o-que-e-empreendedorismo-digital

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

22 de setembro de 2022

O que é empreendedorismo digital e como usá-lo para vender mais?

Com o advento da internet, fomos apresentados a uma nova maneira de empreender e inovar no mundo corporativo, além de um novo modelo de negócio: o empreendedorismo digital. 

Para empresas consolidadas, investir no empreendedorismo digital abre portas para a transformação digital. Ou seja, usar os recursos ofertados pela tecnologia para modernizar o seu negócio.

Já para quem deseja tirar os sonhos do papel e criar o seu próprio negócio, o empreendedorismo digital também é um bom caminho. Uma vez que os custos iniciais neste modelo são baixos, se comparados aos de negócios tradicionais.

Entretanto, assim como em um estabelecimento tradicional, alguns desafios vão fazer parte do processo. Mesmo assim, esse jeito de empreender tem as suas vantagens. Seja para quem está começando, como para quem já tem uma história no mercado e busca inovar. 

Por isso, vamos te mostrar o que é de fato o empreendedorismo digital e como você pode impulsionar o seu negócio através dele. 

O que é empreendedorismo digital?

Empreender é o processo de buscar soluções, inovar e idealizar novos negócios. Quando falamos em empreendedorismo digital, o processo é o mesmo. Todavia, a iniciativa consiste em usar os recursos do digital para montar ou operar um empreendimento. 

Usar a internet para começar ou escalar os resultados de um negócio que já existe é uma realidade das PMES, ou seja, pequenas e médias empresas. Um estudo realizado pelo SEBRAE em parceria com a FGV aponta que pelo menos 59% dos estabelecimentos do gênero usam as redes sociais para vender. 

Quer entender mais sobre esse conceito antes de continuar a leitura? O COO da V4 Company, Eduardo Torres, preparou um vídeo especial falando um pouco desse conceito e como você pode aplicá-lo na sua empresa. Além disso, estamos disponibilizando um material gratuito feito especialmente pra você empreendedor que está buscando vendes mais no digital. Acesse o material aqui!

Covid-19 e o empreendedorismo digital no Brasil

Negócios ao redor do mundo inteiro foram afetados pela pandemia de Covid-19 e o estabelecimento das medidas de distanciamento social. Para que os efeitos da crise sanitária não fossem tão drásticos, diversos negócios viram o empreendedorismo digital como uma alternativa. 

Segundo o estudo Recovery Insights: Small Business Reset da Mastercard, o número de pequenas e médias empresas brasileiras que migraram para o digital durante a pandemia cresceu em 208% em comparação com 2019.

Não só o número de empreendimentos na internet cresceu, mas o de potenciais clientes conectados também. Conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2021, 82% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Em resumo, o empreendedorismo digital encontra um terreno fértil no território brasileiro. Uma vez que a internet está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, estar na internet amplia as oportunidades de negócio e conexões de uma empresa.

As vantagens do empreendedorismo digital 

Em empreendimentos já consolidados, como empresas que contam com a sede física, o digital é uma forma de modernizar a operação e escalar o negócio. Tais processos levam tempo para serem colocados em prática e gerar resultados, por isso devem ser encarados como projetos de médio e longo prazo.

Ademais, ao empreender no ambiente digital você conquista novos públicos em cidades, estados e até países diferentes. Para isso, além de estruturar a operação no digital será necessário pensar em como divulgar o negócio, ou seja, nas estratégias de marketing digital.

Se você não tem um empreendimento consolidado mas deseja criar o seu próprio negócio, o empreendedorismo digital pode ser um caminho. Uma vez que existem diferentes maneiras de empreender e os custos iniciais são baixos.

Ao optar por empreender com o digital, você cria os seus próprios horários, metas e conquista a liberdade geográfica de trabalhar de onde desejar. 

Os desafios do empreendedorismo digital

Começar a empreender ou levar um negócio para o digital tem os seus desafios.

Se você está começando do zero, a primeira barreira a ser enfrentada é a da ideia. Para isso, será necessário pensar em qual tipo de negócio você deseja colocar no mundo.

Ademais, outro desafio para quem está começando no empreendedorismo digital é colocar o projeto em curso e começar a ganhar dinheiro com a ideia.

Enquanto isso, empresas que estão investindo no empreendedorismo digital possuem alguns desafios, como:

  • manter uma unidade; 
  • conectar as diferentes faces do negócio; 
  • treinar a equipe de colaboradores;
  • criar e colocar em prática o seu próprio plano de marketing digital.

