seo-para-instagram

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

14 de setembro de 2022

SEO para Instagram: qual impacto do mecanismo de busca no aplicativo?

Você já deve saber do impacto que o marketing digital tem nas redes sociais, não é mesmo? Através do Facebook Ads e outras formas de anúncio, os aplicativos de relacionamento tornaram-se também ótimas ferramentas de venda. Entretanto, cada vez mais estratégias de tráfego orgânico, como investir em SEO para Instagram, vem ganhando espaço como alternativas de gerar vendas sem tanto investimento. 

Para isso, é necessário estar atento a diversas regras que os mecanismos de busca entendem como relevantes na hora de otimizar o perfil e as publicações da sua empresa. Assim, garantindo que mais pessoas cheguem até o seu negócio de forma orgânica, sem a necessidade de investir em anúncios. 

Mas por onde começar? O que de fato é SEO? Como usar essa estratégia dentro do Instagram? Essas são algumas perguntas muito comuns para quem está começando na área e que você precisa ter a resposta para entender como fazer o mecanismo de busca seu aliado nas vendas

Para começar… o que é SEO?

Primeiramente, SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias para otimização do conteúdo publicado em blogs e sites. O termo SEO vem do inglês “Search Engine Optimization” (ou Otimização para Mecanismos de Busca). O principal objetivo do SEO é usar estratégias que permitam que o conteúdo produzido online seja notado e apareça em destaque nas buscas. 

Ou seja, o Google tem um sistema de Inteligência Artificial que analisa todos os conteúdos publicados e depois dessa leitura, o destaque vai para o conteúdo que se encaixa no padrão do SEO. 

Por isso, entender as estratégias faz toda a diferença na divulgação de um conteúdo ou marca. Afinal, são publicados milhares de sites e conteúdos que irão ocupar o buscador do Google diariamente. 

Apesar de ser amplamente usado para atrair tráfego em sites, o SEO vem ganhando força no Instagram. Afinal, qual a melhor estratégia para um e-commerce se não estar presente em uma das plataformas mais acessadas do país.

Como o SEO funciona no Instagram?

A princípio, a mesma lógica aplicada no buscador do google em sites pode ser usada no Instagram, ou seja, seguindo a plataforma. Bom, isso significa que é essencial conhecer o funcionamento do instagram e entender o que é marketing digital, para a partir daí, pensar em estratégias.

O SEO por si só prioriza o uso de palavras-chave relevantes, a criação e compreensão de uma persona, a criação de conteúdo de qualidade e relevante e claro, adequando sempre ao que a ferramenta de busca valorizar.

3 Estratégias essenciais para o seu Instagram na prática

Se você está antenado no mundo das Redes Sociais seja para uso pessoal ou profissional, já sabe que o instagram é uma plataforma cujas principais mudanças estão nos algoritmos. São eles que definem o que tem visibilidade seja no feed, ou nos stories. Separamos algumas estratégias de SEO para Instagram que podem salvar o seu negócio na rede, veja elas ilustradas no perfil da V4 Company:

Use palavras-chave

Todos os conteúdos que envolvem textos nas publicações precisam ter uma palavra-chave que faça sentido com o conteúdo da publicação. Dessa forma fica mais fácil para que o instagram ajude o cliente a localizar a sua marca. A escolha das palavras deve ser feita de acordo com a natureza do produto ou serviço oferecido.

Na imagem abaixo, na publicação do perfil da V4 Company, dá para observar o uso de “marketing” como a principal palavra-chave, uma vez que esse termo tem relação direta com a marca da empresa.

Crie uma bio atrativa

A bio do instagram nada mais do que a porta de entrada para a sua marca. Ela precisa conter tudo que o usuário que busca a solução de um problema consiga identificar e entender o que a sua empresa faz. Algumas orientações para criar uma bio de sucesso é fazer o uso de palavras-chave, usar frases claras e diretas. Também é indispensável disponibilizar informações para contato e um CTA para o usuário. Veja isso na prática:

Use #hashtags

Assim como as palavras-chave, as #hashtags são uma ótima estratégia de SEO para Instagram, principalmente quando usadas de forma correta. Elas podem funcionar como uma espécie de guia para o cliente, que ao ver elas, já consegue ter uma ideia sobre o que se trata o conteúdo. 

No post sobre marketing de conteúdo, veja quais foram as hashtags escolhidas e o quanto elas compactuam com o conteúdo:

Porque devo investir nisso?

Posicionar o seu negócio em qualquer plataforma requer dedicação e empenho, atrair novos clientes e solidificar os já existentes leva tempo e planejamento. Por isso, se você escolheu o Instagram como uma das plataformas que vão carregar o seu negócio, saiba que tem muitas oportunidades para crescimento.

Uma prova disso são os resultados da pesquisa do Data Reportal, que revelaram que as pessoas ficam em média 11,2 horas por dia acessando o instagram. Ou seja, isso abre portas para que o seu negócio seja bem posicionado na plataforma e aumente o número de vendas.

Nesse sentido, o instagram é um novo caminho para a sua empresa. Acompanhe um exemplo na prática, as Lojas Lebes conseguiram bater uma meta de vendas em 160% durante a pandemia de Covid-19. Bastou um planejamento estratégico de qualidade para que isso fosse possível.

V4 Company ajudando você com SEO para Instagram

Até aqui você já conseguiu entender porque o instagram é um caminho próspero tanto para aumentar as vendas, quanto para consolidar a sua marca diante de novos clientes. Para otimizar a sua empresa na plataforma não é um caminho difícil, basta você ter paciência, dedicação e contar com o planejamento estratégico de uma assessoria de marketing
Se você quer continuar buscando mais sobre marketing digital no Instagram, acesse os conteúdos gratuitos disponibilizados pela V4 Company. O nosso COO, Eduardo Torres, também explica tudo sobre esse tema no vídeo:

logo v4 company blog