capa-blog-biografia-tallis-gomes

Mauricio Schwingel

MauricioSchwingel

25 de maio de 2023

Quem é Tallis Gomes? Conheça o fundador da Singu, Easy Taxi e G4 Educação

Entenda como Tallis Gomes, mineiro de Carangola, ouviu os conselhos do seu padrinho e se tornou um dos principais nomes do empreendedorismo brasileiro antes mesmo de completar 30 anos. 

Mas afinal, quem é Tallis Gomes? 

Talvez você nunca tenha ouvido o nome de Tallis Gomes. Mas com certeza, você já ouviu falar de alguma das marcas que ele ajudou a fundar. G4 Educação, Singu e Easy Taxi são algumas das criações desse empreendedor que se autodenomina um “hustler” (alguém que faz o que é preciso). 

Aos 32 anos, Tallis é uma das maiores referências de gestão e inovação do mercado brasileiro. Formado em Marketing e Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, ele esteve presente na primeira lista Forbes Under 30 do Brasil. Além disso, em 2017, foi eleito o empreendedor mais inovador do mundo pela MIT.

Conhecer mais sobre Tallis Gomes é conhecer mais sobre a nova face do empreendedorismo brasileiro. Ou seja, é conhecer mais sobre o presente e sobre o futuro da área no Brasil. 

Como tudo começou para Tallis Gomes

Natural de Carangola, uma pequena cidade mineira com menos de 35 mil habitantes, Tallis viu seus pais se divorciaram quando tinha 5 anos. Desse momento em diante, ele passou a morar com sua avó. 

Empregada doméstica, a avó de Tallis investiu na educação do neto, sempre acreditando no seu potencial. Criado no quarto de empregada na casa do patrão da avó, o jovem Tallis foi incentivado a empreender desde pequeno. 

O patrão de sua avó, a quem Tallis Gomes chama de padrinho, sempre o incentivou a  empreender e a trabalhar mais do que a concorrência. Se você quiser ultrapassá-los um dia, precisa trabalhar mais do que eles. 

Esse era o mindset empreendedor do jovem Tallis. E segue sendo até hoje.  

A adolescência e os primeiros passos de Tallis Gomes no empreendedorismo

Tallis Gomes se descreve como um empreendedor serial. E essa descrição não poderia estar mais correta. 

No início da sua adolescência, Tallis começou a tocar guitarra. Nos anos seguintes, fez parte de uma banda na sua escola, como vocalista. E foi aqui que o seu lado artístico encontrou o empreendedorismo. 

A banda precisava de uma bateria. E Tallis entendeu que empreender nada mais é do que solucionar um problema

Para conseguir dinheiro, ele tirava printscreens de ofertas de celulares na internet. Depois, aumentava o valor em 25% que constava no anúncio e revendia para catálogos físicos na sua cidade.

Aos 17 anos, Tallis se mudou para o Rio de Janeiro para fazer faculdade. Assim, durante seu período na capital dos cariocas, criou a E-Spartan, uma agência especializada em gamificação e redes sociais. Entretanto, apesar do negócio ter sido um fracasso, segundo o próprio Tallis, ele já havia percebido a importância e o poder do marketing digital

Empreender é tomar soco na cara 90% do tempo“, afirmou Tallis Gomes em uma entrevista à Oficina Reserva. E essa foi uma lição que ele aprendeu cedo. Após o fracasso da E-Spartan, Talis se viu sozinho e cheio de contas em uma cidade grande. 

E novamente, o lado empreendedor de Tallis falou mais alto. Para sobreviver, fez um pouco de tudo: foi valet, entregou panfleto no sinal e a partir dai, foi se reerguendo. 

Assim, no seu retorno ao mercado, o “Hustler” criou sua terceira empresa: A Tech Samurai, uma agência focada na construção de softwares. Foi responsável pelo departamento de marketing e vendas da empresa. E através dela, já ganhava um dinheiro considerável nos primeiros anos da sua vida adulta. 

Entenda mais sobre técnicas de venda e as habilidades que um vendedor deve desenvolver, lendo nosso texto sobre o assunto. 

Ortobom e o Marketing Digital 

Em abril de 2011, Tallis ingressou na Ortobom como gerente de marketing. Percebendo a importância de uma forte presença digital, sugeriu a criação de um departamento focado em e-commerce dentro da empresa. 

A ideia não foi tão bem aceita pela diretoria, que ainda tinha suas dúvidas sobre a efetividade do e-commerce. Sendo assim, Tallis criou um departamento de marketing digital dentro da Ortobom e insistiu na sua ideia inicial. 

Tallis gerou uma nova e lucrativa frente dentro da empresa, focada em estabelecer o que é o marketing digital e como vender online através do e-commerce. Foi um sucesso.

Tallis Gomes e a Easy Taxi

Em sua entrevista para a Oficina Reserva, Tallis Gomes afirmou que “acha o trânsito um dos principais ramos de produtividade da sociedade contemporânea“. Sendo assim, investir em tecnologia e mobilidade fazia todo sentido. 

