Capa blog estratégia da warner bross

Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

04 de setembro de 2023

Estratégia da Warner Bros para se tornar referência de filmes e televisão

Conheça a estratégia da Warner Bros para se tornar o sucesso que vai desde Senhor dos Anéis até Harry Potter, passando por várias mudanças de nomes e objetivos. Com uma jornada inspiradora que começou em 1923 e transformou a empresa em um dos 5 grandes estúdios americanos.

Vamos viajar no tempo, indo de volta para os primeiros dias da empresa fundada pelo sonho de 4 irmãos. E isso começa em 1889. 

Nasce a Warner Bros. Inc. 

Os três primeiros irmãos, Szmuel, Hirsz e Aaron Wonsal, emigraram para os EUA, vindos da Polônia em 1889, com a sua mãe. Você pode estar estranhando o sobrenome Wonsal e se perguntando onde está o Warner. 

Isso tem uma explicação. Quando chegaram nos Estados Unidos, os irmãos tiveram os nomes modificados para o inglês, como era comum na época. Szmuel virou Samuel, Hirsz virou Harry e Aaron se tornou Albert

E por fim, o nome da família, que era Wonsal até então, se tornou Warner. Logo, nasceram os irmãos Warner. O mais novo do grupo, Jack, nasceu em Ontário, no Canadá e por isso, já saiu de fábrica com um nome americano. 

Se instalando em Youngstown, em Ohio, Harry abriu uma sapataria. Já seu irmão, Sam, conseguiu um emprego como projecionista em Idora Park. Apesar de não saber na época, isso seria essencial para que os irmãos encontrassem o seu caminho rumo à indústria do entretenimento. 

Os primeiros passos dos irmãos Warner no entretenimento 

Esse projetor custou US$1 mil na época, o que é um grande investimento para uma família de imigrantes. Porém, os irmãos confiaram no potencial do negócio e decidiram investir nisso. 

Dessa forma, Sam e Albert compraram uma cópia do filme The Great Train Robery e caíram na estrada. Eles mostraram o filme ao redor de Ohio e no estado vizinho da Pennsylvania. 

As viagens pararam quando eles decidiram subir de nível. Sendo assim, nasceu o primeiro cinema dos irmãos. Chamado de The Cascade, o cinema abriu suas portas em 1903, na cidade de Newcastle. No ano seguinte, os irmãos expandiram seus negócios para a área de distribuição, fundando a Duquesne Amusement & Supply Company

Em 1905, eles abriram outro cinema, o Bijou. E em 1909, o caçula Jack Warner já tinha entrado nos negócios da família. Porém, como as taxas de distribuição dos cinemas se tornaram extraordinariamente altas. Dessa forma, os irmãos precisaram vender o negócio da família em 1910. 

Mas esse não era o final da trajetória. Na verdade, era apenas o começo. E, em 1912, eles entraram no mundo da produção de filmes, abrindo seu primeiro estúdio de gravação, pouco antes do começo da Primeira Guerra Mundial. 

Rio Tin Tin e o primeiro sucesso

Estudando a situação do mercado e o que estava relevante na indústria, os irmãos compraram os direitos para o seu primeiro grande filme: My Four Years in Germany. Baseado na guerra na Alemanha e no pós-guerra, o filme foi um sucesso. 

Dessa forma, gerando mais de 1 milhão de receita, isso permitiu que os irmãos abrissem o seu primeiro estúdio de verdade em 1918. The Warner Brother Studio, na famosa Sunset Boulevard em Hollywood, foi inaugurado. 

Apenas 5 anos depois, as receitas estavam indo bem e os irmãos adicionaram um pouco mais de caixa de um banqueiro, Motley Flint. Isso foi o suficiente para que eles pudessem incorporar a empresa. 

Sendo assim, em 4 de abril de 1923, a Warner Bros. Pictures. Inc. nasceu. O irmão mais velho, Harry, virou presidente e comandava os negócios na sede em Nova Iorque. Enquanto isso, Albert era o tesoureiro. Já Sam e Jack ficaram na Califórnia, focados em cuidar do estúdio. 

O sucesso de Rin Tin Tin

Porém, a empresa não tinha atraído o glamour de Hollywood. Mas tudo isso mudou quando o lendário Rin Tin Tin se tornou parte da família. O cachorro, um pastor alemão, havia sido resgatado durante a Primeira Guerra por um soldado americano e foi treinado para participar dos filmes. 

Quando estreou no filme Where The World Begins, foi como se ele tivesse se tornado o maior ator do mundo. Impressionado com o poder do cachorro de atrair o público, Jack Warner contratou o canino por surpreendentes US$1 mil por semana. 

Como a Warner Bros expandiu seus horizontes 

Em 1924, a Warner Bros já era o estúdio independente de maior sucesso em Hollywood. E isso permitia que eles competissem contra os gigantes da indústria, como National, Paramount e Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)

Maiores produtoras de filmes do mundo entre 2000 e 2021. Valores em bilhões de dólares.

Porém, apesar de ter chegado a essa posição com a ajuda de Rin Tin Tin, a empresa ainda estava muito longe do monopólio na indústria. E esse  era o objetivo inicial dos irmãos. 

A nova estratégia da Warner Bros 

Entendendo que depender apenas de uma estrela para se manter relevante não era uma boa estratégia, Sam Warner precisou fazer mudanças drásticas. Ele comprou a licença da tecnologia Vitaphone, da Western Electric. 

Apesar de Harry ter se oposto ao movimento, questionando as chances de sucesso, em 1925, a Warner Bros. finalmente comprou a patente da nova tecnologia. E mesmo não sabendo, eles tinham acabado de dar um passo rumo a nova era do cinema.

Com o seu próximo filme, chamado de The Jazz Singer, a Warner Bros decretou o fim do cinema mudo. Havia chegado a era dos filmes falados. Estrelado por Al Johnson, o filme foi um hit fenomenal. E por consequência, isso levou o estúdio a uma posição de destaque, se tornando um dos gigantes de Hollywood. 

Dessa maneira, a Warner Bros. Conquistou cinco vezes mais do que investiu. E, além disso, as suas contribuições foram reconhecidas pela academia, que lhes concedeu um Oscar especial 1929 por “revolucionar a indústria com o som”. Porém, a pessoa por trás dessa inovação, não viveu para receber o prêmio. 

Sam Warner faleceu em 1927, vítima de uma pneumonia. Apesar de não ter visto o sucesso dos seus investimentos, Sam revolucionou o cinema e transformou a empresa que fundou com seus irmãos em um império. 

Os próximos sucessos 

Conforme os hits continuavam, a Warner Bros pôde sair da posição de estúdio independente em ascensão, abrindo um estúdio muito maior em Burbank no ano de 1929. Eles ainda compraram a Stanley Corporation, uma franqueadora de cinemas e produziram mais de 86 filmes apenas em 1929

Algumas das produções mais memoráveis foram Lights of New York, o primeiro filme completamente falado. E logo depois, veio On With The Show, o primeiro filme falado e em cores. The Gold Diggers of Broadway também foi outro filme inovador, que revolucionou o uso de cores no cinema. 

Ou seja, a Warner Bros. Esteve à frente de duas grandes inovações da indústria que transformaram o cinema no que conhecemos atualmente: os filmes falados e depois os filmes coloridos

Eventualmente, na década de 1930, o estúdio havia expandido a sua produção para 100 filmes por ano. Além disso, eles controlavam mais de 360 cinemas dentro dos EUA e mais de 400 fora do país. Os irmãos também construíram o Warner Theater em 1931, para homenagear Sam. 

A animação se torna a nova estratégia da Warner Bros. 

Na década de 1930, a Warner Bros estava a todo vapor. Porém, além dos filmes convencionais, que o estúdio produzia às centenas, eles resolveram se arriscar no mundo das animações. Por isso, foi criado um pequeno departamento de animação dentro do estúdio, comandado por Tex Avery

Sendo assim, em 1931, os esforços deram os primeiros resultados. Os Looney Tunes, que viriam a se tornar personagens amados ao redor do globo, foram lançados. Chamado de Sinkin’ In The Bathtub, com Bosko como protagonista, a animação foi um sucesso imediato. 

