v4 company logo blog marketing digital

Como Atrair mais alunos para Minha Escola Usando o Marketing Digital

Utilizar o marketing digital, sem dúvida, é a melhor maneira de atrair mais alunos novos para sua escola.

Além disso, é uma ótima forma de reter alunos já matriculados, reforçando a preferência dos mesmos pela sua instituição de ensino.

É importante lembrar que o segmento de mercado de educação possui características especiais. Ao contrário de lojas, negócios e serviços esporádicos, vivemos neles.

Em outras palavras, podemos dizer que o fator confiança é muito mais importante do que outras áreas.

Portanto, se sua dúvida é: como atrair mais alunos para minha escola usando o marketing digital, leia este artigo até o final.

No texto de hoje, vamos mostrar tudo o que o marketing escolar pode oferecer com 15 dicas especiais e como aplicá-las no seu dia a dia.

Marketing digital para escolas

O marketing escolar tem uma longa história. Mas, no passado, todos os esforços se concentravam em materiais tradicionais. Painéis, banners, brochuras …  Até mesmo anúncios de TV e rádio.

Todavia, esse panorama mudou. Hoje, o principal negócio da escola é a Internet. O mundo digital oferece uma gama maior de oportunidades para atrair a atenção e proporcionar aos alunos uma experiência inesquecível.

Então, temos um conceito simplificado deste tópico. O marketing escolar é uma ação planejada para melhores resultados nas instituições de ensino.

Por exemplo, quem possui uma escola sabe que as recomendações são uma excelente fonte de aquisição. Mas, a verdade é que você não pode simplesmente confiar na recomendação dos outros.

É preciso ir mais longe

As ações de marketing digital podem expandir a cobertura, a participação e os números de inscrição que se seguem. Isso melhorará significativamente a situação financeira.

Tanto é que, de acordo com a pesquisa EduTrends 2016, nada menos que 81,3% dos IE investe em pelo menos uma campanha de marketing online. Essas organizações têm oito vezes mais visitas a sites do que as organizações que não aplicam estratégias digitais.

Claro que, uma boa prestação de serviços, estrutura de alta qualidade e professores capacitados são elementos essenciais. Mas isto, ainda não é o suficiente.

É preciso mostrar às pessoas todas as suas diferenças e fortalecer o vínculo com os alunos. É por isso que, o marketing digital nas escolas tornou-se uma solução para organizações estagnadas que desejam crescer.

Como Atrair mais alunos para Minha Escola Usando o Marketing Digital

As vantagens do marketing digital para as escolas

Muitos proprietários e administradores de escolas são receosos com o marketing digital. Isso porque eles confundem esse conceito com o conceito puro de publicidade.

Embora esses termos estejam relacionados, eles não são a mesma coisa. O primeiro significa investimento financeiro para alcançar resultados e o segundo envolve qualquer estratégia usada para atingir objetivos de negócios.

Todavia, isso não é bom apenas para as universidades, mas também para os alunos. Com a satisfação dos alunos, a empresa também ganha.

Em outras palavras, este é um relacionamento mutuamente benéfico. E são muitos os elementos que o comprovam. O marketing para escolas permite a você aumentar as taxas de matrícula e de reinscrição em primeiro lugar.

Quanto mais alunos, mais recursos são investidos em outros setores, como estrutura, tecnologia e professores. Mas, as vantagens não param por aí.

Os alunos que já fazem parte do corpo discente também podem se beneficiar muito com o marketing digital.

Por exemplo, participando de mídias sociais. Ao formular estratégias bem projetadas nesses locais de encontro digital, certamente haverá maior lealdade.

Relatórios de eventos, piadas, notícias, imagens e vídeos … tudo isso gera uma interação valiosa para a empresa.

 Operações mais simples também podem trazer bons resultados, como o envio de materiais de apoio e datas de eventos por e-mail.

Além disso, ao usar os canais digitais para levar informações úteis aos consumidores, a escola estabeleceu uma imagem positiva.

Antes de tudo, tenha cuidado!

Marketing e vendas ainda não são ciências precisas. No marketing digital, temos conseguido reduzir as incertezas e apostar em números e indicadores que nos mostram a melhor forma de trabalhar e desenvolver planos coerentes com os nossos objetivos.

Teste, descubra métodos eficazes, aumente o investimento em áreas eficazes e reduza o investimento em áreas ineficazes. No entanto, não existe uma fórmula mágica ou estratégia infalível.

Um método que funciona para universidades pode não funcionar para um concorrente com características muito semelhantes sem motivo.

Uma estratégia bem-sucedida para preencher a vaga de um curso pode ser um grande desperdício para outro curso da mesma empresa.

Sem depender dos segredos do sucesso do marketing digital, as instituições de ensino podem prestar atenção aos sinais que indicam problemas e, então, realizar pesquisas aprofundadas.

