equipe-de-marketing

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

31 de maio de 2022

Equipe de marketing: quais profissionais você precisa?

O marketing é o setor de uma empresa responsável por planejar e conduzir ações que atraiam novas oportunidades de negócio. Ou seja, vendas. Assim, uma equipe de marketing consiste nos profissionais encarregados de fazer isso acontecer. 

Desse modo, contar com profissionais dedicados a área de marketing é um dos primeiros passos para que você venda cada vez mais. Assim, uma vez que esse setor trabalha na atração de leads, que posteriormente chegarão à equipe de vendas.

Por isso, vamos mostrar como estruturar uma equipe de marketing digital ideal para impulsionar o seu negócio vender mais.

Como montar uma equipe de marketing?

O primeiro passo para que você estruture a sua equipe de marketing é entender a complexidade e o momento que a sua empresa está vivendo. 

Afinal, se o seu negócio ainda é pequeno e está iniciando no marketing, você não vai precisar de alguns profissionais em um primeiro momento. Agora, ao passo que a empresa for crescendo e as demandas da área vão aumentando, novas habilidades serão necessárias para complementar o seu time. 

Assim, para montar uma equipe de marketing, você pode optar por criar um time interno ou terceirizar o serviço

Para isso, algumas empresas, como uma assessoria de marketing, oferecem soluções na área. Entre elas: a estruturação de uma equipe, treinamentos e a condução das estratégias de marketing. 

Quais profissionais compõem uma equipe de marketing?

A primeira vista, uma equipe de marketing pode parecer que é composta predominantemente por publicitários e demais profissionais da comunicação. Esse tipo de pensamento é bem comum, uma vez que o marketing é um setor que trabalha com a atração. Entretanto, o marketing é diferente de publicidade, e também de propaganda

Profissionais dessas áreas compõem uma equipe de marketing. Porém, com o match do marketing com o digital, cada vez mais outras habilidades são incorporadas à área. Assim, podemos dizer que o marketing é um setor cada vez mais multidisciplinar. Dessa forma, sendo composto por profissionais dos mais criativos aos mais analíticos.

Conheça o papel de cada integrante em uma equipe de marketing:

Copywriter e Redator

O Copywriter e Redator são os profissionais de texto em uma equipe de marketing. Quem exerce essa função será responsável por escrever para redes sociais, anúncios, email marketing e roteiros de vídeos

Assim, é necessário que o profissional possua um excelente domínio da língua portuguesa, conhecimentos de storytelling e ser criativo. Além disso, um copywriter precisa ser estratégico, conhecendo as plataformas e adaptando a escrita para os formatos necessários.

Essa posição costuma ser ocupada por diferentes profissionais que possuem habilidades com texto. Entre eles, podemos citar: publicitários, jornalistas e também profissionais formados em marketing e letras.

Diretor de Arte

O diretor de arte será o responsável pela comunicação visual de uma marca. Ou seja, com conhecimentos de design e softwares de edição, esse profissional trabalhará no desenvolvimento de artes para redes sociais, vídeos e demais materiais.

Uma identidade visual bem construída demonstra maturidade da marca. Dessa forma, faz com que os clientes reconheçam a marca quase que instantaneamente. Por isso, você precisa de um profissional que trabalhe com arte na sua equipe de marketing.

Essa posição costuma ser ocupada por designers que trabalham com comunicação visual. Mas também por publicitários com expertise em ferramentas de edição e conhecimentos na área.

Gestor de Tráfego

Uma das profissões mais populares do momento é a de Gestor de Tráfego. Em uma equipe de marketing, esse profissional será responsável por gerenciar os anúncios em redes como Google Ads e Facebook Ads

O Gestor de Tráfego tem um olhar estratégico sobre as plataformas. Ou seja, é quem sabe como e onde investir. Além disso, esse profissional será responsável por analisar os resultados obtidos, 

Atualmente não existe um curso superior específico que forme Gestores de Tráfego. Entretanto, há uma série de certificações que auxiliam profissionais a começar na área.

Analista de Business Intelligence 

Tão importante quanto os dados, é saber trabalhar com eles. E quem trabalha nessa área são os profissionais de Business Intelligence, também conhecidos como Analistas de BI.

Profissionais de Business Intelligence serão responsáveis por trabalhar com a modelagem e análise de dados. Ou seja, a interpretação das informações obtidas através deles. 

