Antônio Gargioni
24 de março de 2023
Para muitas empresas de varejo, investir em marketing digital pode ser um desafio, principalmente para empresas tradicionais que nunca tiveram contato com isso. A fim de ajudar esses negócios, a assessoria de marketing para varejo visa trazer a solução para quem deseja investir nessa frente.
Nesse artigo, você vai encontrar 5 motivos para aderir a assessoria de marketing e alavancar as vendas do seu varejo.
Primeiramente, o varejo é o setor econômico responsável pela venda direta de bens e serviços ao consumidor final. É a última etapa da cadeia de suprimentos, onde os produtos são vendidos em pequenas quantidades para os clientes que desejam adquiri-los para uso pessoal ou doméstico, pode ser tanto uma loja física quanto um e-commerce.
Pode ser dividido em diferentes tipos de negócios, incluindo lojas de departamento, supermercados, lojas de conveniência, lojas especializadas em determinados produtos, lojas online, entre outros.
Uma assessoria de marketing é um serviço prestado por profissionais especializados na área, a fim de ajudar empresas e organizações a desenvolver e implementar estratégias eficazes.
Esses profissionais podem oferecer uma ampla gama de serviços, desde o planejamento e pesquisa de mercado até a criação e execução de campanhas publicitárias e a gestão de presença em mídias sociais.
Além disso, esse time pode ser terceirizado ou interno à empresa, dependendo das necessidades e recursos disponíveis. O objetivo principal é aumentar a visibilidade e vendas da empresa, além de aumentar as vendas e promover a fidelização de clientes por meio de estratégias e métodos de marketing bem planejados e executados.
Diferente das agências tradicionais, a assessoria de marketing tem uma atenção especial para o lado estratégico dos processos, e não apenas dos operacionais. Isso inclui a otimização e análise de atividades que podem passar despercebidas quando trabalhadas por agências.
Portanto, as assessorias focam em manter o cliente em primeiro lugar, otimizando sua experiência e garantindo seus resultados de forma precisa, onde métricas e dados são apresentados com o intuito de manter a comunicação clara entre ambas as partes.
Possuir um PDV atualmente está sendo um desafio para muitos empresários, principalmente no período pós-pandemia onde o comércio online ganhou grande destaque, deixando as lojas físicas em segundo plano.
Conforme a Pesquisa Mensal de Comércio 2022, o comércio varejista teve crescimento de apenas 1% no ano passado, sendo seu pior resultado desde 2016. O varejo ampliado também não teve um ano bom, fechando com uma queda de 0,6%.
Porém, nem todos os segmentos tiveram queda. Confira alguns números:
Contudo, não é um cenário que vai se manter por muito tempo. Com o fim da pandemia, as lojas físicas voltaram a crescer gradativamente, e isso é uma boa notícia para os empresários.
Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Forrester Research dos Estados Unidos, as vendas do varejo devem chegar a $5,5 trilhões até 2027, sendo apenas 30% desse total em vendas online.
Mas devemos ter consciência de que a internet é uma grande aliada dos negócios. Para se ter uma ideia, um resultado apontado pela sondagem da FGV mostra que 49,7% das empresas não faziam nenhuma venda online antes da pandemia. Enquanto no período de isolamento, a proporção de empresas brasileiras que comercializam produtos e serviços online cresceu de 57% para 73%.
Assim, com os números do comércio online crescendo cada vez mais, escolher a melhor estratégia de tráfego, engajamento, conversão e retenção não virou uma opção, mas sim uma necessidade de quem deseja se manter no mercado.
As estratégias de marketing digital para pontos de venda (PDVs) têm como objetivo atrair mais clientes, aumentar as vendas e criar um relacionamento duradouro com os consumidores. Assim, algumas estratégias que podem ser utilizadas são:
Lembre-se de que cada estratégia deve ser adaptada às necessidades e características do PDV e do público-alvo. É importante analisar os resultados constantemente e ajustar as estratégias de acordo com o feedback dos clientes e as métricas de desempenho.
Tendo isso em mente, investir em uma assessoria de marketing para varejo pode ser um bom caminho a se tomar para agilizar os processos e evitar custos de manter uma equipe interna à frente desse processo.
