uma solução para você. 

Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Baixe o nosso guia prático Método V4! Nele, você vai encontrar cada um dos pilares da nossa metodologia detalhados. 

Conheça o que a V4 Company pode fazer pelo seu negócio! Acesse o nosso conteúdo especial sobre assessoria de marketing

Confira o que a maior assessoria de marketing digital do país tem para te ensinar sobre o tema. Leia agora o nosso conteúdo especial sobre o que é marketing digital.

logo v4 company blog