Quando você percebe esses sinais, busque por oportunidades de melhoria.

Dicas de como usar o marketing digital em sua escola

Há muitas estratégias no que se refere a como atrair mais alunos para minha escola usando o marketing digital.

Aqui, separamos algumas delas para tornar o caminho mais fácil para você; Acompanhe!

1. Aposte na satisfação dos pais e alunos

Não só os alunos, mas também seus pais devem estar satisfeitos com a escola.

Para isso, você pode apostar em pesquisas de satisfação, colhendo feedback dos seus alunos e dos seus responsáveis.

2. Use o inbound marketing

O inbound é uma ótima estratégia de marketing digital. Tem oferecido inúmeras vantagens há vários negócios e com as escolas não é diferente.

3. Determine a sua persona

O conceito de persona é criar uma pessoa fictícia que represente o cliente ideal da empresa. É a bússola que orienta todas as atividades de marketing da escola.

Links patrocinados são anúncios fornecidos em plataformas online. Um dos mais famosos é o Google Ads, onde os anúncios aparecerão nos resultados de buscas e nas páginas de sites parceiros.

Algumas alternativas usadas são Bing Ads, Facebook Ads e Twitter Ads.

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a essência do marketing de entrada. Nele, materiais ricos são criados para atrair e aproximar os usuários.

 Alguns dos formatos mais comuns são postagens em blogs, e-books, vídeos, podcasts e infográficos.

6. Redes sociais

A mídia social é um ponto de encontro virtual. A maior parte do público permanece dentro de casa durante o dia.

Portanto, se você deseja compartilhar o ambiente com seu público, aposte nesses locais.

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn são alguns dos mais usados na educação.

7. Interaja com seus alunos

Redes sociais, postagens de blogs e outras mídias online são plataformas interativas. Focar nesta atividade irá gerar proximidade com o usuário.

Os alunos definitivamente se sentirão mais à vontade ao participar de seu lugar de conversa favorito.

8. E-mail marketing

O marketing por e-mail pode fornecer muitas coisas para as escolas. Por ser um canal de comunicação pessoal, é utilizado para obter informações e conteúdos mais relevantes.

Isso também é importante porque tem uma taxa de abertura mais alta.

9. Se atenta a localização Geográfica

A localização geográfica permite que você segmente campanhas de marketing. Se sua escola se localiza em São Paulo, por exemplo, não vale a pena anunciar em todo o Brasil, concorda? A maioria dos atingidos, ficarão de fora.

10. SEO

Searching Engine Optimization, que significa otimização de mecanismos de pesquisa em português, é uma boa ideia, já que consegue atrair os clientes em potencial para sua página.

11. Banners em sites e blogs

Outra forma interessante de gerar vendas é usar sites de nicho. Encontre blogs sobre tópicos de interesse do seu público e anuncie diretamente em suas páginas.

12.  Informações úteis

Disponibilizar informações úteis pode ser uma boa estratégia de marketing.

Informações como horários, valores de pagamento, horários de transporte público, prestadores de serviços escolares e outros tipos de conteúdo são muito valiosas ao seu público que, com certeza, verá a escola com bons olhos.

13. Automação de marketing

As atividades de marketing da escola podem ser automatizadas por meio de canais digitais.

Não há necessidade de preencher manualmente o envio do fluxo de nutrição, postagens e outras operações. Portanto, sempre que possível, coloque a tarefa em um estado de condução automática.

Conclusão

O marketing digital é uma transformação positiva do mercado de valor, que precisa se reinventar para não abrir mão da capacidade de fazer do futuro o melhor caminho.

Com foco na natureza da diferenciação, o investimento das instituições de ensino em marketing digital irá torná-las mais lucrativas, e seu investimento na disseminação, atração e retenção de alunos é organizado e refletido em aspectos positivos.

Em resposta às novas demandas em escolas, faculdades, instituições de ensino a distância ou cursos públicos, a adoção de ferramentas de marketing digital tem desempenhado um papel estimulante.

Não existe uma fórmula ou combinação perfeita que possa ser replicada para cada organização, porque os dados pessoais variam muito, mas não usar ferramentas que possam ajudar no trabalho diário acabará por levar a perdas a longo prazo.

Embora essa taxa de adoção não seja alta em todas as categorias, as escolas que têm investido em tecnologia para melhorar sua gestão e eficiência na captação de alunos, fechamento de matrículas, organização de projetos, entre outros, obtêm melhores resultados e consegue enfrentar melhor os desafios.se sua dúvida é: como atrair mais alunos para minha escola usando o marketing digital, leia este artigo até o final.

Case

Veja o que nosso cliente falou sobre o projeto com uma universidade clicando aqui.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email