v4 company logo blog marketing digital

Qual a Diferença Entre Agência de Marketing e Assessoria de Marketing?

Dois modelos de negócio que são comumente confundidos. Para dar suporte às empresas que buscam soluções para o marketing do seu negócio, deve-se contratar uma agência ou uma assessoria de marketing?

Para responder esta pergunta, você deve, primeiro, entender o que cada uma faz e como se posiciona no mercado. Além disso, precisará perceber algumas características da sua empresa que determinarão a melhor solução para você.

Tanto agências quanto assessorias de marketing possuem o seu espaço no mercado e atuam com o principal objetivo de entregar resultados para os seus clientes através do mercado digital.

Todavia, a forma como cada uma delas atua é diferente e a sua empresa será impactada de diferentes formas. Deste modo, é importante ressaltar que, ao contratar a solução errada, você pode deixar de obter resultados com marketing.

O que faz uma agência de marketing?

A agência de marketing é a empresa responsável pela gestão completa do marketing da sua empresa. A contratação da agência é a terceirização completa dos serviços de marketing.

Empresas que contratam este tipo de serviço são aquelas que pretendem tirar das suas mãos a responsabilidade de posicionar o seu negócio digitalmente.

Por que as empresas contratam agências?

A escolha por uma agência é justificada por vários motivos, como:

  • Falta de estrutura de equipe para gerir o marketing internamente;
  • Desconhecimento técnico de marketing por parte dos gestores e colaboradores da empresa;
  • Falta de recursos financeiros para bancar um setor interno de marketing;
  • Porte da empresa não comporta a internalização do setor;
  • Desinteresse dos gestores em formar um setor interno.

O que as agências entregam?

Desta forma, visando atender às necessidades do mercado, as agências fornecem aos seus clientes todos os serviços relacionados ao marketing digital e, muitas vezes, serviços de marketing offline também.

Dentre os serviços de uma agência de marketing, podemos destacar:

  • Gestão de mídias sociais;
  • Gestão de tráfego;
  • Criação de identidade visual;
  • Criação de sites;
  • Campanhas de e-mail marketing.

Certamente, o trabalho da agência está muito mais ligado ao operacional do que ao estratégico e isso é quase que inevitável, tendo em vista que o trabalho operacional toma muito tempo e acaba onerando a operação.

Agências que fornecem serviços estratégicos e que envolvem a parte de inteligência de marketing são mais caras, afinal, precisam de mais pessoas para executar tudo que propõe aos clientes.

Vantagens da agência de marketing

  • Ideal para micro e pequenas empresas;
  • custo menor pelo serviço;
  • gestão completa da operação de marketing do seu negócio;

Desvantagens da agência de marketing

  • Afastamento da empresa com relação ao seu próprio marketing;
  • A sobrecarga que o operacional causa diminui a capacidade estratégica do marketing do seu negócio;
  • Baixa agilidade para produção de materiais;
  • Entrega de resultados pouco expressivos;
  • Dificuldade de crescimento do trabalho.

Analisando o trabalho das agências

Em geral, agências de marketing são extremamente úteis para iniciar os trabalhos de qualquer negócio na internet. Desde a criação de um padrão de comunicação até a gestão da consistência de conteúdos na rede.

Para pequenas empresas, manter as mídias sociais alimentadas com constância é um desafio muito grande, afinal, normalmente os colaboradores são multifuncionais e não possuem tempo para trabalhar o posicionamento digital.

Todavia, você deve ter ciência que uma agência trabalha muito mais com execução do que com planejamento propriamente dito. A estratégia geral do negócio e o alinhamento com o marketing devem ser sua responsabilidade.

Se você pensa em contratar uma agência de marketing e quer que ela esteja alinhada com os objetivos e as metas da sua empresa, assuma esta responsabilidade internamente e deixe a agência com o operacional.

Entretanto, tenha sempre em mente que uma agência não produz materiais somente para o seu negócio. Logo, toda a produção deve ser planejada com antecedência.

É natural que a agilidade na produção seja menor quando se trabalha com uma agência. Ao mesmo tempo que o seu negócio é importante, existem outras dezenas de clientes com a mesma urgência que a sua empresa.

Você deve contratar uma agência de marketing?

Se a sua empresa não possui maturidade suficiente para assumir algumas responsabilidades relacionadas ao marketing, a agência pode ser uma boa opção.

Tenha sempre em mente que, com a agência, você perderá agilidade e se afastará do marketing do seu negócio com a contrapartida de possuir a garantia de produção de conteúdo constante para as suas mídias digitais.