Por isso, separamos 5 motivos que vão te ajudar a tomar essa escolha de investimento:
Uma assessoria de marketing para varejo pode ajudar a identificar e alcançar o público-alvo correto para o negócio. Isso pode ser feito por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e criação de estratégias de marketing personalizadas. Dessa forma, a empresa pode atrair mais clientes potenciais e aumentar as chances de conversão em vendas.
Após o público alvo ser identificado, é possível investir em várias estratégias. Alguns exemplos são a publicidade online, feita através de anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e outras plataformas relevantes para o público-alvo.
Além disso, outras estratégias também são eficazes, como:
Ao trabalhar com uma assessoria, é possível implementar ações específicas que visam o aumento de vendas, como campanhas promocionais, estratégias de precificação, criação de kits e combos, dentre outras. Com isso, é possível atrair mais clientes, incentivar a compra de produtos complementares e aumentar o ticket médio das vendas.
Essa é uma das principais características, pois engloba todo o processo de análise e estruturação da estratégia até a venda. No fim, o objetivo final sempre é vender mais.
Além disso, a assessoria pode ajudar a construir e fortalecer a imagem da marca perante o mercado e os consumidores. Isso pode ser feito por meio de ações de branding, criação de identidade visual, desenvolvimento de campanhas publicitárias, gestão de redes sociais, entre outras.
Com isso, é possível criar uma identidade única para a marca, que a diferencie da concorrência e seja facilmente reconhecida pelo público. Afinal, esse é um passo muito importante para gerar autoridade e destaque no mercado, uma vez que a marca pode ser associada a algo.
Uma das vantagens de trabalhar com uma assessoria de marketing para varejo é o acesso a dados relevantes sobre o mercado, o público-alvo e a concorrência.
Com isso, é possível analisar as tendências de mercado. Mas também identificar oportunidades de negócios, monitorar o comportamento do consumidor, e assim, tomar decisões mais estratégicas e assertivas para o negócio.
Assim, a assessoria faz a análise de dados por meio de diversas ferramentas e métodos, a fim de obter insights valiosos e tomadas de decisão mais embasadas. Inicialmente os dados que serão analisados são definidos a partir de objetivos específicos e das características do negócio em questão.
Uma das principais ferramentas utilizadas é a análise de dados em tempo real, que permite monitorar informações de diversas fontes simultaneamente. Além disso, é comum que a utilização de softwares de Business Intelligence (B.I), que permitem a criação de dashboards e relatórios personalizados para acompanhar indicadores relevantes.
Assim outras técnicas também podem ser aplicadas, como a mineração de dados, a análise preditiva e o machine learning, para extrair informações ainda mais precisas e relevantes a partir dos dados coletados.
A partir dessas análises, é possível entender melhor o comportamento do consumidor, identificar tendências de mercado, otimizar processos e melhorar a tomada de decisão em geral.
O mercado varejista é muito competitivo, e contar com uma assessoria de marketing digital pode ser a chave para se destacar perante a concorrência. Com as estratégias corretas, é possível tornar o negócio mais competitivo, aumentar a visibilidade da marca e garantir um bom posicionamento no mercado, tornando-se referência em sua área de atuação.
Ou seja, com uma equipe especializada, a assessoria pode ajudar sua empresa a desenvolver campanhas de marketing eficazes, utilizando os melhores métodos, técnicas e ferramentas disponíveis.
Além disso, através de dados e análises precisas, a assessoria pode ajudar a sua empresa a entender melhor o comportamento do consumidor e a criar mensagens personalizadas e impactantes. Dessa forma, aumentando a eficácia das campanhas e gerando mais resultados positivos.
Portanto, escolher a melhor forma de melhorar o varejo pode ser difícil quando não se tem um time estruturado para isso, sem contar que para estruturar um time de alto desempenho em marketing digital pode ser custoso para a empresa.
Visando isso, a assessoria de marketing é a melhor escolha para se fazer, visto que o serviço é entregue com ótima qualidade, agilidade e cooperação com a empresa. Ou seja, com a cooperação de ambas as partes, o projeto terá sucesso.
Pensando nisso, a V4 Company – maior assessoria de marketing do Brasil – disponibilizou um material que pode ajudar sua empresa a organizar melhor os processos do PDV e transformar seu negócio num imã de clientes: o Playbook de Execução PDV.
Esse Playbook, além de te mostrar as melhores estratégias para o varejo, vai ajudar a segmentar o público de forma precisa, garantindo o aumento de vendas.
Além disso, se você quer entender melhor o que a V4 Company, assista: