Time de inside sales da V4 Company, especialistas em vender online

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

17 de julho de 2022

Como vender online? 7 dicas para aumentar suas vendas

A pandemia de Covid-19 fez com que diversos negócios precisassem se reinventar e buscassem formas de como vender online. O que antes era visto como uma forma de complementar as vendas realizadas no ambiente físico, se tornou essencial para que diversas empresas resistissem ao vírus.

Neste texto, nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre como vender online, e alavancar os resultados do seu negócio com a internet.

Como vender online no pós-pandemia?

Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, empresa que monitora os números do comércio digital, as vendas pela internet bateram recorde de faturamento em 2021. Segundo o levantamento, a modalidade faturou mais de R$ 161 bilhões, valor esse 26,9% maior que o do ano anterior.

O estudo aponta que o número de pedidos aumentou em 16,9%, dessa forma sendo realizadas mais de 353 milhões de entregas. Entre os produtos mais vendidos, destacam-se os das categorias de: moda, beleza, perfumaria e saúde. 

Com o avanço da vacinação, diminuição das taxas de contágio de Covid-19 e flexibilização quase que total das medidas de isolamento e distanciamento, você deve estar se perguntando se ainda vale a pena investir em estratégias de como vender online. 

E a resposta para tal pergunta é sim! Como empreendedor ou empresário, vale a pena que você continue investindo em uma estratégia digital de como vender online. 

Apesar de estarmos voltando a vida como ela era antes da pandemia de Covid-19, alguns hábitos adquiridos durante o período vieram para ficar. E deles foi às compras on-line.

Uma pesquisa realizada pela NielsonIQEbit, e com participação da Bexs Pay aponta que as intenções de compra on-line seguem em alta. De acordo com o estudo, 91,7% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Ou seja, as compras online chegaram para ficar.

7 dicas de como vender online

Para quem deseja iniciar um negócio, ter um vender online é uma ótima maneira de começar, uma vez que não há os custos com a estrutura física de um negócio. 

No entanto, para quem tem um negócio já consolidado, vender pela internet é uma forma de expandir os negócios e conquistar novos públicos, sem que a geografia seja um fator impeditivo.

Assim como as lojas físicas, negócios que usam estratégias de como vender online tem as suas particularidades e precisam prestar atenção em alguns pontos. Se o seu negócio vende exclusivamente pelo digital, será fundamental que você trabalhe com planejamentos de marketing digital e afins. 

Para que o seu negócio se destaque frente a concorrência, não basta apenas existir no digital. É preciso usar as ferramentas certas e entender as especificidades do formato online. 

Abaixo, você confere 7 dicas de como vender online e turbinar a performance da sua loja no ambiente digital. 

1- Conheça o ciclo de vendas do seu produto

Para que você explore mais uma ferramenta de venda para o seu produto ou serviço, é necessário que você entenda o ciclo de vendas do seu produto. A partir desse conhecimento, você conseguirá fazer escolhas mais objetivas ao vender o seu produto pela internet.

2  – Planejamento

Primeiramente, coloque na ponta do lápis quais são os seus objetivos, ou seja, o que você deseja alcançar migrando ou explorando as potencialidades da internet para vender. Além disso, estipule os valores que você deseja investir na interface virtual do seu negócio. 

3 – Canais de vendas

Primeiramente, você não precisa estar em todas as redes sociais e marketplaces para que o seu produto gere lucro. O importante é saber escolher e investir nas plataformas certas. 

Dependendo da plataforma que você for usar ao vender online, é possível integrar o negócio aos famosos marketplaces, como por exemplo Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza.

Abaixo, você confere algumas plataformas que podem te auxiliar a levar o seu negócio para o virtual: 

4- Marketing digital

Marketing e vendas são áreas que dialogam entre si. Cabe ao marketing gerar a demanda, ou seja, criar campanhas e estratégias com a finalidade de divulgar um produto ou serviço. 

Já o setor de vendas será o responsável por dar andamento às demandas iniciadas pelo marketing. Ou seja, conduzir o cliente para que a venda ocorra. 

