estratégias de retenção de clientes

Conheça 5 principais estratégias de retenção de clientes

V4 Nazar e Co null

V4 Nazar e Co

26 de janeiro de 2023

Tanto novos empreendedores quanto aqueles que já estão no mercado há algum tempo, sabem o quanto a retenção de clientes é importante para garantir que seu negócio prospere. No entanto, será que quando chega o momento de praticar a retenção, todos os empreendedores sabem como fazer isso de maneira correta e eficiente?

Manter clientes fiéis a um negócio, seja ele digital ou físico, não é uma tarefa tão simples quanto alguns pensam que é.

Especialmente nos dias de hoje, quando o mercado todo avança em uma alta velocidade. Sendo assim, aquelas empresas que não acompanham essa evolução constante do mercado, acabam sendo deixadas para trás. 

Para que isso não aconteça, é importante ter conhecimento e saber como aplicar as estratégias de retenção de clientes que vão reter clientes ao seu negócio. Mas como fazer isso?

Neste artigo nós vamos te mostrar quais são as principais estratégias de retenção, que vão permitir que seus clientes continuem fiéis a você e ao seu negócio.

Mas afinal, o que é retenção de clientes?

Antes de tudo, precisamos explicar exatamente do que se trata o ato de reter clientes. Afinal, tanto os novos empresários quanto os veteranos precisam saber como manter uma base sólida de clientes em seus respectivos negócios. Esse é um dos tópicos que permite que uma empresa se mantenha relevante no mercado. 

A retenção de clientes é a competência que uma empresa possui de manter uma base de consumidores ativos e fiéis a ela. Ou seja, ainda que surjam novas empresas no mercado com o mesmo tipo de produto ou serviço, estes consumidores fiéis não migrarão para a concorrência.

As estratégias de retenção funcionam como uma manutenção, a qual permite que os clientes se mantenham fiéis à empresa e as soluções que ela oferece. Dessa forma, é possível ter clientes leais à empresa, e que contribuem com seu crescimento.

Quais os benefícios trazidos pelas estratégias de retenção de clientes?

Quando começamos a falar sobre reter clientes leais à uma marca e seus produtos ou serviços oferecidos, muitos empresários ficam surpresos ao descobrir o quanto essa ação é importante. 

Ao trabalhar a retenção de clientes, estabelecendo estratégias que geram resultado, as empresas não estão apenas agregando valor para si, mas também garantindo sustentabilidade a sua marca

Além do mais, o que muitos empresários não sabem, é que as ações necessárias para manter clientes valem muito mais a pena do que as ações geralmente utilizadas para conseguir atrair, e trabalhar toda a conversão de mais leads.

Sendo assim, fica bastante claro porque uma empresa precisa aderir a estratégias de retenção de clientes. Aliás, além dos benefícios mencionados, também é importante ressaltar que os clientes leais são ótimos para o famoso marketing de indicação.

5 estratégias de retenção de clientes para aplicar no seu negócio

Agora que já esclarecemos o que é a retenção de clientes e quais são os principais benefícios que ela traz para uma empresa, chegou o momento mais esperado, onde você irá conferir algumas das estratégias mais eficientes de retenção. 

Conhecendo mais a fundo cada uma dessas estratégias, será possível que você coloque-as em prática com facilidade, fazendo assim, com que seu negócio cresça ainda mais.

1. Conheça o perfil dos seus clientes

A primeira estratégia de retenção de clientes que você precisa colocar em prática, é no que se refere ao conhecimento sobre seu público alvo. Você conhece todos os desejos, necessidades e dores dos seus clientes? 

Quando você os conhece a fundo, se torna capaz de adaptar o seu negócio de acordo com as necessidades deles. Além de conseguir entender quais são os melhores momentos para oferecer descontos, fazer promoções e também ofertar produtos ou serviços novos.

2. Excelência e eficiência no atendimento ao cliente é essencial

Outro ponto que todas as empresas devem colocar em prática para conseguir estabelecer uma boa retenção, é o atendimento ao cliente, que precisa ser excelente, eficiente e humanizado, garantindo a satisfação do consumidor.

Dissemos isso porque, atualmente, quando ligamos para qualquer tipo de central de atendimento ao consumidor, seja de lojas virtuais, aplicativos de compra, empresas e até de algumas universidades, primeiro precisamos falar com um sistema I.A. Somente apartir disso sermos atendidos por uma pessoa de verdade. 

No entanto, nem sempre os sistemas I.A conseguem solucionar todos os problemas de um consumidor. Na verdade, raramente ele solucionam. Assim, deixando o consumidor frustrado e se vendo obrigado a passar por vários processos, até que finalmente um atendente fale com ele.

Esse tipo de atendimento, de modo geral, não fideliza clientes. Então para que você consiga reter os seus consumidores, certifique-se de fornecer o melhor atendimento possível.

3. Experiências únicas garantem maiores chances de retenção de clientes

Todas as pessoas gostam de se sentir únicas e especiais, e é assim que você deve fazer seus clientes se sentirem desde o primeiro contato, até o momento de um fechamento de compra.