As animações foram aclamadas pelo seu ritmo rápido e despretensioso. Além disso, o senso de humor sarcástico ajudou muito no sucesso das animações. Em 1936, porém, a Warner Bros achou a sua estrela. O Gaguinho, continua sendo um sucesso até hoje. 

Patolino e Pernalonga vieram logo depois e ajudaram na expansão do público da Warner Bros. Antes, o foco era nos filmes focados para adultos. Porém, com as animações, o estúdio conquistou o coração das crianças e isso foi impactante. 

Dessa forma, não foi uma surpresa quando as animações da Warner superaram as da Walt Disney Studios. Isso transformou a Warner Bros. na maior produtora de animações da América

A Warner Bros se torna o estúdio dos gângsteres 

Uma vez que as animações se estabeleceram, algo bem diferente estava acontecendo na Warner. Desde The Jazz Singer, a empresa estava focando em muitos musicais. Logo, a maioria das pessoas havia associado os filmes coloridos com musicais. E os irmãos não estavam felizes com isso

Dessa forma, conforme a demanda por musicais estava baixando. Por isso, o estúdio precisava achar um novo nicho de mercado para investir. Depois de muita pesquisa, eles decidiram investir em histórias mais realistas, que se diferenciavam dos musicais e das comédias. Em pouco tempo, a Warner estava produzindo filmes de gângster. 

Começando com Little Ceaser, a empresa lançou uma série de filmes relacionados ao tema, como Public Enemy, I Am A Fugitive From A Chain Gang, Scarface e muitos outros. Todos eles conquistaram o público com figuras antagônicas e carismáticas. 

Por consequência, o protagonista de Public Enemy, James Cagney, se tornou um dos gângster mais notórios de Hollywood e uma grande fonte de renda para a Warner Bros. Além disso, na década de 1930, o então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt anunciou o plano econômico conhecido como New Deal. Isso permitiu que o estúdio voltasse a se tornar lucrativo e pudesse aumentar os salários dos funcionários. 

Tudo isso ensinou uma lição importante para a Warner: a diversidade é um ponto chave para o sucesso. Ao investir nos filmes de gângster e animação, o estúdio não cometeu o erro de colocar todos os seus ovos na mesma bandeja. Isso fez com que eles pudessem crescer com diferentes públicos, expandindo a sua base de fãs ao redor do mundo. 

Os problemas começam a aparecer na Warner Bros 

A década de 1930 foi ótima para a Warner. Porém, com a aplicação do que ficou conhecido como Hays Code, a empresa precisou migrar para produções mais moralistas e com menos violência. 

Entrando no mercado dos dramas históricos 

Por causa do Hays Code, a Warner resolveu abandonar os filmes de gângster e focar em filmes históricos como The Petrified Forest e melodramas como Dark Victory. Isso trouxe outra estrela para o estúdio: Bette Davis. 

Ela atuou em 38 filmes em oito anos, entre 1932 e 1940. A popularidade de Bette fez com que o estúdio conquistasse tanta fama que ela ficou conhecida como “a quinta irmã”. 

Porém, para a surpresa de muitos, Davis estava insatisfeita com os papéis dados a ela e até tentou quebrar seu contrato. Contudo, ela perdeu o processo que abriu e precisou cumprir o seu contrato. Durante esse período, outro fato se tornou notório: muitos atores estavam insatisfeitos com Jack Warner, o que era o caso de Bette. 

Porém, ao mesmo tempo, esses mesmos atores e atrizes consideravam Albert e Harry Warner justos, o que causou uma divisão dentro do estúdio. Esse foi o primeiro grande problema que a empresa enfrentou em anos. 

Os irmãos se separam 

Durante as décadas anteriores, a Warner havia comprado diversas outras empresas e se dividido dentro de muitos departamentos. Porém, isso estava prestes a mudar. Na década de 1940, um processo conhecido como United States vs Paramount Pictures Inc. chocou o mundo do cinema. 

Os 5 principais estúdios dos EUA controlavam a grande maioria das salas de cinema do país, o que gerou um monopólio na indústria. Quando o júri decidiu em favor do governo durante o processo, isso precisou mudar. 

