Hunter e farmer no time de inside sales ad v4 company

Hunter e Farmer: qual a diferença entre os perfis de vendedores?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

17 de agosto de 2022

É essencial escolher os melhores profissionais que irão fazer parte do time de Inside Sales da sua empresa. Você sabia que existem perfis diferentes de vendedores? Sim, os dois principais mais conhecidos são Hunter e Farmer

Trabalhar diretamente com o público nem sempre é uma tarefa fácil, muitas vezes isso exige um conhecimento estratégico na hora de montar esse time. Entender as vantagens e desvantagens desses perfis é um grande passo se você deseja aumentar o rendimento do seu negócio. 

A princípio, o mundo das vendas é um mercado concorrido e, quanto mais táticas de venda, de Marketing digital e de investimento de conhecimento e dinheiro, mais chances você tem de fortalecer a sua marca. Por isso, saiba que no mundo dos negócios sempre há um jeito de fazer mais e ganhar mais, mas não se esqueça que não existem milagres. Todas as estratégias precisam de tempo para semear.

Neste artigo você vai descobrir tudo que você deve saber sobre os perfis de vendedores Hunter e Farmer. 

Quem são os profissionais de Hunter e Farmer?

Cada empresa de vendas e serviços, possuem seus nichos específicos e precisam atender diferentes demandas dos clientes. Do mesmo modo, o time de vendas precisa estar organizado estrategicamente para atender as necessidades da empresa. E é nesse processo que os perfis Hunter e Farmer cumprem um papel importante, conheça quem são:

Hunter

Desde já, saiba que a palavra Hunter é traduzida do inglês como “caçador”. Esse vendedor tem um perfil mais agressivo e focado em prospectar contatos (também conhecidos como leads) e transformá-los em clientes. Nesse sentido, o Hunter está sempre em busca de novos clientes de forma assertiva e persuasiva.

Esse vendedor tem como objetivo garantir o maior número de vendas ou contratos possíveis. Geralmente ele consegue prospectar os clientes que já estão cientes da necessidade ou vontade de consumir determinado produto ou serviço, e podem fazer a comprar imediatamente.

Farmer

Enquanto o vendedor Farmer, conhecido como o vendedor “fazendeiro”, tem uma abordagem que prioriza a experiência e satisfação do cliente. Ou seja, esse perfil cativa e cultiva os novos clientes, sem pressa e disposto a dedicar o tempo necessário para conquistar o cliente.

Além disso, o Farmer também faz um acompanhamento mais próximo das contas e também se encarrega do relacionamento com possíveis clientes, que se encaixam na persona da empresa, mas ainda não estão prontos para chegarem ao fundo do funil.

Inside Sales

Desde já, você consegue entender que pensar cada detalhe do seu negócio de forma estratégica fortalece ainda mais a sua marca e aumenta os lucros. Escolher um bom time de marketing, assim como um time de vendas faz toda a diferença. 

Se você deseja se aprofundar ainda mais em assuntos desse nicho, a V4 Company disponibiliza para você o Playbook de Inside Sales, um material exclusivo para quem deseja melhorar as estratégias de vendas. E se você ainda tem dúvidas sobre o que é marketing digital, também temos um conteúdo especial para você.

Pensar nesses aspectos de um time de vendas abre margem para um inovação na equipe. Além de melhorar os processos internos de vendas, ele amplia o faturamento ao final do mês e, claro, mantém a saúde financeira do negócio.

Vantagens de um profissional de hunter e farmer no seu time

Antes de mais nada, até aqui você já viu que esses dois perfis possuem focos e habilidades diferentes, mas principalmente que nenhum é melhor que o outro. Pensar de forma estratégica na hora de selecionar os melhores vendedores para um time de vendas internas é saber combinar os diferentes perfis, assim como os planejamentos de marketing digital. Afinal, quanto maior a sintonia entre os setores, mais força o seu empreendimento ou serviço tem. 

Os perfis Hunter e Farmer podem se complementar em muitos momentos. Se você sente que a sua empresa precisa de um crescimento no número de clientes e operações de venda feitas, o Hunter é o seu vendedor ideal.

Com base nos contatos e nos dados disponíveis em sistemas como o CRM, ele consegue identificar os clientes dispostos a fazer a compra, e dar continuidade ao crescimento do seu negócio.

Bem como, o vendedor Farmer é quem você aciona quando busca fidelizar os clientes. Afinal, quando você adquire um serviço ou um produto, ter uma boa experiência de comprar faz a diferença certo? É a partir dessa lógica que muitas pessoas se fidelizam a uma marca, principalmente quando ela oferece um atendimento focado na experiência do cliente e não na compra em si. 

Geralmente nesses casos, a compra é uma consequência do tratamento do cliente. Além disso, o Farmer só investe em prospects que valem a pena, ou seja, aqueles que se encaixam na persona. O vendedor fazendeiro é aquele que colhe os frutos depois do plantio e da espera.

Começando seu time de inside sales

Dar o primeiro passo para a mudança nem sempre é uma tarefa fácil. A gente sabe que o mercado de marketing e vendas muda rapidamente e é preciso acompanhar diversas variáveis, como o número de vendas, os rendimentos e retornos financeiros. Ainda mais quando se faz necessário unir outros conhecimentos como o marketing digital e o setor de vendas. 

Seja como for, o apoio de uma assessoria de marketing como a V4 Company pode facilitar o crescimento da sua empresa. Com profissionais qualificados em diversas áreas como inside sales, marketing digital e diversos conteúdos disponíveis para você que busca aprender mais. Além da consultoria para essas áreas, como por exemplo, saber como escolher os melhores profissionais, como hunter e farmer, para o time de vendas.


Para se aprofundar ainda mais nesse assunto, o nosso COO Eduardo Torres fala tudo que você precisa saber sobre inside sales. Assista ao vídeo:

certificado gptwverificado reclame aqui