closer de vendas da V4 Company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

23 de agosto de 2022

Closer de vendas: qual o seu papel no time de inside sales?

Se você está por dentro do mundo dos negócios, já sabe que o comportamento das empresas e do mercado das vendas exige cada vez mais desenvoltura. Isso exige estar sempre atento às principais mudanças e estratégias que podem fazer o seu negócio prosperar. Ou ainda, nos principais profissionais que podem ajudar a mudar o jogo, como um closer de vendas.

Assim, uma dessas estratégias é investir em um time de Inside Sales, que podem potencializar ainda mais a suas vendas quando for unido a conhecimentos de Marketing digital. Por isso, hoje vamos te mostrar como o Closer pode ser um profissional muito assertivo para quem busca melhorar seu time de vendas interno.

O que é um Closer de Vendas?

Primeiramente, você precisa saber que o processo de venda se tornou cada vez mais sofisticado e estratégico. Isso significa que o processo envolve mais pessoas, que são responsáveis por diferentes aspectos de uma venda. E é em uma dessas etapas, que o Closer de Vendas desempenha um papel importante.

O Closer de Vendas nada mais é do que o vendedor especializado em fechamento de negócios. Uma das principais estratégias do time de inside sales é conduzir o cliente pelo funil de vendas, quando ele chega na última fase, o resultado ideal é a compra do produto ou contratação do serviço. 

Por isso o closer de vendas desempenha um papel tão importante, ele guia esses clientes até o objetivo final. Juntamente com a empatia pelas dores e vontades do cliente, é possível que o vendedor execute essa tarefa.

Leia mais sobre Inside Sales e Funil de Vendas no Playbook de Inside Sales que a V4 Company disponibilizou para você.

Como esse profissional atua em uma empresa

Em primeiro lugar, a principal atividade do closer de vendas na prática é escutar o cliente. Quando o cliente chega, ele já passou por duas fases do funil e já tem consciência das suas dores e necessidades. A missão do closer é guiá-lo até a solução: a compra do produto.

Quando o cliente chega à reta final de um lead, ele precisa decidir se a compra do produto será a solução que ele procura. Em outras palavras, o vendedor segue um passo-a-passo, conheça:

  1. Prospecção: quando a busca por clientes na fase final do lead, e potenciais clientes;
  2. Qualificação: descobrir quais as dores e problemas do cliente e, principalmente, se ele deseja a solução;
  3. Apresentação: mostrar como o produto ou serviço pode resolver os problemas e angústias do cliente;
  4. Envio da proposta: a primeira proposta é enviada ao cliente;
  5. Negociação: após avaliar a proposta, o cliente e o closer de vendas buscam um acordo que seja bom para a empresa e o cliente;
  6. Fechamento: o closer efetua a venda conforme as satisfações do cliente, que aceita a compra;
  7. Pós-venda: o closer de vendas continua mantendo uma relação com o cliente na busca pela fidelização.

Principais características de um closer de vendas 

Além disso, existem algumas características importantes que podem destacar um profissional competente, em um mercado cheio de opções. Se você busca ter um destaque na sua profissionalização enquanto closer de vendas, ou quer esse profissional na sua empresa, fique ligado nas principais características:

  • Ser um bom comunicador: a principal característica de qualquer trabalho que seja feito diretamente com pessoas é se comunicar de forma clara e direta;
  • Ter escuta ativa: isso nada mais é do que escutar de forma atenta e observadora as necessidades e dores do cliente, só assim você consegue estreitar laços e aproximar o cliente da compra e satisfação;
  • Ser empático: acima de tudo, conseguir se conectar e entender a fundo as necessidades do cliente e oferecer o melhor atendimento.

Sobretudo, manter uma estratégia de vendas eficaz, significa unir diferentes setores e conhecimentos de uma empresa, como o marketing. Se você ainda tem dúvidas, ou quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, leia o conteúdo exclusivo da V4 Company sobre o que é marketing digital.

Quais as principais vantagens de um Closer em um time de Inside Sales?

closer de vendas do time de inside sales da V4 Company

Até aqui já deu para entender que o Closer de Vendas desempenha um papel fundamental no fechamento das vendas. Justamente por ser especializado nisso, ele tem facilidade para prospectar novos clientes e fechar novos contratos. Além disso, manter um profissional focado em uma área específica, auxilia na gestão do setor de vendas.

A princípio, o closer de vendas deve guiar os possíveis clientes até o final do lead de oportunidades elaborado pelo time de inside sales. A partir disso, solidificar ainda mais a imagem do negócio para futuros clientes e para aqueles já fidelizados. Com os conhecimentos desse profissional, ele é capaz de analisar as etapas  do funil de vendas e mensurar os dados.

Com um funil de vendas bem estruturado, fica fácil para cada setor da sua empresa executar o trabalho da melhor forma possível. Outra vantagem desse profissional é a capacidade de fazer análise e entender, por exemplo, possíveis erros nas vendas. Como descobrir o que faz os clientes desistirem da compra na última etapa do funil, ou quais estratégias de venda e marketing não melhoram a experiência do cliente.

Mas é importante destacar que por mais estratégico que seja um closer de vendas no seu time, você deve preparar e montar um time de inside sales competente e que agregue ainda mais. E claro, não vai ser da noite para o dia que as suas vendas vão aumentar com a presença de um closer de venda. Esses processos exigem muita dedicação e investimento de tempo, conhecimento e dinheiro.

Como investir em um closer para seu time de vendas?

Na busca pela evolução do seu negócio, é sempre bem-vindo o auxílio de uma assessoria de marketing como a V4 Company. As habilidades de profissionais qualificados e com experiência em fortalecer negócios, são o caminho para a leva o seu negócio ao sucesso.

Se você quer saber como investir melhor em um Closer de Vendas, assista ao COO da V4 Company, Eduardo Torres, te explicar sobre tudo que você precisa saber sobre Inside Sales:

logo v4 company blog