capa-blog-v4-como-ser-um-bom-vendedor

Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

25 de setembro de 2023

Como ser um bom vendedor? 6 dicas para se destacar na hora de vender

Uma das perguntas mais comuns quando se trabalha com vendas é “como ser um bom vendedor?”. Apesar de parecer óbvia, essa questão assombra muitos vendedores. Por isso, nesse artigo, iremos dar algumas dicas preciosas que irão lhe fazer quebrar qualquer meta. 

Quais são as qualidades de um bom vendedor? 

Existe uma infinidade de produtos no mercado que são vendidos todos os dias. E para cada um deles, é necessário um tipo de conhecimento específico na hora de vender. Em seguida, iremos listar alguns dos mais importantes, independente do nicho de atuação. 

Habilidade de superar desafios: Não existe venda fácil. O que existe é vendedor que não aceita não como resposta e sabe como contornar rejeições. 

Capacidade de preparar boas reuniões: Estude as necessidades dos seus clientes. Isso irá lhe ajudar a entender melhor o que ele precisa e como você pode oferecer uma solução para os problemas dele. 

Habilidade de storytelling: Como dito no tópico anterior, o que você estiver vendendo precisa ser o herói que irá salvar o seu cliente. Salve o dia dele como o seu produto ou serviço. 

Saber construir um discurso: Um discurso de vendas coerente e pautado nos problemas do cliente faz toda a diferença. Torne esse discurso o mais personalizado possível. 

Interagir com o cliente: Ter um bom relacionamento com o cliente pode ser a diferença entre uma venda ou um não. E relacionamentos duradouros geralmente geram novas vendas. 

Criar um bom rapport: Tenha uma relação de empatia com seus clientes. Isso vai criar menos resistência por parte deles durante a venda. 

Saber como apresentar a empresa: Crie valor para a sua empresa. Ele poderia comprar esse produto de qualquer um, mas está comprando com você. Isso significa muito. Se posicione como especialista. 

Como se tornar um bom vendedor? 

Existem diferentes tipos de vendedores. Porém, todos precisam ter algumas características em comum para fazerem sucesso. Então, separamos aqui 6 dicas para você se tornar um ótimo vendedor. 

A preparação é a chave do sucesso 

Sempre reúna todas as informações que puder sobre a empresa para qual você está vendendo (em casos B2B) ou do seu comprador (em casos B2C). Dessa maneira, utilize todas as fontes de informação que conseguir, desde o site da empresa até as redes sociais da mesma. 

Ao mesmo tempo, esteja sempre um passo à frente. Entenda as possíveis objeções que podem surgir e como você pode passar por cima delas. Além disso, o foco nos meios de pagamento e quais condições você pode oferecer é sempre importante. 

Se puder, se informe sobre a pessoa com quem você está negociando também. Saiba mais sobre o seu jeito de ser, preferências e principalmente, seu estilo de negociação. 

Isso fará toda a diferença não apenas no seu discurso de venda, mas também ajudará durante a sua conversa. A empatia é essencial para uma boa negociação. Não tenha vergonha de pedir informações para colegas que possivelmente já negociaram com essa pessoa. 

Tenha uma estratégia na hora de apresentar as propostas 

Nessa fase, é preciso prestar muita atenção. Pegue tudo que você pesquisou até agora e tente apresentar soluções para os problemas que você identificou. Na hora da reunião, saiba navegar pelos “nãos” e “sim” do cliente. Além disso, entenda como reformular suas propostas e saiba quais alternativas utilizar. 

Saiba como utilizar uma linguagem objetiva e mostre o valor de todas as alternativas que você está apresentando. Não tenha vergonha de aguardar as contrapropostas do cliente, mas não ceda onde não puder. Lembre-se das suas metas e tenha sempre as condições de pagamento sempre na ponta da língua.

Seja o maior especialista sobre o que você está vendendo 

Não existe time de marketing perfeito. Ou seja, seu cliente sempre terá dúvidas sobre aquilo que você está vendendo. Por isso, é essencial que você saiba tudo sobre o que você está vendendo

O maior especialista sobre o seu produto precisa ser você. Isso fará com que você se posicione como especialista e ganhe mais autoridade perante seu cliente. 

Saiba ser seguro e flexível 

Como vendedor, você precisa aprender que as vendas são corridas com obstáculos. Ou seja, ganha quem souber conceder mais sem comprometer suas metas. Por isso, é essencial saber qual caminho a proposta está tomando e começar a acertar os detalhes finais. 

Dessa forma, fica evidente que o bom vendedor precisa de paciência. Não seja um vendedor que fala demais para impressionar seu cliente. Ouça quais são as dúvidas, problemas e objetivos do seu cliente e responda com coisas relevantes. 

Feche sua venda no timing correto 

Quando você chegar nessa etapa, é preciso que as condições e termo da venda já estejam na cabeça tanto do vendedor quanto do cliente. Agora, é hora de se encaminhar para o fechamento. 

Dessa forma, resuma tudo aquilo discutido com o cliente e deixe bem claro quais foram as concessões feitas da sua parte. Ou seja, faça o cliente perceber que está fazendo um bom negócio. E no final, saiba perguntar se essas condições atendem às expectativas do cliente. 

Se ele permanecer relutante, exponha mais às consequências negativas de não fechar o negócio. Como dito anteriormente, seja seguro, porém, saiba ser flexível. 

Caso nada disso funcione, tenha sempre uma concessão final pronta como ultima cartada. Assim, ter um coelho na cartola pode ser a diferença entre uma venda fechada ou um lead desqualificado. 

Crie um senso de compromisso com o cliente 

Aqui, você precisa transformar tudo que foi conversado até então em realidade. Se puder, faça isso por escrito. Além disso, tenha tudo planejado, desde o envio dos documentos até os possíveis follow ups que serão feitos. 

A maioria das vendas não acontece no primeiro contato. Ou seja, saiba como fazer retorno com o seu cliente sem que ele perca a paciência com você

Isso tudo fará com que você aprimore o relacionamento com o seu cliente, e ao longo prazo, esse relacionamento fará toda a diferença. Nunca esqueça que é muito mais fácil e barato vender para um cliente recorrente do que para um cliente novo

Aprenda a ser um bom vendedor com os melhores do mercado 

Essas dicas que passamos são apenas o topo do iceberg quando o assunto são vendas. Ou seja, apesar desse artigo ser de grande valia, você pode sentir que precisa de mais para se tornar o vendedor que vai quebrar qualquer meta. 

Pensando nisso, Dener Lippert, fundador e CEO da V4 Company, maior assessoria de marketing do Brasil, criou o Scout. Essa formação é ideal para quem quer aprender com os melhores vendedores do mercado. 

A criação do Scout passa pela mentalidade da empresa, que parte do ponto de que o marketing só é marketing quando vende. É isso que separa uma assessoria de marketing, como a V4, de uma agência de marketing, tão comuns no mercado. 

O Scout tem uma duração de 4 semanas, contando com aulas gravadas e ao vivo. Além disso, você aprenderá quais foram as técnicas de venda que ajudaram a V4 Company a fechar contratos com grandes players do mercado como SmartFit, Ifood, Lugano e XP Inc, entre muitas outras. 

Além de tudo isso, você ainda pode se tornar um sócio da V4 Company. Isso mesmo, os melhores vendedores de cada turma são convidados a fazerem testes dentro da empresa, podendo se tornar um investidor da companhia. Portanto, para conhecer mais sobre e se tornar um vendedor que faz a diferença em qualquer empresa, clique no link a seguir: Quero me formar!

logo v4 company blog