marketing digital para varejo - placa dizendo "entre, estamos abertos"

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

31 de outubro de 2022

Marketing digital para varejo: como executar estratégias que vendem?

Já entrou em uma loja física ou virtual e teve uma excelente experiência de compra? Nada melhor do que encontrar preços justos, bons produtos, uma loja agradável e bonita. Tudo isso se deve ao marketing digital para varejo

E se engana quem pensa que pontos de venda físicos não tem relação alguma com o mundo digital. As lojas físicas são imprescindíveis para o funcionamento do mercado. Elas abrangem um público maior, possibilitam uma experiência de compra mais profunda e são como a casa de uma marca. 

Cada vez mais empresas estão migrando do físico para o digital ou mantendo os dois canais de venda. É preciso pensar em estratégias de marketing para varejo. Cuidar dessa área é fundamental para atrair mais clientes e, por consequência, ter o sucesso do negócio.

Nesse texto você vai aprender:

  • O que é marketing digital para varejo;
  • Os 4 “P’s” do marketing;
  • Estratégias fundamentais de marketing digital para varejo;
  • O que é Big Data e como utilizar a seu favor.

O que é marketing digital para varejo 

Com o objetivo de aumentar as vendas e expandir o negócio no mercado, marketing digital para varejo é um conjunto de atividades e estratégias. Nesse contexto, o marketing digital elabora ações de promoção e divulgação do negócio.

Além disso, o marketing digital para varejo busca compreender melhor o cliente, dessa forma as estratégias a serem aplicadas tendem a ter maior precisão. Apesar de parecer ser com o que é marketing digital tradicional, essas estratégias precisam  ser pensadas de forma diferente.

O marketing digital para varejo se divide em diversas frentes, tendo como objetivo vender mais, divulgar um produto e tomar decisões rápidas para se tornar competitivo no mercado.

Os “4 P’s” do marketing digital para varejo 

Toda estratégia precisa de uma base forte e sólida para ter sucesso. Os “P’s” são um conceito básico do marketing, e é a partir dele que o marketing digital para varejo se estrutura. 

Os “P’s” significam Produto, Preço, Ponto e Promoção. Esses conceitos podem ser conhecidos também como Marketing Mix. Em geral, essa ideia compreende um conjunto de itens que influenciam na forma como os clientes percebem um produto.

A partir disso, é possível compreender o cliente e elaborar estratégias com mais chances de acerto, visando influenciar o público a desejar e comprar o produto. 

Produto

É em torno deste P que toda a estratégia vai funcionar. Afinal, este é o conjunto de todos os produtos que uma loja vende. Nesta etapa são tomadas decisões a respeito da qualidade, design, exclusividade, serviços agregados e valor percebido. 

É a partir do produto que o cliente vai ter a percepção de uma marca. Ao comprar um smartphone da Apple, por exemplo, o consumidor não está preocupado somente com o desempenho do aparelho, mas também com o status que o produto atribui a ele. 

Preço

Essa é uma das variáveis mais importantes na hora de se considerar uma estratégia. Afinal, preço é muito mais do que apenas o valor que o produto custa. Ou seja, deve-se considerar o valor percebido, o status da marca e o público para quem se destina. 

Algumas lojas podem vender produtos similares, mas com preços muito distantes. A loja Imaginarium vende diversos artigos para presentes por um preço acima do que você encontra em produtos similares no mercado. O diferencial está também no valor que a marca carrega.

Ponto

Uma das variáveis principais, que pode definir o sucesso ou fracasso de uma loja física. O ponto de venda, ou PDV, deve estar alinhado com o tipo de produto e preço cobrado por ele. Afinal, é onde seus clientes estarão.

A partir da localização é possível definir o tipo de público que você está buscando atingir. Um bom ponto de venda leva em consideração o bairro, a rua e os horários de maior movimento do local. 

Promoção

É o ponto que mais nos remete ao marketing digital e vendas. Entretanto, aqui não se fala sobre descontos e outras promoções referentes ao preço. 

Quando falamos de promoção no marketing digital estamos falando dos esforços realizados para instigar o desejo do cliente pelo produto. São as estratégias utilizadas para promover os produtos que a marca vende.