Dessa forma, a Warner precisou separar suas produções dos outros estúdios e abandonar o controle de muitas das suas salas de cinema. Um ano depois, os lucros da empresa caíram para apenas US$10 milhões

Os próximos anos foram seguidos por algumas decisões equivocadas de Jack Warner. Um exemplo foi a expansão para filmes 3D, uma vez que a televisão vinha se tornando uma adversária dos cinemas. Porém, esse movimento quase levou a Warner à falência. 

Os lucros caíram para US$2-4 milhões em 1956 e por consequência, os irmãos decidiram vender a empresa. Porém, secretamente, Jack havia formado um sindicato e comprado 90% das ações da Warner Bros. Sendo assim, no momento em que seus irmãos se aposentaram, ele, que agora era o acionista majoritário, se apontou como presidente da empresa. 

Os bros em Warner Bros já não existiam mais. Harry faleceu em 1958 e Jack nem mesmo foi ao seu funeral. Já Albert, faleceu em 1967 e não falava com o seu irmão desde a fundação do sindicato. 

A Warner olha para o futuro 

Com o passar dos anos, a demanda por programas de televisão continuou crescendo. Dessa forma, Jack decidiu entrar nesse mercado, ao invés de buscar alternativas para competir. Sendo assim, a Warner Bros. Television Unit nasceu em 1955. 

O novo segmento da empresa era condenado pelo genro de Jack, William. Apesar de ter se separado da sua família no passado, Jack Warner queria manter a Warner dentro da sua nova família para os anos que seguiam. 

As séries da Warner para a televisão se provaram um sucesso. Faroestes como Cheyenne e épicos como Maverick e 77 Sunset Strip ajudaram o estúdio a recuperar as perdas dos anos anteriores. 

Por consequência, nos anos 1961-63, a companhia fez mais de US$7 milhões em lucros. Isso representou um crescimento considerável. Nesse momento, a Warner decidiu olhar para o seu passado e voltar a investir em musicais. 

Comprando os direitos de My Fair Lady, um musical da Broadway, o estúdio conseguiu transacionar da época dourada de Hollywood para o que ficou conhecido como Nova Hollywood. E nesse intervalo, a empresa ainda foi para mais uma aventura, a Warner Bros. Records

A queda e a nova ascensão da Warner Bros. 

Conforme o tempo passou e a produção de filmes foi diminuindo, Jack Warner percebeu que com a sua idade avançada, ele não poderia continuar como presidente para sempre. Assim, ele resolveu fazer um movimento estratégico e vendeu o estúdio e a gravadora para a Seven Arts Productions em novembro de 1966, por $32 milhões de dólares. 

Porém, Jack não queria abrir mão do controle da empresa e continuou na posição de presidente. Um ano depois, ele se tornou vice-presidente da empresa e um produtor independente. Esse também foi o ano em que o estúdio conquistou sua nova estrela: Bonnie and Clyde

Infelizmente, em 1969, a Seven Arts desenvolveu sérias diferenças com Jack Warner, o que significou que a parceria não poderia continuar. Sendo assim, quando o conglomerado Kinney National Company fez uma oferta em dinheiro e ações de $64 milhões de dólares, o estúdio decidiu aproveitar a oportunidade. 

Com isso, Jack Warner, que estava enfurecido com a venda, migrou para produções independentes. Pouco tempo depois, ele se aposentou em 1973 e acabou falecendo em 1978. Isso marcou o final dos irmãos Warner. Porém, o estúdio que eles haviam fundado juntos, estava prosperando. 

A ascensão da Warner Bros. 

A Kinney Corporation era comandada por Steven J. Ross. Ele acreditava no uso da capacidade de grandes estrelas de atrair e cativar o público. Atores e atrizes lendários assinaram com a Warner, como Clint Eastwood, Barbra Streisand e Paul Newman

Isso fez com que as duas próximas décadas fossem repletas de filmes que marcaram gerações. Os filmes da telona estavam fazendo um enorme sucesso, como O Exorcista e Banzé no Oeste

Eles eram a prioridade do estúdio, que estava entrando no mercado de quadrinhos. Uma nova subsidiária chamada DC Comics foi criada para dar vida a personagens como Batman, Superman e a Mulher Maravilha. 

