Marketing digital no instagram: sua rede gerando vendas

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

18 de agosto de 2022

Se você está em busca de uma maneira de aumentar suas vendas, sem dúvida já pesquisou bastante sobre o que é marketing digital. Assim, é muito provável que durante essas buscas o uso do marketing digital no Instagram tenha sido mencionado como uma das estratégias.

Isso não acontece por acaso. Segundo o relatório DataReportal, publicado em fevereiro de 2022,  já são mais de 119,5 milhões de usuários ativos na rede social no Brasil. Ou seja, o equivalente a 55,6% da população total do país. 

Vale destacar também que, ainda segundo o DataReportal, o Brasil é o 4° país com maior média mensal de tempo online na plataforma, com 15,6 horas por mês. Ficando atrás apenas de Turquia, Argentina e Indonésia. 

Ou seja, se você não está investindo em estratégias de marketing digital no Instagram, você pode estar deixando de ganhar dinheiro. Por isso, hoje vamos te mostrar qual a forma correta de usar sua rede social como uma aliada no seu negócio. 

Marketing digital no Instagram é para todos?

Não existe uma lista de segmentos que podem ou não estar no Instagram. A realidade é que hoje nós temos uma grande variedade de perfis das mais diferentes áreas. O que importa, no final das contas, é a maneira como você vai se posicionar naquele canal, e não o tipo de produto que você está vendendo.

Isso fica mais explícito quando comparamos perfis que vendem um produto com  os que oferecem um serviço. Enquanto o perfil de serviço provavelmente usa o Instagram para gerar mais autoridade, o perfil de venda pode, além disso, vender diretamente pela plataforma.

Para saber se é interessante para um negócio estar presente no Instagram, é preciso antes entender quem é o seu público e como ele se comporta. A partir desta análise é possível elaborar estratégias de marketing digital no Instagram.

Como usar o marketing digital no Instagram

Unsplash

Antes de pensar em estratégias mais específicas e elaboradas, é importante lembrar que apenas seguir as boas práticas já contribuem para aumentar sua relevância no Instagram. 

Ou seja, desde ações mais básicas como não infringir nenhuma regra da rede até o uso de linguagem e imagem. Além disso, é preciso pensar em algumas outras coisas, como:

Entenda quem é sua Buyer Persona

A Buyer Persona é a representação do seu cliente ideal. É um personagem fictício construído com base nos dados do seu público alvo e do público que já é seu cliente. Ou seja, a persona é muito mais do que apenas um público alvo, afinal, tem nome, profissão, gostos e preferências.

Dessa forma, é de extrema importância ter uma ou mais personas definidas, de acordo com seus produtos ou serviços. Assim você consegue entender os gostos e preferências dos clientes que está visando atrair. A partir da persona é possível definir quais estratégias serão aplicadas.

Além disso, a persona não faz parte apenas da estratégia de redes sociais, é ela que vai guiar todo o caminho do marketing digital da sua empresa, seja ele no Instagram ou não. 

Use o Instagram for Business

Uma das maiores provas de que o Instagram também é um espaço para empresas, é que a rede social disponibiliza recursos diferenciados para marcas que utilizam a rede de forma profissional.

Ou seja, você pode ter uma fanpage no Facebook que, conectada à sua conta no Instagram, possibilitando o uso do Meta Business Suite. Essa é uma plataforma com diversos recursos que podem impulsionar seu negócio. Aqui você pode agendar publicações, obter dados, fazer anúncios etc.

É claro que, se para o seu negócio não faz sentido ter uma fanpage, você ainda pode ter o Instagram for Business no aplicativo móvel. Para isso, basta apenas mudar o seu perfil de conta pessoal para comercial. 

As vantagens de usar essa rede de forma profissional são muitas, especialmente em relação aos dados fornecidos e a possibilidade de trabalhar com tráfego pago, alcançando um número maior de pessoas e mais rápido.

Defina um tom de linguagem

Antes de começar a fazer as publicações no Instagram, é preciso definir como você pretende se comunicar com os seus seguidores. 

Passar por essa etapa é fundamental, pois as redes sociais permitem um tom mais descontraído para se comunicar com o consumidor. Entretanto, é necessário muito cuidado ao definir a linguagem que será adotada, afinal nem tudo pode fazer sentido para uma marca.