É nesse “P” que você comunica para o público sua marca e as vantagens do seu produto. Esse ponto envolve publicidade e promoção de vendas. 

Estratégias fundamentais de marketing digital para varejo 

O marketing digital para varejo visa melhorar processos de acordo com as tendências de mercado e o consumo do público alvo. Para isso, é preciso ter um olhar atento e dedicação total às estratégias marketing digital.

Assim, o acompanhamento contínuo desta área do negócio permite antecipação em relação à concorrência, aumento de vendas e fidelização de clientes. Assim, as principais estratégias a serem adotadas em um varejo são:

Boa apresentação 

Se uma boa localização do ponto de venda é fundamental, a apresentação também está no topo do ranking de estratégias a serem adotadas. Afinal, estamos falando da apresentação da loja, dos produtos e até das fotos e identidade visual.

Assim, quando pensamos em apresentação da loja, nos remete a organização. Sim, é sobre isso, é preciso pensar na disposição dos produtos, prateleiras, vitrines e caixa. Para além disso, é preciso que o local esteja de acordo com o que sua marca vende.

Não faz muito sentido uma loja que vende eletrônicos ter a mesma estética de uma loja que vende cosméticos. Para isso, é preciso entender o cliente e também o que a marca se propõe a passar como imagem.

Sendo assim, tudo que diz respeito à imagem, organização da loja e produtos, apresentação e identidade visual deve estar em harmonia com a estratégia traçada. Isso não diz respeito somente ao ponto de venda, mas ao e-commerce.

Uma loja virtual é como uma vitrine, mas nesse caso é a primeira experiência que conta. 

Atendimento 

Uma loja de sucesso precisa proporcionar para seus clientes uma experiência de compra única. É claro que isso depende de diversos fatores, é um conjunto de ações, mas que passa essencialmente pelo atendimento.

Quanto ao atendimento, é preciso estar atento também aos canais que são disponibilizados ao cliente. Afinal, em um mundo em que tudo está a um clique de distância, é fundamental estar presente em todos os canais possíveis. WhatsApp, redes sociais, telefone e e-mail, todos esses canais precisam estar disponíveis.

Além disso, o atendimento é geralmente feito por pessoas. Portanto, ter uma equipe bem preparada e alinhada com a linguagem e valores da marca são um ponto essencial para oferecer um bom atendimento.

Assim, garantir um atendimento personalizado ao cliente se torna mais fácil e aumenta as chances de proporcionar a ele uma excelente experiência de compra. Afinal, quem nunca deixou de comprar em um lugar porque o atendimento era péssimo?

Dessa forma, para garantir um atendimento personalizado ao cliente, as ferramentas de CRM são grandes aliadas. O Customer Relationship Management, ou CRM, pode ser traduzido como gestão de relacionamento com o cliente. 

Esses são sistemas ou ferramentas que coletam e armazenam informações sobre os clientes, automatizando o atendimento. Ou seja, o CRM registra e categoriza as informações dos clientes, mostrando o tipo de contato que ele tem com uma marca. Ferramentas como essa permitem abordagens mais eficientes e personalizadas por parte do vendedor.

E-mail marketing 

Um velho conhecido do marketing digital e que é um grande aliado no marketing digital para varejo. No trabalho ou para uso pessoal, a verdade é que o e-mail é utilizado pela maioria das pessoas.

Assim, esse canal se torna uma grande oportunidade para fidelizar clientes, aumentar vendas, gerar novos leads e aumentar a presença da marca. Com o e-mail marketing é possível disparar campanhas sazonais, promoções, enviar cupons personalizados e diversas outras ferramentas.

Aqui é a hora de usar o CRM para preparar as listas o mais personalizadas possível. Dessa forma, o usuário através da tela consegue criar uma relação maior com a marca. Com os dados corretos, é possível até parabenizar o cliente no dia do seu aniversário.

Alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha da plataforma que fará o disparo, uso de estratégias de SEO e principalmente às listas de contatos. Muitas pessoas pensam que comprar listas de contatos é uma boa ideia, mas cuidado, não é recomendável fazer isso.

