Homem de terno e Marketing digital para advogados

Marketing digital para advogados

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

05 de agosto de 2022

Quando dizemos que qualquer negócio pode potencializar seus resultados com marketing, estamos falando de qualquer tipo de negócio mesmo, inclusive ao se tratar de marketing digital para advogados. Afinal, se engana quem pensa que o marketing só pode ser aplicado em empresas que vendem um produto específico.

É claro que cada área, especialmente a jurídica, tem suas particularidades. Todas precisam ser muito bem estudadas para que estejam de acordo com as normas da sua área e, principalmente, da estratégia correta. 

Sabemos que hoje, antes de qualquer tomada de decisão, o usuário vai abrir o navegador e pesquisar sobre. Ou seja, antes de entrar em contato com você para contratar seus serviços, ele antes vai pesquisar sobre o seu problema

A partir disso, é aqui que esse usuário vai entender que para solucionar sua necessidade, ele pode contar com um serviço específico.

A questão mais importante neste processo é saber como esse cliente vai te encontrar em meio a tantos resultados. Como você tem promovido seu serviço? Se um usuário fizesse uma busca procurando advogados, você estaria entre os primeiros resultados?

Se você quer entender melhor como funciona o marketing digital para advogados e quais são as suas regras e normas, conforme as permissões da OAB, continue lendo esse texto.

Particularidades do marketing digital para advogados

Como já mencionamos acima, o marketing digital para advogados tem suas particularidades. Antes de tudo, precisamos mudar a lógica de que o marketing digital serve apenas para vender um produto. Advogados não vendem e não podem vender um produto, mas oferecem um serviço.

As regras do código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, são muito claras neste sentido. Advogado não pode se vender. Além disso, o código também tem outras particularidades e restrições em relação a propaganda e publicidade. 

Sendo assim, para fazer marketing digital para advogados, precisamos sair da lógica de venda e passar a oferecer uma solução. Afinal, todo mundo que procura por um advogado está com algum problema para resolver.

Algumas particularidades do marketing digital para advogados são:

Não pode ter CTA

Call to Action ou CTA, em tradução, significa chamar o usuário para uma ação. Geralmente o CTA está ao fim de um material que estamos consumindo de uma determinada marca. Pode ser aquela frase convidando para ler mais ou um “clique aqui e conheça nosso produto”; “se inscreva e receba materiais exclusivos”; ou ainda um mais direto, como “compre agora” ou “contrate agora”.

As CTAs servem para chamar a atenção do usuário e motivá-lo a fazer uma ação. Mas então por que não pode ter CTA no marketing digital para advogados? Porque essa estratégia segue uma lógica de venda, e como os advogados não vendem um produto, essa prática é vedada pelo código de ética da OAB.

Não pode ter viés comercial

Ainda reforçando que advogados não vendem um produto, toda publicidade para advogados deve ter a lógica de oferecer soluções, não vender algo. Para montar uma estratégia precisamos entender que o advogado presta um serviço.

Não pode divulgar resultados ou garantias de serviço

Nada de “mais de mil clientes satisfeitos”, viu? 

Ainda que alguns advogados tenham ficado conhecidos pela atuação em casos famosos, isso não significa que ele pode usar isso como forma de se promover. Pode parecer até um pouco óbvio, mas a publicidade de um advogado jamais pode ser feita com cases ou promessa de resultados.

Uso do logos

A Ordem dos Advogados do Brasil prevê restrições quanto ao uso do logo do advogado ou escritório. Essas restrições incluem até mesmo o uso do logo em máscaras. Por isso, esteja atento a esta particularidade.

Caso as normas sejam descumpridas, a Ordem pode aplicar punições, que podem resultar até mesmo na perda do registro junto à instituição.

Prospecção de clientes

A OAB proíbe que advogados façam prospecção de clientes. Isso pode parecer confuso, pois uma das finalidades do marketing digital para advogados é justamente que novos clientes cheguem a procurar seu serviço.

Na verdade, atrair clientes e prospectar clientes são coisas diferentes. Quando falamos em atrair clientes, estamos falando sobre pensar e aplicar estratégias para se destacar e fazer com que o cliente encontre você sozinho.

A prospecção de clientes faz isso de maneira mais ativa, buscando pessoas que tem potencial para se tornar cliente e entrando em contato com elas. Esse contato pode ocorrer de diversas formas, por ligação, mensagem ou e-mail. 