Então antes de escolher qual será o tom das publicações, leve em consideração a linguagem que você já utiliza nos outros canais em que está presente. Além disso, é claro, a linguagem deve estar de acordo com o seu segmento. 

Uma empresa que vende produtos de moda provavelmente irá se posicionar diferente de um perfil de um escritório de advocacia, por exemplo.

Além disso, lembre-se que o Instagram permite o contato direto com seus usuários. Ou seja, se você escolhe uma linguagem inadequada, é provável que você não consiga estabelecer uma conexão com os seus seguidores

Conexão é a palavra chave quando o assunto é marketing digital para Instagram.

Encontre sua identidade visual

post de marketing digital no instagram da V4 Company
Post do Instagram da V4 Company mostra um pouco da indentidade visual da marca

Se você visse apenas as cores vermelho e amarelo, ou dois arcos amarelos, saberia dizer de que marca estamos falando? Identidade visual é isso. Ou seja,  utilizar o design para associar cores, formas e tipos à sua marca, para criar um registro na memória do usuário.

Assim a identidade visual é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital para o Instagram. Afinal, ela é tudo aquilo que envolve a forma como o usuário vê a sua marca. Ou seja, desde a criação de um logotipo ou logomarca, definição das cores que serão utilizadas, formas e texturas. 

Além disso, é indispensável que essa identidade esteja ligada ao que uma empresa quer transparecer. Por isso, contar com características que de fato representam sua marca, e que sejam capazes de causar emoções e sensações nos usuários

Afinal, a identidade visual causa impressões e sensações no usuário. Portanto, precisa estar de acordo com a imagem que você quer passar para o seu cliente e o tipo de produto que você vende. 

Ressaltando que essa tarefa precisa ser realizada por um profissional que trabalhe com design ou até mesmo uma agência de marketing. São essas pessoas que estudaram e possuem conhecimento técnico capaz de fazer as pessoas se identificarem com uma marca pela aparência. 

Tenha um calendário de postagens 

Organização é essencial para qualquer aspecto da nossa vida, não é mesmo? Não seria diferente no Instagram. Muitos pensam que por ser uma rede social, apenas “postar e acabou” é o suficiente. Hoje já sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. 

Para que uma estratégia de marketing digital para Instagram seja bem sucedida, é fundamental ter um calendário de publicações.

Esse calendário pode ser previsto toda semana, mês a mês ou até mesmo trimestralmente. Entretanto, antes do calendário, é preciso definir a frequência de publicações que fazem sentido para a marca. 

É importante lembrar que o Instagram e outras redes sociais têm exigido cada vez mais das marcas um ritmo de postagem acelerado. Mas cuidado, nem sempre quanto mais, melhor

Na hora de montar um cronograma, pense que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Vale mais a pena postar um reels bem elaborado, do que 5 posts com fotos de baixa qualidade. 

Por isso, é sempre bom entender alguns passos, como:

  • pense primeiro no que você quer comunicar ao seus clientes; 
  • preveja promoções; 
  • entre nas trends do momento; 
  • saiba quais são as datas comemorativas daquele mês; 
  • tenha posts interativos, etc. 

Depois disso, é o momento de definir como você quer se comunicar. Nesse momento é bom estar alinhado com a linguagem e com todo o posicionamento que a marca tem tanto online quanto offline. Tudo definido? hora de colocar a mão na massa.

Conheça e use os diferentes formatos Stories x Feed x Reels

O Instagram é uma rede social que oferece inúmeros formatos de conteúdo dentro de sua plataforma. Existem stories, reels, explorar, feed, fotos e até mesmo lojas. 

Com tantas opções pode parecer difícil escolher qual deles você deve direcionar seus esforços. Entretanto, não existe uma resposta além de “depende” para esse questionamento. Por isso, ao se tratar de marketing digital no Instagram, o ideal é buscar um equilíbrio.

Algumas ferramentas são mais trabalhosas que outras, exigindo mais tempo para ser produzido, como é o caso do reels. Apesar do formato permitir apenas vídeos curtos, é preciso editar e fazer algo interessante para os usuários, necessitando de um tempo maior de produção. 

Assim, busque “fazer um pouco de tudo”. Sempre com um bom senso do que é adequado ou não. 

Utilizar todas os formatos é fundamental para que o algoritmo do Instagram faça você ter mais visibilidade. Entretanto, é ideal que seja feito um balanço entre o que a sua marca precisa, seu posicionamento e o que de fato é possível ser feito.

