o que faz um ux designer

O que faz um UX designer?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

19 de agosto de 2022

O mercado do Marketing digital está cada vez mais amplo e competitivo, se você já é um profissional da área ou chegou agora, precisa conhecer a profissão do futuro: UX Designer. Se você ainda não conhece essa profissão, saiba de antemão que ela tem diversas ramificações e diferentes funções. Neste artigo, você vai saber tudo sobre a profissão, área de atuação, faixa salarial e a principal pergunta: O que faz um UX designer?

O que é UX design?

Primeiramente, saiba que o termo “UX Design” vem do inglês User Experience Design, que pode ser traduzido como “Design da Experiência do Usuário”. Ou seja, essa área está relacionada a tudo que envolve a experiência de um usuário com uma interface ou plataforma. Sempre focado na satisfação e otimização do que o usuário necessita, um exemplo na prática é a usabilidade de um site.

Quer uma aplicação na prática? Olha só, por exemplo, ao acessar um site de notícias é importante que o leitor consiga ter acesso às informações de forma rápida. E que todos os textos, vídeos e imagens estejam em um formato adequado e legível. O objetivo principal é que o leitor que busca ler as notícias tenha uma experiência satisfatória. 

Quanto melhor a experiência, melhor é o desempenho do produto ou serviço no mercado. E isso é possível quando o UX designer atua juntamente com outros setores da empresa, como a área de marketing. Com o conhecimento do produto, do mercado onde a empresa está inserida e, principalmente da persona, você consegue executar o seu trabalho de forma satisfatória. Mas afinal, o que faz um UX Designer?

Funções e áreas de atuação de um UX Designer

Desde já você consegue entender que mesmo priorizando a experiência do usuário, em qualquer tipo de plataforma, um UX designer tem uma área de atuação bem ampla. Geralmente o que vai definir as funções específicas são as necessidades da empresa onde você trabalha, por exemplo.

Se em primeiro lugar está a satisfação do usuário, o UX designer não pode deixar de lado as necessidades da empresa. Além disso, o primeiro passo do trabalho exige uma pesquisa completa sobre o produto oferecido, principalmente sobre quem é o cliente. Mais conhecido como o desenvolvimento de persona que também pode ser feito pelo pessoal do marketing digital.

Dessa forma, você passa a conhecer a fundo quem é o cliente ideal daquele produto, e a partir disso, consegue elaborar as melhores estratégias. Com base em informações concretas, sobre o que o seu cliente gosta e o que pode prejudicar uma experiência satisfatória com um produto ou marca. 

O que geralmente resulta em um aumento de ganhos financeiros para a empresa. Além dessas, existem outras funções que você pode desenvolver no mercado, atuando como UX designer:

  • Pesquisa de usuário
  • Desenvolvimento de persona
  • Jornada do usuário
  • Layout e organização dos conteúdos
  • Prototipagem
  • Teste de usuário

Se você ainda não é familiar com os conceitos de persona e pesquisa de produto, a V4 Company tem um material exclusivo disponível sobre o que é marketing digital, para você aumentar ainda mais o seu conhecimento. 

Mercado de trabalho e salário

Acima de tudo, a satisfação dos clientes é cada vez mais importante para as empresas do mercado. Vivemos em um momento em que a atenção e dedicação investidas em um produtos desde a criação até a venda, conquistam o consumidor. Nesse sentido, as empresas buscam cada vez mais o trabalho do UX designer, uma vez que, como você já viu, ele pode atuar em diversos segmentos dentro de um empreendimento.

Justamente por ter uma gama de opções, o UX designer pode trabalhar de modo freelancer, atendendo livremente, ou trabalhando em uma Agência de marketing  que oferece consultorias e esse serviço para empresas. 

A base salarial depende de muitos fatores, como região, demanda de trabalho e nível de experiência do profissional, contudo, a média salarial é de R $3.118,89.

Como se tornar um UX designer

Se você tem interesse em se qualificar nessa área, saiba que não é necessário fazer uma graduação para atuar como UX designer. Mesmo assim, se você possui formação em cursos como Design, Design Gráfico, Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas já é uma vantagem no mercado.

Seja como for, uma coisa é certa, é importante ser uma pessoa empática e interessada em tecnologia e inovação. Com essas qualidades juntas, você consegue desenvolver o trabalho de melhorar a experiência do usuário. 

Para se destacar ainda mais diante de vários profissionais, é importante sempre continuar aprendendo mais, seja adquirindo conhecimento de outras áreas ou aprofundando ainda mais nos conceitos de UX. Do mesmo modo que se especializar em uma área específica e se tornar referência nela, pode consolidar o seu nome no mercado.

Seja um profissional multifacetado

Em síntese, depois de ler esse artigo você é capaz de responder às principais dúvidas sobre o que um UX designer faz, certo? Ele é o responsável por garantir que o usuário tenha uma experiência satisfatória com um produto ou marca, independente do formato. 

A V4 Company é uma empresa que se preocupa com a qualidade e competência dos profissionais que passam pela agência na busca de qualificação. Desse modo, o UX designer também possui conhecimentos estratégicos em segmentos de marketing digital, então se você deseja se tornar um profissional completo e multifacetado, o caminho do sucesso é se tornar um Assessor de marketing.

Como resultado de um mercado competitivo e exigente, as profissões passaram por mudanças drásticas, desde o fim até o surgimento de novas possibilidades. Acompanhar as mudanças faz parte do negócio.

Conheça mais sobre essa profissão do futuro com Gustavo Pontin, Equity Partner da V4 Company, falando tudo que você precisa saber sobre como um assessor de marketing pode revolucinar o mercado, no vídeo abaixo.

certificado gptwverificado reclame aqui