Em outro movimento estratégico, a empresa se uniu à 20 Century Fox em 1973 para co-produzir Inferno na Torre. Esse filme se tornaria o segundo mais lucrativo do ano de 1974. 

Time e Warner Bros: A fusão que mudou tudo 

No final dos anos 80, a companhia estava indo bem. As expansões e a diversificação do catálogo fez com que eles conquistassem uma larga parte do mercado e que a receita continuasse aumentando, apesar das mudanças nas tendências do cinema. 

Em 1989, a empresa também entrou no mercado da TV à cabo ao adquirir a Lorimar Telepictures. Porém, a união que iria mudar tudo viria um ano depois, em 1990. 

A Warner Communications se uniu com a maior empresa de comunicação da época, a Time Inc. Dessa forma, nasceu o maior grupo de entretenimento e comunicação do mundo: o Time Warner Inc. 

E depois disso, a empresa recebeu o sucesso de braços abertos. A Warner Bros. Studio Store foi criada em 1991 com merchandising especial para os fãs das produções. Variando entre Looney Tunes até figuras do Superman, tudo estava disponível. 

O WB Television Network foi lançado em 1995, direcionado especialmente para o público adolescente que queria assistir filmes pela televisão. O resultado foram clássicos como Buffy, a caçadora de vampiros, Lances da Vida e Jovem Bruxas

Em 1996, a companhia comprou a Turner Pictures por $7,5 bilhões de dólares. Isso fez com que a Warner tivesse acesso a canais como CNN, Cartoon Network, TBS e TNT

A Warner Bros. dos anos 2000 e hoje

Apesar da união Time Warner ter sido um sucesso monumental, a empresa continuou enfrentando altos e baixos durante os anos que se seguiram. Isso tudo antes de chegar a posição que ocupa atualmente. 

A fusão que não funcionou 

Em 2000, a então empresa sensação do momento, AOL, comprou a Time Warner em uma das piores aquisições da história do mercado americano. Devido a popularidade do .com, a AOL ganhou uma popularidade imensa e com isso, suas ações valorizaram muito. 

Isso fez com que a empresa comprasse a Time Warner por estrondosos $183 bilhões de dólares. Porém, quando a bolha do .com foi rompida, as ações da AOL começaram a despencar. Apenas um ano depois da fusão, a empresa declarou uma perda de $99 bilhões de dólares

Com a boa vontade da AOL diminuindo, a Time Warner se distanciou da AOL, até tirando a sigla do seu nome. Eventualmente, a empresa de internet se afastou da Warner em 2009, que foi comprada pela Verizon por $4,4 bilhões de dólares. Isso foi o suficiente para que a fusão entre a AOL e a Time Warner seja considerada a pior da história. 

A ascensão meteórica da Warner Bros. 

No final da década de 1990, a empresa comprou os direitos para produzir os filmes da saga Harry Potter. E com a chegada do novo século, os filmes começaram a ser lançados. E a partir disso, pareceu que as perdas que a empresa havia sofrido nos últimos anos estava sendo mascarada pelo sucesso fantástico da saga Harry Potter. 

A Time Warner uniu forças com a China Film Group Corporation, produzindo filmes em Hong Kong e na China. Em 2008, eles trouxeram a tecnologia Blu-Ray Disc, decretando a morte do DVD. 

Receita da Warner Bros. por segmento entre 2021 e 2023. Valores em dólares. 

Com o sucesso contínuo, a Warner trouxe outra trilogia de sucesso para o seu catálogo com os filmes do Batman dirigidos por Christopher Nolan. Além disso, os filmes da saga Hobbit, que antecedem O Senhor dos Anéis, foram alguns dos poucos filmes na história a chegarem à marca de $1 bilhão de dólares em 2015. 

União com a AT&T: uma nova estratégia da Warner Bros. 

Em 2018, a Time Warner passou por mais uma mudança significativa. Ela foi comprada pela US Telecom Company, conhecida como AT&T, por $85 bilhões de dólares. Com essa aquisição, a empresa foi renomeada para Warner Media, nome que carrega até hoje. 

