Usar A Internet Para Atrair Mais Alunos Para Curso Profissionalizante

A partir desses dados, você conseguirá mapear quantos alunos podem ser captados durante o ciclo de matrículas, assim como quantos alunos precisam estar matriculados em um curso para que este não dê prejuízo.

Essas informações influenciarão diretamente nas estratégias de marketing, principalmente no foco que será dado para determinados cursos, que precisam de mais atenção e, geralmente, possuem menor procura.

Usar A Internet Para Atrair Mais Alunos Para Curso Profissionalizante

Avaliando o posicionamento digital

Depois de entender a situação da escola, deve-se realizar uma análise técnica dos seus canais digitais. Essa avaliação deve ser feita por uma pessoa com conhecimento técnico e que possa analisar de forma imparcial.

Isso porque a imparcialidade da avaliação dirá exatamente como está o posicionamento digital da escola e dará uma noção sobre como usar a internet para atrair mais alunos para curso profissionalizante.

Quando a instituição já possui um posicionamento, estando assídua em determinadas mídias sociais e mantendo um relacionamento com seus alunos, o trabalho costuma ser um pouco mais fácil.

Já quando não existe um real trabalho de marketing por trás das mídias da escola, a trajetória tende a ser um pouco mais lenta, porém, pode ser muito recompensadora.

Portanto, essa análise do posicionamento digital precisa ser extremamente real e entregar um diagnóstico completo sobre o status quo das mídias da escola.

Definindo objetivos

Depois de analisar a situação da escola como empresa e avaliar o posicionamento digital, chegou a hora de traçar os objetivos da instituição.

Esses objetivos guiarão todas as ações, haja vista que tudo que será realizado através das campanhas de marketing terão como foco principal o atingimento das metas estabelecidas.

Naturalmente, dentro dos objetivos gerais serão criados checkpoints para uma melhor localização da equipe sobre o sucesso do trabalho, porém, a criação do mote principal das ações é fundamental.

Alguns exemplos de objetivos são:

  • Captar no mínimo 30 alunos para cada turma que iniciará os cursos até que as aulas se iniciem;
  • Ao todo, gerar um total de R$ 300.000,00 de receita para a instituição até o fim do período de matrículas;
  • Atingir a marca de 10.000 seguidores no Instagram até o fim do ano letivo;
  • Criar um posicionamento da marca no Tiktok (recorrência de publicações e uma meta inicial de 500 seguidores) até o fim do primeiro semestre.

Perceba que todas essas metas estabelecidas possuem a possibilidade de serem mensuradas e possuem um prazo final. Entretanto, é preciso considerar que o nosso cenário fictício não avalia a viabilidade de tais metas.

Para que os objetivos sejam atingidos e a sua equipe trabalhe em prol dessa conquista, os números de desejo não podem ser muito sonhadores, ou seja, precisam estar dentro de uma realidade alcançável pela sua escola.

Como usar a internet para atrair mais alunos para curso profissionalizante?

A base para o trabalho foi criada. As análises do negócio e do posicionamento digital da instituição foram realizadas e os objetivos foram definidos.

A partir de agora, o marketing deve ser colocado em prática, começando pelas etapas mais iniciais e tradicionais e partindo para a prática de forma imersiva e determinada a alcançar os resultados esperados.

Passo 1: definir personas

Parece maçante, mas a realidade é que qualquer estratégia de marketing precisa de personas. Se esse não foi o seu primeiro destino nas suas pesquisas de sobre marketing, certamente já leu sobre esse tema em outros conteúdos.

Definir as personas do seu negócio é o ponto de partida para que as ações de marketing possuam assertividade e realmente se conectem com o público a ser impactado.

Apesar de neste artigo eu não me aprofundar nas personas, é importante que você saiba que elas são uma representação semifictícia do seu cliente ideal e que precisa ser criada antes de qualquer comunicação.

Passo 2: planejamento de marketing

Você já possui os objetivos da sua escola para o próximo período de matrículas. Chegou a hora de definir o que deverá ser feito na parte operacional do marketing para que as metas sejam atingidas.

O planejamento pode ser feito em etapas separadas, tendo primeiro um planejamento macro, que definirá início e término de ciclos, as personas que serão abordadas e os canais de mídia e venda utilizados.

Já em um segundo momento é possível entrar em cada ciclo e definir as ações específicas que devem ser executadas para que o trabalho possa usar a internet para atrair mais alunos para curso profissionalizante.

Com o planejamento montado, tendo todas as datas de execução e publicação das campanhas, chegou a hora de iniciar a produção e colocar a mão na massa para fazer as ações rodarem e captarem os alunos que você tanto deseja.

Passo 3: entregar conteúdo de alta qualidade

A partir do momento que a sua escola se dispões a colocar a marca no mercado digital e brigar com outras instituições pela atenção dos alunos em potencial, isso precisa ser feito com maestria e muita dedicação.

Defina uma frequência para as publicações e quais linhas editoriais devem ir para o ar. Dessa forma, você terá uma visão macro sobre os processos e entenderá o que precisa ser feito para que o planejado vá para a prática.

Da mesma forma, os conteúdos entregues para os usuários, independente do canal de distribuição, precisam possuir uma qualidade ímpar, que impacte as pessoas alcançadas e as faça enxergar a sua escola como uma possibilidade.

Passo 4: utilizar o tráfego pago como um propulsor

De nada adianta produzir o melhor conteúdo se ele não for distribuído para as pessoas. Lembre-se que a grande maioria dos seguidores da sua escola são os seus próprios alunos e familiares.

Com isso, se o seu objetivo é captar pessoas novas para gerar matrícula e receita, precisará fazer o uso de recursos que possibilitem alcançar pessoas novas e que estejam alinhadas com o propósito do curso técnico.

É exatamente para isso que os anúncios servem. Você investe uma determinada quantia em uma plataforma de anúncios, como Google ou Facebook, e começa a entregar conteúdos para as pessoas certas na hora certa.

Isso fará com que o engajamento com a página aumente e novas possibilidades de venda sejam geradas, algo que é fundamental para o crescimento da instituição e o atingimento das metas definidas inicialmente.

Passo 5: acompanhe todos os resultados e implemente melhorias constantes

Só é possível usar a internet para atrair mais alunos para curso profissionalizante porque este é o canal que entrega as melhores possibilidades de monitoramento e metrificação das campanhas.

Dessa forma, é imprescindível que você, em conjunto com os responsáveis pelo marketing, acompanhe os indicadores de sucesso das ações e entenda o que deu e o que não deu certo.

Realizar esse monitoramento é o comportamento chave que definirá a adaptabilidade da sua instituição e a melhor assertividade nas campanhas.

Conclusão

O marketing digital é uma realidade para, basicamente, todos os nichos de mercado. Apesar pertencerem a um segmento tradicional, as escolas também precisam aderir às estratégias digitais para se diferenciar no mercado.

Entretanto, usar a internet para atrair mais alunos para curso profissionalizante é uma tarefa que exige o trabalho de especialistas. É exatamente para isso que a V4 trabalha diariamente.

Nosso objetivo é entregar os melhores resultados para os nosso clientes, portanto, se você possui uma escola de ensino profissionalizante e quer escalar os seus resultados, entre em contato conosco e descubra o que nós podemos fazer para transformar a sua escola.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email