Além disso, tanto quem está começando como os negócios que estão descobrindo o digital precisam estar preparados para encontrar os fornecedores certos. Lidar com a alta competitividade do mercado e as críticas do público consumidor são outros pontos indispensáveis.

Tipos de empreendedorismo digital

Além de lojas virtuais, existem outros exemplos de empreendedorismo digital. Abaixo, você confere algumas estratégias: 

E-commerce e Marketplaces 

Quando falamos em empreendedorismo digital, é impossível não associarmos o conceito às lojas virtuais. Vender produtos pela internet, através de plataformas como Mercado Livre, Magazine Luiza e Shopee é uma forma de ganhar dinheiro com a internet. 

Compras pela internet estão em alta e atraindo cada vez mais os consumidores. Um estudo realizado pela Neotrust aponta que o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% no ano passado, alcançando um faturamento de R$161 bilhões. 

Por mais que o seu estabelecimento tenha um PDV, usar a internet para vender pode ser uma forma de alavancar os seus resultados. Uma vez que o e-commerce segue em crescimento, apostar em comercializar os seus produtos online não é mais um plus, mas sim uma necessidade

Marketing de Influência 

Cada vez mais as marcas estão descobrindo as potencialidades de se associar aos influenciadores digitais e co-criar soluções. O conjunto de estratégias usadas para conectar influencers e marcas é o que chamamos de marketing de influência

Influenciadores digitais são um exemplo de empreendedores digitais. Como produtos, os influencers apresentam a sua imagem, o número de seguidores e o engajamento. 

Neste mercado, a lucratividade vem a partir de patrocínios e publis, ou seja, publicidade. Para que você ganhe dinheiro com essa estratégia, será necessário construir o seu público e produzir conteúdos relevantes para ser notado pelas marcas. 

Se você é uma empresa e deseja introduzir o marketing de influência nas suas estratégias, você precisará escolher os nomes certos para o seu negócio. Ou seja, não deve olhar apenas para o número de seguidores. 

Para isso, tenha em mente o público que você deseja se conectar e antes de fechar qualquer parceria. Além disso, busque informações e solicite o mídia kit. Esse material é usado pelos influenciadores para divulgar os seus números, públicos e trabalhos já realizados. 

Prestação de serviços

Uma maneira de começar no empreendedorismo digital é oferecendo os serviços prestados por você ou pela sua empresa na internet. Para isso, você pode contar com as redes sociais, caso seja uma empresa ou profissional freelancer. 

Se você está começando a ofertar os serviços que realiza pela internet, pode conquistar os seus primeiros clientes usando algumas ferramentas como 99freelas e Workana.

A importância das estratégias de marketing no empreendedorismo digital

Primeiramente, migrar um negócio para o digital exige planejamento, e principalmente resiliência. Para que você aumente a lucratividade dessa empresa com essa estratégia, será necessário estar atento ao seu negócio e ao mercado onde ele está inserido.

Outro ponto a ser observado é os investimentos a serem realizados. Se você deseja colocar o seu negócio na internet, as estratégias de marketing vão precisar acompanhar essa mudança.

Para isso não basta apenas criar perfis nas redes sociais ou colocar anúncios nos mecanismos de busca e redes sociais. Será necessário ir além e investir em estratégias de marketing digital. Você vai precisar delas para que o seu negócio se destaque frente a concorrência e para chegar ainda mais longe.

Dicas para vender mais com o empreendedorismo digital 

Você conseguiu despertar desejo pelo produto ou serviço oferecido através das estratégias de marketing, entretanto o que faltou para a conversão acontecer? Olhar para outros fatores. 

Abaixo, você confere algumas dicas para vender ainda mais pela internet: 

1- Atendimento e suporte

No empreendedorismo digital, não podemos contar com o aperto de mão e o olho no olho que são realidade dos empreendimentos tradicionais. A interação empresa – marca acaba sendo mais superficial por intermédio da tecnologia. 

Aconselhamos que você diminua essa distância. Para isso, busque ter diferentes canais para atendimento e suporte. 

Além disso, preste atenção às críticas e fique de olho na reputação do seu negócio em plataformas como o Reclame Aqui.

2- Experiência do usuário

O termo experiência do usuário vem do inglês ‘user experience’, e diz respeito às sensações e percepções do usuário ao interagir com um determinado produto digital.

Para que o usuário tenha uma boa experiência ao acessar o seu site, as informações devem estar claras, as CTAs precisam ser objetivas e o conteúdo precisa ser útil. 

Em resumo, o seu site precisa ser adaptável para diferentes formatos de acesso. Assim, tanto quem acessa pelo computador como quem acessa pelo celular pode ter uma boa experiência ao entrar em contato com o site.