O logo da empresa mudou para definir uma nova e moderna Warner Media. Com uma identidade distinta, o novo logo é utilizado em múltiplas plataformas e serviços de streaming. O novo logo estreou no filme Tenet, de Christopher Nolan, parceiro de longo prazo da Warner. 

O hoje e o amanhã da Warner Media 

Por mais que a Warner Media esteja em uma posição privilegiada dentro da indústria do entretenimento, os diretores entendem que as coisas não podem parar. Dessa forma, em maio de 2021, a AT&T decidiu fazer uma fusão entre a Discovery Inc. E a Warner Media para criar uma empresa só. E levar essa empresa a público. Assim, nasceu a Warner Bros. Discovery

Receita da Warner Bros. Discovery Inc. entre 2021 e 2023. Valores em bilhões de dólares. 

Lições estratégicas que a Warner Bros pode ensinar 

A empresa dos irmãos Warner começou com um projetor de $1000 dólares. E através quase um século, eles se tornaram um dos maiores nomes da história do entretenimento. Logo, existem várias lições que a empresa pode ensinar. 

1- Acredite nos seus objetivos 

O sucesso de um negócio depende muito de quanto seus fundadores dependem dele. Esse foi o caso da Warner. Sam Warner entendeu o potencial da indústria do entretenimento cedo e convenceu seus irmãos a investirem em um projetor.

Da mesma forma, o seu irmão mais novo, Jack, foi essencial para o sucesso do negócio. A sua determinação em fazer com que os filmes do estúdio dessem certo. 

2- Diversificar é essencial 

É possível afirmar que diversificar seu portfólio foi uma das principais razões para o crescimento da Warner Bros. Apesar de ter começado como uma empresa de distribuição, ter evoluído para outros nichos como animações, videogames, musicais e inovações tecnológicas foi essencial para que a Warner se tornasse a referência que é hoje. 

Através da diversificação, a empresa pode se manter viva quando outros campos estiverem falhando. E essa estratégia serve para qualquer segmento. 

3- Não tenha medo das dificuldades  

A Warner viu seus negócios crescerem muito rápido e experienciou um crescimento gigantesco em tamanho de operação. Contudo, a empresa também viu momentos sombrios, como a separação dos irmãos ou a fusão com a AOL. 

Dito isso, as diretorias que estão no comando durante esses períodos, souberam manter as coisas andando e não sucumbiram ao medo durante os tempos difíceis. Isso foi essencial para que a Warner seguisse de pé e se tornasse a empresa que é hoje. 

4- Seja inovador, não reativo 

No mundo dos negócios, por muitas vezes, é preciso dar o primeiro passo. Criar algo que ainda não existe e que muitos julgam impossível. Foi exatamente isso que a Warner fez. 

Seja criando o primeiro filme colorido, introduzindo som aos filmes ou sendo responsável pela transição do DVD para o Blu-ray, a Warner sempre esteve à frente do seu tempo. Sem esses movimentos, não é possível afirmar que as coisas seriam o que são hoje. O mercado precisa de inovadores. E sempre haverá espaço para os que assumem os riscos. 

Estratégias como as da Warner Bros. no seu negócio 

Como observamos ao longo do artigo, a Warner cresceu mesmo frente a uma série de dificuldades. E isso só foi possível através de um pensamento estratégico da diretoria, que soube unir inovação e qualidade nos momentos mais importantes. 

Por isso, a V4 Company, maior assessoria de marketing do Brasil, criou o método V4, capaz de diagnosticar o momento de qualquer empresa, além de criar soluções estratégicas para cada desafio. Isso é o que a diferencia de uma agência de marketing convencional.

Dessa forma, no marketing digital, é preciso pensar de maneira estratégica e ser resiliente, lições que a Warner Bros. tem ensinado há quase um século. Dener Lippert, fundador da V4 Company, costuma dizer que a solução para as ansiedades de um negócio é ter um plano de longo prazo. 

O objetivo da Warner Bros. sempre foi dominar o mercado. E esse sonho segue na empresa até hoje. Ou seja, é importante acompanhar o momento, mas nunca tirando o longo prazo de vista. 

Para entender melhor sobre o que a V4 faz, assista ao vídeo: O que a V4 Faz? 

logo v4 company blog