Durante uma competição chamada Startup Weekend, sediada pelo Google, Tallis recebeu duas notícias que mudariam a sua vida: A primeira delas era a de que a sua ideia de investir em mobilidade urbana era genial. A segunda foi a de que o Google já estava desenvolvendo algo que ia de encontro com a sua ideia. 

Sabendo que competir contra o Google, vindo da posição de startup, não é um caminho inteligente, Tallis resolveu levar sua ideia para o transporte urbano privado. Ou seja, uma plataforma que permitisse que o cliente pedisse um táxi pela internet. 

A ideia surgiu quando Tallis percebeu o quão difícil era pedir um táxi no Rio de Janeiro. Mais uma vez, a noção de que o empreendedorismo é uma eterna resolução de problemas veio à tona. 

Assim nasceu a Easy Taxi, empresa pioneira na sua área. Com Tallis Gomes liderando a gestão, a Easy Taxi chegou a 35 países, em 4 continentes. Foram mais de 500 mil motoristas cadastrados e 20 milhões de usuários. A empresa foi avaliada em R$ 1 bilhão de reais e em 2017, foi vendida para a Cabify. 

Singu e os novos começos

Em 2015, Tallis Gomes fundou a Singu, um marketplace focado em beleza e bem-estar. A empresa foi pioneira no ramo dentro do Brasil. 

Entenda tudo sobre marketplaces aqui. 

Segundo o próprio Tallis, a Singu tem um modelo bastante semelhante ao da Easy Taxi: “Nosso modelo de negócio é basicamente fazer o que a Easy Taxi faz, conectar prestadores de serviço de beleza a clientes” – Tallis Gomes em entrevista a Oficina Reserva. 

Mas a Singu vai muito além disso. Vendo a necessidade de entregar um produto com mais valor, Tallis decidiu criar um banco dentro da plataforma para que as prestadoras de serviço. Nesse banco, as artistas, como Tallis chama as profissionais, podem abrir contas correntes e receber até mesmo cartões de débito. 

“Na Singu, não tem conversa, quem trabalha ganha dinheiro”. 

A ideia de Tallis foi tão inovadora que chamou a atenção da Natura, que em 2020, adquiriu a Singu. Apesar de ter vendido a empresa, Tallis continua como CEO da Singu. E segue ajudando milhares de cabeleireiras, manicures, depiladoras e consultoras de beleza a mudarem suas vidas e a de suas famílias. 

A importância do Networking para Tallis Gomes: a G4 Educação

Cada profissional possui a sua área de especialidade. Conhecer a sua é essencial para saber qual caminho seguir

Tallis Gomes tem a sua expertise em gestão. E em uma conversa com dois amigos e também empreendedores, Alfredo Soares e Bruno Nardon, percebeu que todos tinham várias práticas em comum. Enquanto Soares trazia a experiência em vendas, Nardon era especialista em Growth Hacking

Assim, os 3 amigos tiveram a ideia de unir os seus conhecimentos, sucessos e também os fracassos para ajudar outros empreendedores a desenvolverem suas empresas. Sejam startups ou empresas dos segmentos tradicionais, as empresas poderiam captar os insights dos 3 em suas diferentes áreas de especialização. 

Levando a ideia adiante, em 2019, nasceu o Gestão 4.0. Pensado inicialmente como um curso presencial focado em Imersão e Mentoria para empresários de todo o Brasil. 

Assim, nesses 4 anos de existência, o que era o Gestão 4.0 se tornou a G4 Educação. Uma startup de educação responsável por formar mais de 22 mil alunos e com mais de 15 cursos disponíveis. 

Tallis Gomes e a V4 Company 

Como foi possível observar, Tallis Gomes sempre se destacou pelo pioneirismo e proatividade quando confrontado com desafios. Seu empreendedorismo sempre falou mais alto e entender o momento em que estava foi essencial para o seu crescimento. 

Tallis também enxergou a importância do marketing digital antes da maioria. E desenvolveu processos a partir disso por onde passou, deixando um legado enorme. Por entender a relevância do marketing digital, Tallis Gomes é um dos embaixadores da V4 Company. 

Para ter sucesso no marketing digital, é necessário um time especializado. Esse time pode ser interno, com um setor dentro da empresa, ou externo, com agências de marketing ou assessorias especializadas. 

Saber avaliar o momento da empresa também é essencial. E essa avaliação só é precisa se feita com base em dados

Para isso, a V4 Company, maior assessoria de marketing do Brasil, desenvolveu o método V4. Ele foi pensado para empresas que buscam destaque no digital e não possuem um time especializado em marketing. 

O método é baseado em 4 pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Dessa forma é possível metrificar e entender com precisão o momento da empresa, além de definir quais as melhores estratégias para o seu negócio. 

Para conhecer mais sobre a V4 Company, assista nosso vídeo:

logo v4 company blog