Em geral, as agências são uma boa opção para pequenos negócios, que não possuem condições de internalizar operações. Assim, mesmo entregando resultados financeiros menos expressivos, as agências podem ser uma opção.

Todavia, é preciso entender que as agências, na maioria das vezes, possuem parcerias com ferramentas e canais visando a lucratividade. Existe uma grande chance de a agência tentar vender estas soluções para você.

Saiba que nem sempre as ferramentas propostas farão sentido para a sua empresa. Procure soluções personalizadas, que atendam especificamente às suas necessidades e vão ao encontro dos seus objetivos, não aos da agência.

O que faz uma assessoria de marketing?

Diferente da agência, uma assessoria de marketing está 100% do tempo pensando nos seus resultados e no retorno que as ações poderão trazer para o seu negócio, tanto financeiro quanto em relação à marca.

Os principais serviços entregues por uma assessoria de marketing são:

  • gestão de tráfego;
  • gestão estratégica dos canais digitais (site, blog, e-commerce, redes sociais, etc.);
  • planejamento estratégico de marketing;
  • gestão de conversões (vendas);
  • otimização de conversões;
  • inbound marketing.

Em suma, a assessoria de marketing estará de mãos dadas com a sua empresa e fará o que for necessário para otimizar os resultados e aumentar, cada vez mais, o retorno sobre o investimento em marketing da sua empresa.

Assim como a agência, uma empresa de assessoria de marketing também colocará a mão na massa, entretanto, com um viés estratégico guiando todas as ações veiculadas na internet.

O real diferencial da assessoria está na inteligência que gerencia toda a operação. Em vez de se preocupar somente com a quantidade e a estética dos materiais, a assessoria estará preocupada com os resultados que estes gerarão.

Outro ponto é que, ao contratar uma assessoria de marketing, sua empresa não estará terceirizando diretamente a operação. Na prática, você está contratando pessoas para estarem imersos no seu negócio e entregarem resultados expressivos em troca.

Vantagens da assessoria de marketing

  • Potencial de escala dos resultados;
  • gestão estratégica da marca na internet;
  • interligação dos canais digitais para o atingimento de metas;
  • imersão no negócio, possibilitando maior conexão entre empresa e assessoria;
  • manutenção da proximidade entre a gestão da empresa e as ações de marketing.

Desvantagens da assessoria de marketing

  • Serviço com custo mais alto;
  • necessidade da empresa de assumir algumas responsabilidades dentro da operação;

Analisando o trabalho da assessoria de marketing

Para compreender o trabalho da assessoria de marketing, é preciso entender o seu propósito no trabalho junto a uma empresa. A assessoria de marketing não possui como objetivo simplesmente produzir materiais para o seu negócio.

Diferente da agência, que possui diretrizes contratuais referentes a entrega de publicações, e-mails e outros materiais, o compromisso da assessoria é com o resultado do cliente, independente da quantidade de conteúdos.

É exatamente por isso que, provavelmente, a assessoria de marketing não assumirá o trabalho de social media, por exemplo, que se refere à produção de materiais para as redes sociais.

O papel principal da assessoria vem antes e depois, no planejamento estratégico das ações e na análise delas para aumentar as vendas e otimizar o seu orçamento.

Qual a melhor para a sua empresa?

Tudo vai depender do porte da sua empresa e do quanto ela está disposta a investir. Isso porque, em um caso onde você pode escolher entre uma das duas opções, a assessoria de marketing será sempre mais vantajosa.

Entretanto, nem sempre a sua empresa terá estrutura para assumir algumas responsabilidades no trabalho de marketing para que o trabalho seja realizado com maestria e os resultados apareçam com efetividade.

Nestes casos, se a sua empresa é menor e precisa começar com um pouco menos de investimento, o início do trabalho pode ser realizado com a agência, buscando o posicionamento digital da sua empresa.

Uma coisa que você sempre precisa ter em mente é que a agência dificilmente escalará os seus resultados. Para obter crescimento, você precisa ir além e contar com profissionais dedicados a fazer você lucrar cada vez mais.

Conclusão

Por fim, entender as diferenças entre uma agência e uma assessoria de marketing é fundamental para que você saiba o que esperar do trabalho de cada uma delas.

Conhecendo alguns cases de ambos os modelos de negócio, você perceberá que os grandes players estão, em sua maioria, com as assessorias, que oferecem maior potencial de lucratividade e escala no mercado.

Então a decisão passa a ser sua. Você deve decidir se o seu negócio está no estágio de iniciação digital ou se você quer resultados financeiros efetivos, com aumento de lucratividade e crescimento perante ao mercado, independente da escala.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email