Thiago Souza

Thiago Souza

01 de abril de 2020

O que vem depois do Coronavírus?! | Looking Ahead

Março de 2020 e basicamente estamos vivendo a terceira guerra mundial contra o novo coronavírus, isso é fato.  Mas você já se perguntou como será quando a epidemia passar? Hoje o objetivo aqui, é mostrar para você como se preparar para este cenário de pós-guerra.

Segundo o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, devemos ter um colapso do nosso sistema de saúde nos próximos 40 dias e começarmos um ponto de recuperação entre julho e agosto, isso dentro de um pior cenário possível.

Quando trazemos este assunto para a economia, acreditamos que o tamanho do problema que esta pandemia pode gerar, vai ser sem sombre de dúvidas, a maior crise que já vivemos depois da segunda guerra e se não a grande depressão de 29, ou então pior, pois todos os negócios estão sendo afetados, desde o trabalhador autônomo até grandes redes do mercado.

Estamos vendo todos os tipos de negócios não podendo abrirem suas portas durante o lockdown horizontal e como consequência disso, terão de demitir muitos funcionários e teremos pessoas com menos capital em um futuro próximo.

Algumas previsões de mercado dizem que somente no setor de varejo, ocorrerão mais de R$ 5 milhões de demissões, sem contabilizar outros setores como o de industriais e serviços. Se a pouco tempo os dados mostravam que no Brasil, tínhamos um pouco mais de R$ 10 milhões de desempregados no país, se este pior cenário se concretizar os números tendem a crescer exponencialmente em um curtíssimo período de tempo.

Entretanto, por outro lado, vemos diversas ações sendo construídas para combater o novo Covid-19 e para que este pior cenário de guerra não ocorra. E vale a pena salientar neste ponto, que fazemos uma analogia a um cenário de guerra, porque historicamente grandes guerras nos proporcionaram outras inovações, como por exemplo, o próprio computador que surgiu em um esforço de guerra.

Em um contexto de guerra, todos os indivíduos colocam muito esforço em apenas um objetivo, geralmente derrotar o inimigo. O que não é diferente do que estamos vivendo atualmente. Todos recursos sejam eles intelectuais, estruturais ou financeiros, nos últimos meses estão todos alocados em combater o novo coronavírus. Este é um cenário de guerra mundial sim.

E com todos os esforços alocados em um só objetivo, podemos obter uma resolução muito mais rápida, evitando assim que o pior cenário aconteça, como por exemplo, o surgimento de uma vacina ou tratamento contra o coronavírus.

Outra vantagem em que o Brasil está alocado, é que não somos o primeiro país a enfrentar este problema, podendo assim, tomar decisões mais assertivas baseadas em como ações tomadas em diversos outros países se sucederam. Podemos observar assim, o que deu certo e o que deu errado.

E o que devemos fazer em meio a pandemia? 

Olhar para o futuro e tentar, ao máximo, não perder performance durante a crise. Você deve neste momento manter a sua postura e equilíbrio emocional perante estas situações. O principal aspecto que você deve preservar são as suas atitudes perante a este problema.

Se você perde o pensamento positivo e a saúde mental, os seus resultados podem piorar. Você como gestor ou gestora deve ter o controle nas suas mãos, e a única coisa que você tem controle neste momento é estar em busca de novas soluções para este momento, sempre tendo um pensamento positivo olhando o seu negócio a longo prazo.

Mitigando assim os problemas de curto prazo, para voltar ainda melhor no pós-guerra, planejando o seu negócio para os próximos anos.

Tenha em mente o seguinte pensamento:

“Nós vamos superar, tudo é questão de tempo. O melhor remédio para a ansiedade é o planejamento de longo prazo”. – Dener Lippert, CEO V4 Company.

Se você está confuso em meio a guerra que estamos vivendo atualmente, não deixe de assistir o vídeo que nosso CEO Dener Lippert gravou falando sobre o assunto. Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

logo v4 company blog