Analistas de Business Intelligence possuem conhecimentos técnicos, como por exemplo Excel, programação, estatística e gestão de processos. Quanto a características comportamentais, esses profissionais costumam ser analíticos e estratégicos.

Em uma equipe de marketing, esses profissionais são importantes para a tomada de decisões devido ao grande conhecimento em dados. 

Profissionais que ocupam essa posição costumam ser formados em cursos relacionados a Engenharia e Tecnologia da Informação.

Analista de SEO

Sabe aqueles sites que não são anúncios e aparecem no topo do Google quando você busca algo? Se esse é o seu desejo, você precisa contar com um Analista de SEO entre os profissionais da sua equipe de marketing. 

O Analista de SEO será responsável por pensar na otimização das páginas e sites com o intuito de obter o melhor posicionamento. 

Além desta função, este profissional ficará encarregado do planejamento de busca orgânica e acompanhamento das estratégias utilizadas. 

Assim como no posto de Gestor de Tráfego, não existe um curso superior específico que forme Analistas de SEO. Esses profissionais costumam apresentar graduação em cursos relacionados a área de comunicação e marketing.

Social Media

O Social Media é o profissional responsável pelo planejamento e o gerenciamento das redes sociais. 

Cabe a esse profissional identificar as oportunidades, planejar e publicar os conteúdos. Além disso, são responsabilidades de um Social Media a interação com o público. Ou seja, através dos comentários, mensagens, e o acompanhamento das métricas. 

Essa posição costuma ser ocupada por profissionais da área da comunicação. Alguns exemplos são: jornalistas, publicitários, relações públicas, e também do marketing.

Profissionais de UX

UX Design e UX Writer são alguns dos profissionais que trabalham com a experiência do usuário

O UX Design será responsável por pensar nas interfaces e na forma como o produto se apresenta para o usuário. Já o UX Writer será responsável pela parte textual que envolve a interface, além de desenvolver manuais de escrita e tom de voz da marca. 

Em conjunto com desenvolvedores, esses profissionais vão direcionar os seus esforços na criação de sites funcionais e de fácil navegação.

Desenvolvedor Web

Desenvolvedores Web serão os profissionais responsáveis pela construção e manutenção de sites na internet. Ou seja, precisam ter conhecimento em linguagens de programação.

Além disso, o desenvolvedor web será encarregado de cuidar de automações, como as usadas no envio de e-mail marketing. Entretanto, será resposnável por auxiliar em demandas internas quando o assunto é ferramenta. 

Esses profissionais costumam ser formados em áreas relacionadas a Tecnologia da Informação, seja através de universidades ou cursos específicos.

CMO – Diretor de uma equipe de marketing

Como todo e qualquer time, uma equipe de marketing precisa de um líder. E essa é a função de um CMO, ou Diretor de Marketing.

Esse profissional será o responsável por escolher os profissionais que vão compor a equipe de marketing, planejar as ações e acompanhar os resultados. 

Se uma equipe de marketing fosse uma orquestra, o CMO seria maestro. Ou seja, o encarregado pela harmonia das ações realizadas pelo grupo. 

Segundo o nosso CMO, Max Satiro, para ocupar esse cargo um profissional precisa possuir conhecimentos do mercado de atuação e da operação. Mas além disso: saber resolver o que precisa ser resolvido. 

Diante disso, um CMO também precisa de habilidades de liderança e relacionamento.

Confira o conteúdo completo do CMO da V4 Company em um artigo sobre o Papel do Gestor

Como a equipe de marketing da V4 pode ajudar o meu negócio?

Existem duas maneiras de tirar a sua equipe de marketing do papel. Ou você monta um time interno ou contrata um serviço terceirizado, como uma agência de marketing e uma assessoria. 

Entretanto, diferente de uma agência, a assessoria de marketing V4 Company irá agir nas dores do seu negócio. E as decisões serão tomadas com foco em aumentar as suas vendas. 

A equipe de marketing da nossa assessoria é composta por uma série de profissionais qualificados. Ou seja, podem atuar no desenvolvimento de estratégias de marketing para marcas ou no treinamento de outras equipes

Quer saber como trabalhar com Marketing Digital? Conheça a nossa formação em Assessor de Marketing V4 Company.

Possui dúvidas sobre o que é marketing digital e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio? Acesse o nosso conteúdo especial sobre o assunto!

logo v4 company blog