Para isso, os vendedores podem usar diferentes abordagens, entre elas o BANT e o Spin Selling, para qualificar os leads. Após a etapa de qualificação do lead, os profissionais podem colocar em prática os conhecimentos de pitch de vendas e afins para conectar-se com o cliente e fechar a venda.

Em situações de vendas online, o marketing digital será uma ferramenta chave para que o seu negócio seja visto e lembrado pelos clientes. O marketing digital vai ajudar você a vender online através de algumas ações, entre elas podemos citar: 

  • Anúncios nas redes sociais e mecanismos de buscas 
  • Estratégias de Inbound Marketing
  • Marketing de conteúdo

5- SEO

Um dos pilares da estratégia de marketing digital é o SEO. A sigla significa Search Engine Optimization e diz respeito a um conjunto de estratégias para otimizar sites. 

Sabe quando você busca por um produto e as opções de determinado estabelecimentos são as primeiras a aparecer? É isso que uma boa estratégia de SEO pode fazer pelo seu negócio. 

É comum associar estratégias de SEO apenas a blogs, no entanto, esse conhecimento de otimização pode ser usado em páginas de vendas, redes sociais e ecommers. Sendo assim, o SEO é uma excelente ferramenta para se investir ao traçar estratégias de como vender online. 

6- Redes sociais

Mas existe diferença de social media para marketing digital? A resposta para essa pergunta é sim. As redes sociais fazem parte das estratégias de marketing digital

As redes sociais são uma ferramenta interessante para adicionar as estratégias de como vender online. Afinal, elas são ótimas para atrair tráfego, construir um relacionamento com público e gerar engajamento

Abaixo, separamos alguns conselhos para você colocar em prática nas redes sociais do seu negócio:

  • Preocupe-se com a estética das redes sociais do seu negócio, para isso invista na identidade visual e no branding da sua marca;
  • Apresente fotos de qualidade dos seus produtos; 
  • Use as redes sociais para se conectar com o seu público, respondendo comentários e produzindo conteúdo diversos.

7- Atendimento

Seja no formato e-commerce ou PDV, ou seja, pontos de vendas, o atendimento ao público é essencial para etapas de vendas e pós-vendas. Ao vender online, você perde o olho no olho vendedor-cliente, entretanto há maneiras de como construir esse relacionamento de forma remota. 

Se você realiza vendas em um site proprietário, invista em uma ferramenta de chat para a sua página. 

Como a V4 Company pode ajudar o meu negócio? 

Para que o seu negócio decole vendendo pela internet, o primeiro passo a ser seguido após a criação da sua loja virtual é a elaboração de estratégias de marketing digital. Afinal, somente através de um planejamento bem definido que sua empresa começará a se destacar no digital. 

Entretanto, não é necessário entender como fazer isso sozinho. Para isso, você pode contratar profissionais capacitados como responsáveis pelas estratégias de marketing. Além disso, é possível terceirizar o serviço, contando com o auxílio de uma assessoria de marketing, por exemplo. 

Há quase uma década no mercado, a V4 Company trabalha auxiliando empresas a implementarem o processo de vendas pela internet, bem como na construção de estratégias de marketing digital. Tudo isso com um único propósito: gerar os melhores resultados para quem contrata os nossos serviços. 

Esse é o caso da Escola do Mecânico. Uma empresa focada na venda de cursos online que, através do Método V4, alcançou um faturamento de R$3,8 milhões no digital. Sendo essa apenas mais um dos milhares cases de sucesso da V4 Company

Lembrando que você pode começar a turbinar os resultados do seu e-commerce com a gente. Acesse o Playbook de Execução E-commerce e transforme o seu negócio digital em um poderoso imã de clientes. 

Por fim, se você quer  abrir o seu próprio negócio pela internet, mas ainda possui algumas dúvidas, temos mais uma dica para você. Assista ao vídeo do nosso Key Account Manager, Guilherme Lippert, sobre como escolher produtos certos para vender online.

logo v4 company blog