Essa atitude pode prejudicar muito a estratégia de marketing digital que está sendo montada para a sua empresa. Afinal, aocomprar listas de e-mails, você estará enviando mensagens para pessoas que não concordaram em recebê-las. Além de ter um efeito negativo para a pessoa, há risco de ser marcado como spam. 

Presença nas redes sociais

Do mais jovem ao mais velho, todo mundo está online em pelo menos alguma rede social. Ou seja, se as pessoas estão nesse ambiente, é fundamental que uma empresa também esteja.

Afinal, é nesse ambiente de contato mais direto com o público que é possível criar novos laços de relacionamento com o cliente. As redes são muito importantes para se fazer presente. Essas plataformas tem diversas ferramentas para aproximar seguidores e gerar a tão sonhada interação.

Além disso, já é possível fazer vendas direto pelo aplicativo. As vantagens de estar presente nas redes sociais são muitas, mas é preciso ficar atento as boas práticas que essas plataformas exigem.

Lembre-se que se as redes proporcionam o contato mais direto com o público, é por lá que você também pode analisar como está o termômetro dos clientes. Eles podem fazer comentários negativos, positivos, enviar mensagens com dúvidas ou pedidos. O importante é manter esse contato sempre ativo.

Sendo assim, é essencial ter alguém ou até mesmo uma equipe para gerenciar redes sociais. Elas necessitam de estratégias próprias (que variam  também de rede para rede) e ações diferenciadas.

É claro que tudo deve estar de acordo com as outras campanhas e estratégias pensadas para a marca em um contexto geral. O perfil deve corresponder com a identidade visual da marca, linguagem adequada e passar os valores da empresa. 

Essas plataformas precisam de atenção especial, pois são esses espaços que impactam diretamente na percepção do público em relação à marca. 

O que é Big Data e como utilizar a seu favor

O big data nada mais é que o montante de dados produzidos por uma empresa e que podem impactar direto e diariamente no negócio. Esses dados são um conjunto de informações de vendas, mercado e clientes.

Quando falamos sobre Big Data pensamos logo na quantidade enorme de dados. O importante aqui não é o número de dados, mas sim sua análise e como serãu usados dentro do negócio.

Com esse montante de dados é possível ter informações valiosas que se tornam ideias para melhorar o desempenho do negócio. É possível analisar o comportamento do consumidor, do mercado e até mesmo prever determinadas demandas. Eles precisam apenas ser processados e analisados da maneira correta. 

Esses dados geram insights para a solução de problemas ou melhora de todos os processos que uma empresa possui. Para isso, é essencial ter uma equipe de pessoas analíticas e com experiência de trabalho com dados.

Aumentando as vendas com marketing digital para varejo

Se você chegou até aqui com certeza percebeu que fazer marketing digital para varejo é muito mais do que fazer uma boa venda online. Esse segmento exige estratégias próprias e bem executadas.

Além disso, percebe-se que para conseguir ter uma boa estratégia traçada e colocá-la em prática é necessário mais que uma pessoa. Cuidar das redes sociais, das campanhas publicitárias, atendimento ao público, da análise de dados e de todas as tarefas que uma estratégia exige, é preciso de uma equipe ou até mesmo uma agência de marketing.

Pensando nisso, criamos um matérial aplicável para você começar a usar hoje mesmo no seu negócio e colher os primeiros resultados que uma assessoria de marketing pode agregar no dia a dia do seu varejo.

Acesse aqui o seu guia de marketing digital para varejo!

A V4 é uma , formada por profissionais especialistas nas mais diversas áreas que o marketing digital oferece. Atendemos diversos clientes do setor varejista, como as Lojas Lebes, case de sucesso da V4. 

Ser do segmento do varejo não é fácil, são muitas barreiras que precisam ser superadas para que a loja tenha sucesso. Apostando em estratégias bem pensadas e contando com pessoas preparadas, é possível disparar as suas vendas. 

Ainda tem dúvidas sobre a importância de investir em marketing digital para varejo? Então confira o vídeo do nosso COO, Eduardo Torres, falando sobre a necessidade do varejo se adaptar ao online!

logo v4 company blog