A questão aqui é que é proibido sair em busca dos clientes de forma direta, como um grupo de vendedores de um produto faria. Quantas vezes você já não ficou por muito tempo no telefone ouvindo uma atendente oferecer um produto de internet  ou telefone? Isso também é prospecção de clientes.

Por isso fique atento, um time de vendas é só pra quem vende um produto, advogados oferecem soluções.

Anúncios

Este é um tópico muito importante e sensível. Uma das principais estratégias do marketing digital para gerar tráfego ou fazer vendas é investir em anúncios pagos. Os anúncios não são proibidos, mas precisam estar dentro das regras e dos limites éticos estabelecidos pela OAB.

O Google Ads, principal plataforma para anunciar online, disponibiliza diversas formas de anunciar. Alguns desses formatos são proibidos, outros não. Dessa forma, é preciso ter muito conhecimento sobre as limitações da publicidade jurídica. 

Apesar de exigir estudo e muito cuidado, os anúncios são excelentes ferramentas para aumentar o tráfego em sua página online. Assim, você atrai pessoas que estão interessadas no assunto (e provavelmente em seu serviço), gerando relevância online.

Como fazer marketing digital para advogados

Marketing digital para advogados na V4 Company

Com tantas particularidades, pode parecer até que não é possível fazer marketing para advogados. Entretanto, com bons profissionais pensando em uma estratégia certeira, é possível sim promover o nome de um advogado ou até escritórios sem ferir o código de ética da OAB.

Apesar destas diferenças, trabalhar nessa área não foge muito do que entendemos sobre o que é marketing digital aplicado a outros negócios. Entretanto, é necessário apenas um pouco mais de cuidado.

Produza conteúdo de valor

Quando o cliente está buscando por uma solução online, ele vai se deparar com muitas informações. Assim, é preciso entender que existe uma diferença entre apresentar uma informação e apresentar uma solução.

Os advogados precisam apresentar a solução para o problema do cliente que está pesquisando. Para isso, é preciso produzir conteúdos de alto valor, para que o usuário lembre de você como referência de especialista naquele assunto.

Na prática isso significa que você precisa sanar as dúvidas das pessoas. É importante destacar que essa não é uma tarefa simples, que pode ser realizada de um dia para o outro. Produzir este tipo de conteúdo exige tempo e dedicação.

Seja um especialista

Qual é sua principal área de atuação dentro do direito? Algumas pessoas acham que para ser visto como referência é preciso saber e falar sobre tudo. Isso não é verdade e pode, inclusive, prejudicar sua campanha.

Quando falamos que para ser referência é preciso produzir conteúdo, estamos falando sobre ter uma área de atuação e ser um especialista nela. Assim, quando o usuário pensar naquele problema, vai lembrar que você é a pessoa que pode oferecer a solução.

Assim, é fundamental adquirir o conhecimento necessário para ser especialista e, tão importante quanto, saber mostrar para as pessoas que você é referência no assunto. 

Colocando na prática, a produção de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital para advogados. Pode ser um blog com textos sobre a área, vídeos, livros ou materiais ricos como e-books e guias. Tudo respeitando sempre as regras do código de ética da OAB.

Conheça seu cliente

Antes de se tornar um especialista, você precisa pensar no que as pessoas estão buscando quando encontram seu serviço como solução. Assim você consegue produzir o tipo de conteúdo que elas querem consumir, tornando-se, por fim, uma referência.

Conhecer o cliente significa saber quais são suas dores; o que ele está buscando e quais as dúvidas que ele tem em relação ao seu problema. Com todas essas informações, você vai construir uma base com dados e informações suficientes para saber qual o tipo de conteúdo que vai produzir e para quem ele será direcionado.

É justamente aqui nesta etapa que você terá os melhores insights sobre como atrair clientes. Conhecendo seu público, busque informações que não sejam tão óbvias. Mapeie dúvidas e problemas que seus clientes tem mas que ainda não encontrou as respostas. 

Em outras palavras, conhecendo seu cliente você consegue produzir materiais específicos, gerando relevância e autoridade online e ficando como referência. 