Para isso, trabalhe em conjunto com desenvolvedores e profissionais de User Experience, pois eles têm as aptidões necessárias para planejar e desenvolver interfaces. 

3- Invista em um software de CRM 

Uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com vendas e marketing são os softwares de CRM. Através dele, gestores podem controlar o processo comercial, além de ter acesso a informações dos leads e clientes. 

Em suma, ao trabalhar com um software de CRM você conseguirá observar a jonada de compra dos seus clientes e identificar oportunidades de negócio. 

 [colocar aqui aquele conteúdo de como usar a internet para vender mais]

3 nomes do empreendedorismo digital para você acompanhar 

Existem várias maneiras de adentrar no universo do empreendedorismo digital. Uma pessoa com desejo em empreender pode optar por criar o seu próprio negócio, produzir conteúdos para a internet, revender produtos como afiliados, entre outras.

Além disso, cada vez mais empreendedores e criadores de conteúdo passaram a entender que o melhor não é escolher entre um modelo ou outro. Dessa forma, o pulo do gato está em combinar estratégias que combinem entre si. 

Abaixo, você confere a trajetória de três nomes do empreendedorismo digital e um pouco de suas trajetórias. 

1- Bianca Andrade 

Bianca Andrade, a Boca Rosa, é um dos grandes cases de empreendedorismo digital

Reprodução/Instagram

A empreendedora, influenciadora digital e ex-bbb Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, começou a sua jornada empreendora aos 16 anos. Apaixonada por maquiagem, ela criou um canal no YouTube e um blog para falar sobre o assunto. 

Em pouco tempo, Bianca viralizou na plataforma. Assim sendo convidada para participar de programas de televisão, entrevistas e participando de campanhas publicitárias. 

Hoje, aos 27 anos e com mais de 10 anos de carreira, Bianca Andrade acumula mais de 18 milhões de seguidores no seu perfil no Instagram. Além disso, a empreendedora também atua como CEO da sua própria holding de produtos de beleza, a Boca Rosa Company. 

2- Talis Gomes

Tallis Gomes é outro empreendedor digital de sucesso

Talis Gomes é natural de Carangola, em Minas Gerais. Formado em Marketing e Comunicação Social na ESPM do Rio Janeiro, o empreendedor começou cedo no mundo dos negócios. 

Ainda na adolescência, Talis iniciou o seu primeiro negócio revendendo celulares. Aos 19, o empreendedor fundou o seu segundo negócio, uma agência de gamificação de redes sociais. O negócio acabou quebrando, entretanto Talis não desistiu de ter o seu próprio negócio. 

Hoje, Talis é um dos sócios da G4 Educação, uma escola de negócios criada para ajudar líderes e gestores a gerar cada vez mais resultados. Além disso, Talis também é CEO da Singu, uma plataforma de saúde e beleza, e fundador e ex-CEO da Easy Taxi.

3- Dener Lippert

Dener Lippert é CEO e fundador da V4 Company, um dos grandes cases brasileiros de empreendedorismo digital

Para encerrar a nossa lista com chave de ouro, não poderíamos deixar de fora o nosso CEO, Dener Lippert. Reconhecido como um dos empreendedores mais promissores do país pela Forbes e autor do best seller ‘’Cientista do Marketing’’, Denner começou a empreender ainda na adolescência. 

Aos 17 anos e na cozinha da casa onde morava na época, em Canoas, no Rio Grande do Sul, Dener deu início às atividades da V4 Company. Ao passo que o negócio foi crescendo e gerando lucro, Denner alugou o primeiro escritório da nossa assessoria de marketing.

Após anos de trabalho duro, chegamos a marca de 200 escritórios espalhados pelo país e mais de 3 mil clientes ativos. Em 2021, demos um passo importante para que o nosso negócio cresça ainda mais: nos tornamos sócios do Grupo Dreamers, empresa responsável pelo Rock in Rio.

V4 Company e o empreendedorismo brasileiro

Há 10 anos, a assessoria de marketing da V4 Company trabalha para ajudar os negócios a venderem mais. Para isso, oferecemos soluções em marketing digital para que os nossos clientes saiam na frente e conquistem cada vez mais clientes. 

Desde que iniciamos as atividades até hoje, atendemos mais de 9 mil clientes de diferentes segmentos em todo país. Entre as empresas que já contrataram os nossos serviços, temos nomes como XP Investimentos, SmartFit, Melissa, Lebes e Oral Unic. 

logo v4 company blog