Essa é uma das estratégias de retenção de cliente que você jamais deve deixar de fora, pois é demasiadamente necessária.

E para te ajudar a colocar essa estratégia em prática, para que você consiga garantir uma melhor experiência para seus clientes, confira algumas coisas que você pode fazer:

  • Conheça as preferências do seu público;
  • Exceda as expectativas dos seus clientes;
  • Tenha um time de vendedores capacitados e especializados;
  • Sempre tenha a satisfação do cliente como prioridade.

4. Ter disposição para adaptar-se ao cliente 

Muitas empresas pensam que os clientes devem se adaptar a elas, quando na verdade, são elas que precisam se adaptar aos clientes.

Afinal de contas, somente dessa maneira é possível oferecer sempre os produtos ou serviços que eles precisam em determinado momento. 

Portanto, ao colocar em prática as estratégias de retenção de clientes, é importante se lembrar de que o cliente é sempre a alma do seu negócio, e não o contrário.

5. Investir em programas de fidelidade

Nossa última dica de estratégia é uma das preferidas de todos os públicos, então independente do perfil do seu cliente, saiba que aderir a um programa de fidelidade pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Pois é uma forma de fazer seus clientes se sentirem únicos, especiais e importantes para a empresa.

Alguns exemplos de programas de fidelidade que você pode incluir em seu negócio para fidelizar seus clientes são os seguintes:

  • Programa de pontos: quanto mais um cliente gastar com determinados serviços ou produtos, mais pontos ele irá acumular, os quais poderão ser trocados por serviços, produtos e prêmios de sua preferência;
  • Programa VIP: este tipo de programa também é conhecido como programa pago, e os clientes podem escolher ou não fazer parte dele. Aqueles que escolhem participar, pagam uma taxa mensal ou anual para ter acesso a serviços/produtos únicos;
  • Programa de nível: aqui quanto mais fiel um cliente é, mais benefícios ele receberá da empresa. Ou seja, quanto mais ele consome, mais níveis ele sobe e mais vantagens ele recebe.

Depois de conhecer melhor todas as estratégias de retenção de clientes que mencionamos, você pode estar pensando se elas costumam sempre funcionar, ou se existem exceções. 

Como por exemplo, se elas ainda são úteis em tempos de crise econômica. É exatamente sobre isso que iremos falar logo a seguir.

Em tempos de crise as estratégias funcionam da mesma forma?

Todas as estratégias de retenção de clientes que falamos acima servem para todas as empresas em toda e qualquer época do ano. Isso é um fato. Porém, é importante dizer que em épocas de instabilidade, como a crise que ocorreu devido a pandemia há cerca de 3 anos, talvez seja necessário fazer algumas modificações nas estratégias. 

Não estamos dizendo que elas se tornam ineficazes, apenas estamos deixando claro que elas precisam ser adaptadas ao cenário atual de acordo com a realidade.

Afinal, nenhum tipo de estratégia é eficaz para sempre, pois o mercado evolui e avança constantemente, e é preciso acompanhar todas essas mudanças.

Portanto, devemos entender que as estratégias  mencionadas acima são as bases da retenção que todos devem seguir, independente do cenário do mercado. O que deve ser feito são apenas mudanças e aperfeiçoamentos, que permitam que elas continuem funcionando para cada negócio.

Um bom exemplo de aperfeiçoamento de estratégia que podemos dar é o atendimento ao cliente. Em épocas de crise é possível que os clientes queiram entrar em contato de forma muito mais frequente com a empresa. Independente de ser para tirar dúvidas ou para fazer reclamações. 

Nesse caso, é importante que a técnica de retenção de clientes aplicada ao setor de atendimento seja adaptada para que os clientes consigam entrar em contato de forma mais simples, prática e rápida. Ou seja, sem a ncessidade de ficar aguardando atendimento em linhas telefônicas, por exemplo. Mas, lembre-se de manter o atendimento humanizado.

Agregue suas estratégias de retenção de clientes com a V4

Com certeza você se sente mais do que pronto para começar a aplicar todas as táticas de retenção de clientes que aprendeu aqui, não é mesmo?

Sendo assim, para conseguir aplicar todos os métodos de retenção de clientes em seu negócio, siga este passo a passo para aumentar a retenção de clientes oferecido pela V4 Company, e tenha tudo o que você precisa para fidelizar clientes e alavancar ainda mais a sua marca!

Se o seu plano é contratar uma assessoria de marketing, clique aqui e converse, gratuitamente, com um de nossos especialistas. 

Meta description: Se o seu plano é alavancar a sua marca, aumentando a sua taxa de retenção de clientes, as estratégias presentes neste conteúdo poderão te ajudar!

logo v4 company blog

Quer vender mais no digital?

Sua empresa está buscando atingir resultados através de uma estratégia de marketing personalizada? A assessoria de Marketing da V4 Company possui um método testado e validado em mais de 10 mil empresas e que já faturou mais de R$2 bilhões no digital para os seus clientes. Vamos conversar?

certificado gptwverificado reclame aqui