Entenda o algoritmo

Muito se ouve falar de algoritmo e, muitas vezes, ele é o vilão do social media. Quem nunca ouviu que “a culpa é do algoritmo”? Mas afinal, o que é algoritmo e por que ele é tão importante em uma estratégia?

Algoritmo são códigos, como robôs, que definem o que vai aparecer no feed do usuário. Entretanto, essa escolha é baseada em diversos fatores, como interesse e tipo de interação. 

Mas por que é importante saber disso? São os algoritmos que vão definir para quem (e se) serão mostradas as publicações da sua marca. Por isso, é indispensável saber muito bem para quem direcionar suas publicações, usando o algoritmo a seu favor.

Use anúncios no Instagram

Como mencionamos no início desse texto, o Instagram para empresas permite que anúncios pagos circulem na rede. Essa é uma estratégia fundamental para quem quer atrair mais pessoas para o seu perfil e apresentar seus produtos e soluções. 

Os anúncios podem ser feitos direto do aplicativo móvel ou pelo Meta Business Suite. 

anuncios da v4 company como estratégia de marketing digital no instagram
Anúncio da V4 Company feito no Instagram

Assim como os anúncios no Google, o Instagram permite a segmentação por campanhas. Ou seja, você consegue direcionar os anúncios por idade, gênero, localização e interesses. Dessa forma, você consegue atingir o público que está realmente interessado no produto ou serviços que você oferece. 

Entretanto, é importante ressaltar que os anúncios pagos devem ser uma estratégia que serve para complementar a estratégia de crescimento orgânico nessa rede social. 

Sendo assim, é muito bom investir em anúncios no Instagram, mas eles não devem ser a sua principal estratégia. Afinal, há grandes chances de não funcionar caso isso não seja feito corretamente, e você acabar direcionando recursos para o local errado. 

Por que investir em marketing digital no instagram? 

Bom, até aqui você já sabe o quão relevante é estar com o seu negócio ativo no Instagram, além de entender melhor as boas práticas. Entretanto, a rede vai mesmo além do engajamento? 

Segundo o DataReportal já são mais de 1,48 bilhões de usuários ativos na plataforma, que vem mudando cada vez mais seu viés. Se antes a rede social era usada em um cenário mais estético, hoje já são mais de 187,6 milhões de usuários que encontram anúncios na guia “Loja” do Instagram a cada mês. Como podemos ver no detalhamento da pesquisa abaixo: 

Print do levantamento feito pela DataReportal

Ou seja, só o Instagram Shop já ocupa 12,7% dos anúncios em relação ao total do alcance da publicidade na plataforma. Mostrando que além de marketing no Instagram, gerando engajamento com sua empresa, é possível vender de forma mais assertiva dentro da plataforma. 

Marketing digital que vende no Instagram 

Você já entendeu que o Instagram é uma das redes mais usadas e lembradas do mundo. Ou seja,  não há dúvidas do potencial de impacto que essa rede social tem para negócios. 

Estar no Instagram hoje já é visto como uma obrigação das empresas. Afinal, essa rede pode, de fato, gerar mais vendas, fazendo seu negócio crescer. Seja através do próprio marketing digital no Instagram, quanto o uso assertivo do próprio Shop alinhado a sua estratégia. 

Entretanto, é importante lembrar que uma estratégia de marketing digital nunca funciona sozinha. O Instagram pode, de fato, aumentar suas vendas. Porém, esse não é o único canal que uma empresa deve investir na hora de pensar em expandir seu negócio. 

Para isso, é necessário estar presente no máximo de canais possíveis em que seu público se encontra. Afinal, é dessa forma que você vai usar o digital para encurtar a jornada de compra do consumidor moderno. 

Vendendo mais pelo Instagram com a V4 Company

Se você acha que já está pronto para começar a executar estratégias de marketing digital no Instagram, nós preparamos um material exclusivo da nossa assessoria de marketing para você.

Acesse agora sua planilha de indicadores para o Instagram!

Entretanto, se você ainda quer entender um pouco mais sobre como fazer sua rede social gerar vendas, nosso COO, Eduardo Torres, vai te explicar como a V4 Company entende o marketing digital para o Instagram no vídeo abaixo. 

certificado gptwverificado reclame aqui