Esteja presente em todos os canais

Para ser lembrado é preciso ser visto, seguindo a lógica do ditado popular. É fundamental estar presente em diversos canais, até mesmo nas redes sociais. Deixe sempre muito claro os canais e meios em que as pessoas podem encontrar você e seus serviços.

E-mail, site, blog, LinkedIn, telefone e por aí vai. É importante estar presente nestes canais porque dessa forma as pessoas podem, além de encontrar você, perceber como você é relevante na área e notar a sua presença.

Apesar de muitos entenderem como um meio inapropriado para tratar de assuntos sérios, é fundamental estar presente nas redes sociais. Afinal, é lá onde as pessoas passam boa parte do dia. Entretanto, nesse caso é preciso ter um cuidado redobrado, pois é muito mais fácil cometer um deslize nas redes.

Utilize seu perfil para criar um relacionamento com o público. Responda dúvidas, levante curiosidades ou informações pouco conhecidas, torne-se uma referência da área também nestes canais.

Invista em uma assessoria de imprensa

Outro ponto importante aqui é que vale a pena o esforço para se inserir na mídia. Esse trabalho pode ser feito com uma boa campanha de assessoria de imprensa. Eles são os responsáveis por enviar releases e entrar em contato com os canais de mídia para tentar a inserção.

Afinal, os canais de mídia, especialmente os jornalísticos, estão sempre em buscas de fontes de referência para comentar ou explicar assuntos que fogem de sua área. Quantas vezes você já não viu o mesmo advogado, médico ou economista dar entrevista para um mesmo programa de jornal?

Além disso, já reparou como os jornais tratam estas pessoas? Como especialistas. Sem dúvida você já leu uma manchete que ao final tinha a frase “especialista esclarece dúvidas” ou “especialista explica os pontos do projeto”. Conseguir uma inserção em jornais ou conceder uma entrevista explicando um caso jurídico contribui para sua autoridade no assunto. 

Marketing digital para advogados com a V4 Company

Agora que entendemos que marketing digital também pode ser aplicado para advogados, concluímos que essa não é uma tarefa fácil. Exige estudo, dedicação e habilidades. Além disso, determinados estágios de uma estratégia de marketing digital necessitam de pessoas que já tenham experiência na área e no mercado.

Ainda que seja um processo longo, uma campanha de marketing digital bem estruturada consegue alcançar excelentes resultados. Afinal, o marketing digital é uma área ampla, onde todos têm espaço. Saber utilizar as ferramentas ao seu favor é fundamental.

Pensando nisso, sabemos que dificilmente um advogado sozinho conseguirá preparar uma campanha, aplicar as estratégias e interpretar os resultados. Não é uma questão de capacidade, é que foge da sua área de atuação. Então como aplicar as estratégias?

Para que você comece agora a entender como montar uma boa estratégia de marketing digital para advogados, nós disponibilizamos um material exclusivo V4 Company:

Baixe o guia de marketing digital para advogados!

Além disso, você pode entender mais sobre as estratégias para esse segmento com o COO da V4 Company, Eduardo Torres, no vídeo abaixo: 

Assessoria como solução em marketing digital para advogados

Agora, se você quer contar com profissionais capacitados para planejar suas estratégias, uma boa solução é contar com uma assessoria de marketing

Diferente de uma agência de marketing, que geralmente possui equipes compartilhadas e com conhecimento mais técnico em suas áreas específicas, a assessoria da V4 Company conta com profissionais multidisciplinares. Estes atuam como um braço de marketing, tanto estratégico, quanto na operação da sua empresa.

Ou seja, fazendo uma análise que aponta os pontos a serem melhorados e boas práticas que podem seguir sendo aplicadas. Depois disso, uma equipe com pessoas especializadas na área e com experiência de mercado vai elaborar uma estratégia de marketing para você. 

A partir da elaboração, é também a assessoria que vai colocá-la em prática, resultando no sucesso de uma campanha, transformando você e seu escritório em referências da área. 

É claro que a assessoria conta com uma equipe especializada. Ou seja, conhece muito bem todas as regras e normas da publicidade jurídica estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil. Unindo o conhecimento e experiência, a garantia de sucesso das estratégias só aumenta.


Ficou interessado? Então contate nosso time de especialistas, torne-se referência na área e comece a atrair mais clientes para o seu escritório conforme as diretrizes da OAB permite!

certificado gptwverificado reclame aqui